Manual de Marca Profissional + Exemplos

Um  manual de marca, é algo que todo designer criativo gosta, detalhes como linhas, e malhas de construção , esquema de cores, e costuma levar um bom tempo para ficar tudo lindo e pronto. Confira agora, alguns exemplos de manual de marca para se inspirar.

O trabalho na identidade de uma marca não termina quando a empresa estabelece a sua personalidade. O branding é uma entidade versátil, que é utilizada em múltiplos canais de comunicação e pode até ser utilizada por pessoas externas ao negócio. Então, como você evita que sua identidade caia no esquecimento? Os manuais de diretrizes da marca (ou manuais da marca) fazem exatamente isso, protegendo e promovendo a identidade da marca.

 

O que é um Manual de Marca?

Acredite! Sua marca em si  é muito mais que um símbolo e suas cores, e  você deve levar isso em conta, para ter sucesso.

O manual de marca, ou também chamado “manual de identidade visual“, é basicamente um documento  desenvolvido pelo designer, a fim de demonstrar e determinar a correta aplicação da marca em diferentes suportes (gráfico, web,etc).

A identidade visual pode ser definida como o que o cliente “imagina sobre a sua marca”. Isso vai além do logotipo.. engloba todas as entradas visuais que podem ser associadas a uma marca.

A complexidade e o tamanho do manual variam conforme a necessidade e as futuras aplicações da marca. E pode ser tanto digital , quanto impresso, no entanto também pode usar os dois modelos.

Tudo começa com o desenvolvimento do logotipo pense nos valores que a empresa possui, no qual deseja transmitir para identificar melhor a sua marca.

“Uma marca é uma sensação. Como seus clientes a definem e sentem ao interagir com a sua empresa”.

 

Modelo manual de marca

Sendo assim, os manuais de orientação da marca são documentos que explicam como uma marca deve ser apresentada ao público e como as pessoas devem entrar em contato com ela. Eles são utilizados não apenas por quem trabalha dentro da empresa, mas também, principalmente, por quem usa a marca externamente. Contêm instruções práticas para garantir que a marca permaneça sempre reconhecível, independentemente do canal de comunicação utilizado.

Por que é necessário um manual de marca?

Porque os consumidores, ao adquirirem algo, muitas vezes optam por algo que já conhecem. É portanto crucial colocar muita energia na notoriedade da marca e depois garantir que este trabalho é respeitado através do manual da marca. Isto aplica-se igualmente às marcas e às PME.

O conteúdo de um manual de marca deve abranger a missão, cultura, valores e tom da empresa, assim como materiais visuais, ou seja, logotipos, fontes, direitos autorais e instruções do designer.

  • Objetivo do Manual de Marca 

Criar uma identidade visual é uma tarefa indispensável e essencial para impactar novos clientes e posicionar a empresa no mercado.

O objetivo também garante uma segurança para a marca, preservar a uniformidade e coerência de comunicação, identificação e reconhecimento.

  • Componentes Essenciais do Manual

No manual, contém todas as informações, todas as especificações, recomendações e normas fundamentais para a correta utilização da identidade visual.

O Manual deve consistir os seguintes componentes:

  • Capa
  • Índice
  • Introdução
  • Design do logotipo principal
    •  Introdução do logotipo
    • Aplicação do logotipo
    • Elementos do logotipo
    • Clearspace e cálculos
    • Aplicativos de logotipo incorretos
  • Sistema Corporativo de Cores
    • Cores corporativas
    • Cor primária
    • Sistema de cores secundárias
  • Tipografia Corporativa
    • Fontes corporativas
    • Fonte primária
    • Fonte secundária
    • Hierarquia de Fontes
  • Iconografia Corporativa
  • Sistemas de grade
    • Sistema de grade de impressão
    • Colocação do logotipo
    • Colunas e margens da grade
    • Sistema de grade vertical para tablets
  • Imagens e Modos de Mistura
    • Estilo de imagem corporativa
    • Cores de imagem corporativa
    • Imagem corporativa em preto e branco
    • Modos de mistura e opções
    • Sistemas de grade de imagem
  • Apresentações e outros ativos de impressão.

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Como fazer o manual de uma marca?

As diretrizes da sua marca devem descrever exatamente o que a sua marca representa.

Existem alguns aspectos que são encontrados na maioria dos manuais, como instruções sobre o logotipo, cores e fontes, como pronunciar ou escrever os nomes das marcas e orientações sobre o tom de voz da empresa. Para o logotipo, por exemplo, são essenciais.

1. Realce valores importantes ou palavras-chave da marca com uma fonte contrastante

2. Apresente as cores da sua marca de forma inovadora

3. Crie uma página de título atraente para as diretrizes do seu manual de marca

4Use cores específicas com fontes específicas

5. Esclareça qualquer dúvida com uma página de FAQ (perguntas mais frequentes)

6.Incorpore seu logo ou imagem de marca em cada página do guia

7. Adicione uma paleta de cores estendida ao guia da sua marca

8. Dê orientações sobre como usar a marca em diferentes canais

9. Adicione um índice simples ao guia da sua marca

10. Inicie o manual de marca com uma introdução útil

11. Destaque as fontes dos títulos, subtítulos e corpo de texto

12. Inclua um painel de inspiração, com fontes e imagens

13. Use muito espaço em branco e margens no guia da sua marca

14. Incorpore recursos gráficos e ícones ilustrados no manual da sua marca

15. Organize os recursos visuais da sua empresa por categoria

16. Dê ao manual da sua marca uma “landing page”

17. Especifique quais cores serão usadas no conteúdo para dispositivos móveis e na web e quais serão impressas

18. Explique a cultura da sua empresa no guia de estilo

19. Nomeie cada seção do manual da marca com uma cor diferente

20. Transforme o manual de marca em um pequeno livro

Não apenas delineará exatamente como a marca visual deve ser usada, mas também fornecerá algumas informações sobre a história ou a cultura da empresa.

EXEMPLOS DE MANUAL DE MARCA PARA DOWNLOAD 

Modelo de manual de marca

Brand Guidelines Museum of Humanity

Exemplo Manual de marca

Brand Guidelines Kid Care

Modelo Manual de Marca – para Download ( gratuito)

Conclusão

Observar ótimos exemplos é sempre uma boa maneira de encontrar inspiração e ter novas ideias para seus próprios projetos de design. No entanto, criar uma identidade de marca é uma tarefa responsável que você não deve tentar realizar sozinho.

Você deve sempre fazer pesquisas adequadas, obter feedback, considerar o público-alvo e colaborar com especialistas na área para criar uma identidade visual mais eficaz.

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