Princípios do Design Gráfico – Elementos básico de Design

Você sabe quais são os princípios do Design Gráfico?

Um bom design não envolve muitos anos de prática e milhares de horas gastas em ferramentas de design, vai muito além disso – é preciso entender os conceitos e os princípios do design.

Um primeiro passo essencial na jornada para um bom design é entender o que ele é em sua essência. Muitas vezes acreditamos erroneamente que tem uma função decorativa – destina-se a tornar as coisas bonitas e atraentes. No entanto, seu espírito é muito mais pragmático.

O que é design?

O design não é arte em si . Alguns designers chegam a insistir que não há praticamente nenhuma sobreposição entre os dois. Embora haja muito o que debater sobre esse ponto de vista, uma coisa é certa – o propósito do design é resolver problemas. Além disso, muitas vezes isso pode ser feito em detrimento da beleza.

O objetivo final de um design é encontrar uma solução inovadora; a pretensão desta solução é uma questão secundária.

Portanto, é seguro dizer que design é o arranjo de elementos visuais que visa resolver um problema do mundo real. À medida que os projetos se tornam mais complexos, eles evocam sentimentos que formam experiências. Fundamentalmente, ela nos ajuda a moldar o mundo em que vivemos e a impactar a maneira como percebemos.

Good design is good business”. A famosa frase dita por Thomas J. Watson Jr (então presidente da IBM) resume bem o quanto o trabalho do designer gráfico é importante para uma empresa. Afinal, um “bom design” faz mesmo “bons negócios”.

Quais são os Princípios do Design Gráfico 

Além das palavras ou imagens usadas, o design possui certos princípios utilizados para comunicar uma mensagem. Esses mesmos princípios utilizam basicamente aspectos da matemática, de onde pode-se conseguir diferentes tipos de composições, estilos e consistência visual.

Todos os princípios do design Gráfico podem ser aplicados a qualquer projeto, e a maneira como eles são utilizados determinam a eficácia da mensagem e quão atraente o design é. Não existe uma única maneira correta de aplicar cada princípio. Os princípios do Design São eles:

  • Unidade / Harmonia
  • Balanço
  • Hierarquia
  • Escala / Proporção
  • Ênfase
  • Similaridade / Contraste

UNIDADE / HARMONIA

Quando um observador encontra vários elementos em uma página, o cérebro dele automaticamente vai tentar associar conexões a eles. O designer pode utilizar isto a seu favor, arranjando objetos (textos e/ou imagens) em grupos para ajudar a criar um significado e melhor disseminar a mensagem. Isto chama-se proximidade.

A proximidade cria um vínculo entre os elementos de uma página. Objetos próximos uns dos outros sugerem algum tipo de relacionamento, já se estiverem mais longe um dos outros pode sugerir diferença.

Um exemplo disto seriam parágrafos de um texto: frases em um mesmo parágrafo simbolizam que fazem parte da mesma linha de pensamento, e em outro parágrafo sugere uma mudança desta linha.

Podemos incluir no conceito de Unidade os seguintes:

Similaridade: Quando um elemento pode se repetir com outros elementos.
Continuação: A impressão que se tem quando uma linha ou padrão se estende de alguma forma.
Repetição: Elementos são copiados diversas vezes.
Ritmo: Quando elementos possuem aspectos em comum (como posição, cor, tamanho) que de alguma forma esteja em um padrão.

BALANÇO

O Balanço é o princípio do equilíbrio dos elementos, ou seja, de que forma os elementos são dispostos e quanto da composição está sendo ocupada por estes:

Simetria: Elementos em ambos os lados estão dispostos de forma similar.
Assimetria: Elementos em ambos os lados são diferentes em formato, porém ainda criam um equilíbrio visual.
Radial: Elementos dispostos em uma forma circular.

 

HIERARQUIA

A Hierarquia demonstra a partir de alguns aspectos de disposição dos elementos quais devem chamar a atenção primeiro, bem como auxiliam o leitor sobre por onde começar:

Árvore: Os elementos são dispostos a partir de uma árvore com as ramificações sendo os próximos níveis abaixo.
Ninho: Os elementos estão interligados, e a partir dos elementos principais as ramificações são criadas.
Peso: Podemos utilizar o tamanho que o elemento ocupa numa composição para destacar sua posição hierárquica.

