criar portfólio online criativo

12 Dicas e os melhores sites para criar portfólio online criativo

 

“Como criar um portfólio online criativo, que contém as informações e conteúdo necessárias, para não confundir as pessoas”.

Para se destacar entre os mais diversos portfólios online, é importante pensar um pouco na sua presença digital. Se você está apenas começando sua carreira de Design gráfico ou já se considera um profissional, você precisa ter uma presença que conecta você com os clientes.

Uma das alternativas para marcar presença na web é ter um bom portfólio de Design. Criado com destreza, mostra o melhor do seu trabalho e atrai pessoas para se conectar com você, e assim conhecer e contratar seus serviços.

Quando se trata de seu portfólio online, você não precisa ser um diretor criativo, ou um web designer; apenas com um toque de criatividade e pensamento inovador o levará a mais um passo à frente.

Como criar um portfólio online criativo para se destacar entre milhares de outros profissionais ?

Quais são as peculiaridades de criar um portfólio online ou construir um portfólio de design?

Quais são os melhores portfólios para se inspirar? Neste artigo, você encontrará respostas para essas perguntas e dicas para aprimorar seu portfólio existente.

Criar portfólio de design
Foto: Georgejmclittle / Shutterstock

 

12 Dicas para criar um portfólio online criativo & profissional

Um dos erros comuns que todo designer iniciante faz é abordar em vez de apresentar. O Design é sobre percepção visual e não apenas trabalhos devem servir a evidência, mas também visuais, layout e design do portfólio.

Na maioria das vezes, seus clientes não são profissionais da área e não conhecem as abordagens do projeto. Nesse caso, você pode usar o poder das palavras para explicar por que você abordou o problema de um ou outro ponto de vista. Um olhar crítico do profissional precisa  decidir pelo cliente como resolver.

E sempre preze  a qualidade sobre a quantidade é a chave;

 

1. Pesquisas Profissionais

A primeira coisa a fazer assim que você decidiu criar portfólio online é pesquisar, encontre outros trabalhos feito por outros profissionais que você admira. Não se concentre em um determinado nicho, mas tente ser como uma esponja e absorva toda a inspiração que você puder obter de portfólios habilmente construídos.

Faça a si mesmo perguntas como: Por que você gosta? O que é excelente nisso? Quais elementos você pode usar para ideias?

Tendo coletado os insights, resuma os prós e contras de construir portfólios de diferentes maneiras e em diferentes plataformas, e crie um plano ao qual você vai se ater ao criar seu portfólio criativo pessoal.

 

2. A escolha da plataforma

Criar um portfólio online significa fazer muitas escolhas difíceis. Um deles é decidir sobre a plataforma onde você criará um chamado ( Call To Action), pois há tantas opções na Internet. Alguns deles se encaixam melhor em profissão criativa, alguns deles são relevantes apenas para designers ou fotógrafos.

Para reduzir um pouco a sua escolha, aqui está a lista das melhores opções:

  • crie seu próprio site de portfólio
  • iniciar um portfólio no Behance
  • ou a alternativa Dribbble
  • use o site da Web como um portfólio
  • soluções rápidas – WordPress, Squarespace, Wix e Tilda

Entre as opções para criar um SITE próprio de portfólio –  O WordPress, é muito fácil e prático, não precisa entender de programação,  você pode criar facilmente um site para sua marca pessoal.

 

Criar portfólio online gratuito
Portfólio online Design

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3. Mostre versatilidade

Outra opção a fazer é mostrar a retrospectiva de seus trabalhos ou compartilhar apenas alguns dos mais recentes. A resposta é simples: optar pela versatilidade

Seu portfólio online deve ser construído com uma variedade de trabalhos. Se todo o trabalho em seu portfólio parecer muito semelhante, os clientes podem sentir que sua criatividade é limitada e que você está comprometido em criar apenas um tipo de projeto ou estética.

  • #Obs: Não inclua trabalhos com mais de 3 anos. Mantenha-se atualizado e siga as tendências. É importante conhecer e seguir algumas tendências de Design gráfico;

 

4. Conheça o seu público

Antes de preencher seu portfólio online, é preciso entender sobre o público para o qual você está criando. Por exemplo, se você é um fotógrafo de estilo de vida, seus clientes em potencial, podem ser modelos, influencers de mídias, ou simplesmente pessoas que gostam de sessão fotográfica.

Se você é um web-designer, talvez você deva abordar startups e empresas. A segmentação do seu público específico ajudará você a fazer a introdução correta, estabelecer um tom de voz e ser mais eficaz .

 

5. Obtenha uma segunda opinião

Para quem trabalha na área criativa, ouvir uma segunda opinião pode lhe salvar, e realizar pequenos ajustes. Portanto peça a um colega, amigo ou pessoa de sua confiança que avaliem seu portfólio e compartilhe suas ideias; E antes de publicar seu projeto como chamada de visitas , certifique-se de que ele esteja de acordo, e exclua o que acredita ser desnecessário.

