Brand book Exemplos de grandes marcas

O Brand Book é uma importante ferramenta do processo de branding, se você precisa de novas ideias para criação, neste Post reunimos alguns exemplos de Brand Book de marcas famosas para você se inspirar. Respire fundo e aproveite!

O que é um brand book ?

Um brand book, ou guia de estilo de marca, é um documento que define diretrizes específicas para perpetuar a identidade da marca em todas as comunicações externas e internas. É um material completo que registra a essência da marca.

Mas apesar das vantagens, apenas um quarto das empresas possui diretrizes formais de branding , como um brand book .

VANTAGENS:

Um brand book ajuda as empresas a atingirem a consistência necessária para o conhecimento da marca, o reconhecimento e, em última análise, a lealdade. 

A importância de desenvolver um brand book é enorme para as empresas que desejam perpetuar a marca. Ele dá consistência e coesão ao seu projeto

Consistência nas mensagens e na apresentação visual define o tom, a personalidade e a identidade da sua marca e promove a confiança e a lealdade do público-alvo.

Além de apresentar uma imagem de marca uniforme ao seu público-alvo, um brand book pode ajudar a estabelecer e promover uma cultura e uma identidade única.

Isso garante que sua marca fique na mente do seu público-alvo, permanecendo sempre fiel ao seu logotipo, cores, tom de voz, tipografia e outros elementos vitais que constituem uma marca.

O brand book também contém guias sobre a construção do logotipo e o espaço livre, bem como sua escala, posicionamento e tipo de letra. Veja alguns exemplos abaixo: 

Brand Book exemplos de grandes marcas para se inspirar

 

MC Donald’s

Brand Book exemplos MC Donald's

Um exemplo prático de marca é o Mc Donalds. Em qualquer Mc Donalds que você visitar no mundo, o lanche terá o mesmo sabor, o restaurante terá basicamente o mesmo estilo e a forma de se comunicar será muito parecida.

Mesmo que em cada país, a marca adotará características próprias, de acordo com a cultura local, para criar proximidade com o público da marca. MC Donald’s Brandbook 

 

 UBER

Por exemplo, o Uber especifica que sua cor primária, é sua associação global com a marca, é preto. A empresa também define uma gama de cores secundárias e terciárias a serem utilizadas para trabalhar com o preto, no caso de versões alternativas do logotipo. Uber diretrizes da marca

Eles definem consideração, simplicidade e consistência como o valor principal de suas mensagens; além de soar otimista, convidativo e ousado.

 

Amazon

Exemplos de Brand Book

Amazon enfatiza a importância do uso adequado da marca como um dos ativos mais valiosos da empresa.

A empresa permite que os anunciantes usem elementos de marca da Amazon dentro dos requisitos especificados no documento. Porém, os anunciantes devem enviar o material que pretendem usar para aprovação da Amazon.  Diretrizes da marca

 

Samsung

A Samsung é uma marca bastante diversificada e consiste em várias subdivisões – cada uma com seu próprio conjunto de padrões. A empresa descreve os padrões que definem  a marca de celular e é uma “fonte em evolução para comunicações consistentes para um amplo público de consumidores e agências”.

O Brand book contém elementos como provas e arquétipos, que discutem os padrões visuais por meio de uma variedade de exemplos específicos, bem como a personalidade da Samsung. Guia de marca

Brand Book Samsung

 

Nike

Utilizando técnicas de design gráfico, a Nike mostra que até mesmo o brand book pode ser criativo e interessante.

Para isso, exibe imagens e palavras de impacto que passam uma mensagem bastante convincente e aponta as principais características da marca. Diretrizes da marca

Brand Book Nike

 

Spotify

O Spotify é mais um que apostou em um modelo de brand book, que traz à luz o seu próprio manual da marca.

Spotify

Cores, ícones, espaçamento, conteúdo, widgets e muito mais são aprofundados de maneira simples e agradável nesse exemplo de guia de estilo da marca

 

Coca Cola

Provavelmente a marca mais reconhecida do mundo. Dos princípios de design industrial para equipamentos às proporções gerais das garrafas, o Brand book da marca da Coca-Cola não deixa espaço para interpretações errôneas.

Coca cola Brand book

 

Principais elementos de um brand book

1. Sobre

Nesta seção, você precisa especificar sua missão, valores e público-alvo. 

Definir isso desde o início fornece contexto para o conteúdo que se segue e adiciona lógica a tudo o que você ou seus parceiros planejam fazer usando o guia de estilo da marca.

2. Diretrizes Visuais

Nesta seção, você deve listar o seguinte design:

  • Logo : seu posicionamento, variações para diferentes plataformas e canais, cores, tamanho e proporções
  • Cores : primárias e secundárias, bem como sua versão monocromática
  • Fontes : tipografia corporativa que é usada em títulos e corpos de texto em documentos oficiais
  • Fotografia : seu estilo e diretrizes são usados ​​para uma apresentação consistente
  • Marca : Onde usar
  • Outros : padrões, texturas, gráficos, ícones

 

3. Diretrizes de comunicação

Esta seção do guia de estilo da marca define o seguinte:

Idioma : o idioma oficial ou idiomas em que uma marca se comunica com seu público

Estilo : formatação, mensagens técnicas e não técnicas

Tom de voz: profissional, lógico, emocional, bem-humorado etc.

Presença na mídia social: tipos de postagem, tempos de postagem, diferentes estilos de mídia social

Emails : estrutura, assinatura e tom

Legibilidade e gramática: tipos de frases e seus comprimentos, letras maiúsculas, números, abreviações, acrônimos;

“Sua marca em si  é muito mais que um símbolo e suas cores, e  você deve levar isso em conta, para ter sucesso”.


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