ESCALA / PROPORÇÃO

O tamanho e a proporção desempenham um papel importante na construção de uma composição visual, a partir desse princípio é possível estabelecer diferentes relações de importância e também organizar as informações:

Tamanho: Elementos de diferentes tamanhos se relacionam de formas diferentes.
Proporção: Elementos dispostos em uma proporção fixa podem trazer harmonia visual.
Divisão: Assim como a proporção, dividir elementos dentro dos seus espaços na composição ajudam a dar mais equilíbrio.

 

ÊNFASE

Destaque: Quebrar de alguma forma a regra da hierarquia visual para dar destaque a um elemento específico.
Cor: Para distinguir elementos quando eles possuem outros aspectos em comum (como a forma, por exemplo).
Tamanho: O tamanho de um elemento também pode destacá-lo dos demais.

SIMILARIDADE / CONTRASTE

No design, elementos grandes e pequenos, texto preto e branco, quadrados e círculos podem criar contraste no design.

O contraste ocorre quando dois elementos são diferentes, e quanto maior a diferença maior o contraste. A dica mais importante é fazer com que a diferença seja óbvia – pouca diferença pode dar a aparência de ser um erro por parte do designer. Os métodos mais comuns de contraste são criar diferenças em tamanho, valor, cor e tipo.

Por que os princípios de design são importantes?

Assim como a importância de conhecer os elementos do design visual , os princípios do design são importantes porque simplesmente tornam o seu design melhor.

Digamos que você encontre um problema relacionado ao design e não saiba como resolvê-lo. Você pode consultar os princípios relevantes de definição de projeto abordados abaixo e obter mais conhecimento que lhe permitirá solucionar alguns problemas. Esse é um bom lugar para começar. Quando quiser se tornar mais avançado, você pode criar um guia de estilo ou um sistema de design para auxiliar nas otimizações de design – qualquer coisa, desde anúncios até os componentes de interface do usuário de um site.

Com esse conhecimento à sua disposição, não há razão para que você não consiga montar algo para o seu negócio que se compare aos princípios de design de marcas famosas.

Comece a melhorar seus projetos hoje, aprendendo sobre estes princípios.

Usando os elementos e princípios do design

Depois de determinar o que deseja alcançar com seu design, você poderá começar a usar os elementos para aplicar princípios. Continue consultando os exemplos de princípios de design e veja se você consegue aprender alguns dos princípios de design visual que aprendeu neste artigo. Ao tentar encontrar um princípio de padrão de design em obras de arte, anúncios, revistas e outras mídias, você adquire boas práticas para identifica-los e ver como eles podem ser implementados em diferentes designs.

Se você quiser começar aos poucos, há muitas coisas que você pode fazer para ajudá-lo a trabalhar com elementos e princípios em seu design, seja construindo uma biblioteca de padrões ou encontrando suas fontes preferidas . Tente usar ferramentas como o ShapeCloud para praticar a implementação de princípios de design gráfico, brincando com elementos como tipografia, formas e cores.

DOMINE CONCEITOS DE DESIGN GRÁFICO

Para alcançar bons resultados na criação de qualquer peça, é extremamente importante conhecer fundamentos e princípios de design gráfico. Somente assim você saberá qual caminho seguir para alcançar a melhor versão de sua criação, em design de logotipos, ou artes para mídia social, um folder, etc.

fundamentos e princípios de design gráfico

 

ESPECIALIZE-SE, APERFEIÇOE-SE, BUSQUE SEMPRE MAIS E TRANSFORME DESIGN EM DINHEIRO

  • Tudo o que você precisa saber sobre tipografia, psicologia das cores, planejamento e identidade visual, logotipos, flyers, posts para mídias sociais e banners incríveis.

 

Surpreenda seus clientes com seus trabalhos de Design 

Não basta apenas ser bom nas ferramentas, é necessário dominar a teoria também. Você aprenderá tudo sobre psicologia das cores, tipografia e suas sensações, planejamento e identidade visual, dentre outros temas, que são muito importantes para se tornar um profissional Designer Gráfico.

 

ring lights para celular

Os melhores ring lights para criativos, streaming e muito mais

notebooks para photoshop

8 melhores notebooks para Photoshop em 2023