 

6. Inclua um CV e uma declaração 

Seu portfólio online não é apenas um lugar para destacar seus trabalhos já realizados, mas também uma plataforma que introduz sua personalidade. Crie uma página separada para um currículo e uma declaração de missão. Essas duas coisas complementarão seus trabalhos, mostrarão seus valores e crenças e convencerão seu futuro cliente de que você é a pessoa certa para se trabalhar.

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7. Facilitando o contato

Quando as pessoas acessam páginas da web, elas querem que a experiência seja tão simples quanto possível. O mesmo funciona para seu portfólio. O formulário de contato, deve apresentar botões para suas contas de mídias sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter e outros), seu número de telefone e e-mail devem estar sempre à mão do seu cliente.

 

8. USE IMAGENS DE ALTA RESOLUÇÃO

Bom, acredito que não preciso nem falar sobre: Mas não há nada pior do que ver fotos de baixa resolução e mal iluminadas em um portfólio. Todo o trabalho duro que você coloca em suas criações fica à margem se elas não forem apresentadas corretamente.

E, com a possibilidade de tirar fotos de alta qualidade mesmo com um celular, hoje não há desculpa. Se você não estiver confortável com a iluminação, use luz natural sempre que possível para deixar todos os detalhes do seu trabalho brilharem.

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– Além disso, não tenha medo de incluir close-ups de suas criações para que as pessoas possam ter uma ideia do trabalho, mesmo em uma tela de computador.

 

9. Concentre-se na resolução de problemas

Obviamente, design é uma arte visual, mas seu objetivo principal é resolver problemas. Se você está apresentando as empresas que são seus clientes em potencial, lembre-se de que eles buscam soluções, alguém  para lidar  lidar com problemas e desafios reais com a ajuda do designer.

 

10. Incluir trabalho ( Particulares Fictícios)

Seu portfólio online criativo não precisa ser preenchido apenas com seus trabalhos de clientes.  No caso, se você está começando e ainda não tem clientes, é fundamental para o cliente conhecer você como profissional e, você também pode compartilhar seus projetos paralelos, obras de arte, iniciativas sociais das quais participou e coisas que criou apenas por hobby.

 

11. Selecione seu carro forte

Um portfólio online é um conjunto de materiais que demonstram suas habilidades, valores, crenças e experiências. Não  misture com a bibliografia ou com uma lista geral de trabalhos que você fez durante sua vida. Em seu portfólio online, inclua as peças mais fortes que realmente mostram do que você é capaz, e suas diferenças.

#Obs: Os potenciais clientes querem ver projetos atuais, por isso mantenha sempre atualizado seus melhores trabalhos, e edite constantemente à medida que avança na sua carreira.

 

12. Incluir resultados de efetividade

Como o design é também solução de problemas, é importante mostrar a eficácia do seu projeto em seu portfólio online. Estas podem ser algumas estatísticas sobre visualizações de páginas, compartilhamentos e curtidas, downloads e assinaturas, feedback geral de seus clientes e de seu público ou até mesmo estudo de caso. Os dados sempre parecem convincentes e promissores.

Seu portfólio online é realmente um cartão de visita visual . Para prospectar mais clientes. 

Quando você tem um portfólio online ativo que o reflete como profissional, você pode compartilhá-lo facilmente com novos clientes e trabalhar para se promover online .

 

7 melhores sites de portfólio online gratuito 

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1. Adobe Portfolio

Um dos mais conhecidos sites gratuito para todos que tem a conta da Adobe ativa para sincronizar seus trabalhos e contatos do Behance.

2. Carbonmade

Muito intuitivo, leve e rápido. Carbonmade é um dos mais tradicionais e mais conhecido para criar portfólios profissionais.

3. PortfolioBox

PortfolioBox é bem completo mesmo em sua versão gratuita. Diversas ferramentas que um profissional necessita.

4. Cargo Collective

Cargo Collective oferece  diversos Templates e Layouts adaptativos em sua versão gratuita, sem a necessidade de conhecimentos em programação.

5. Fabrik 

A Fabrik é uma plataforma de portfólio para criativos, designers, ilustradores, animadores, fotógrafos e cineastas exibirem seus trabalhos.

6. Clippings.me

Clippings.me é um serviço que permite criar um portfólio online gratuito para jornalistas, blogueiros e escritores, uma plataforma para construir um portfólio simples que leva apenas alguns minutos. 

 

7. Coroflot

Coroflot é um site com diversas galerias de profissionais, além de empresas divulgando várias vagas de emprego. E funciona como uma rede social, para seguir outros projetos semelhantes.

 

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