Espaço negativo no design: o que é e como usá-lo

Espaço negativo no design: o que é e como usá-lo

Muitas vezes pensamos um espaço branco, o vazio ou a falta de cor são ruins. Nós os tomamos como garantidos sem pensar que eles são a base sólida do contraste. Só o silêncio nos permite saber o valor do som. Somente o espaço vazio nos permite entender com o que queremos preenchê-lo. Somente a incolor nos permite sentir as cores mais brilhantes e profundas quando aparecem no palco. E só a ausência de ar nos permite saber o quão vital é. Hoje vamos falar sobre o ar no design. Vamos discutir sobre o espaço negativo no design.

O que é espaço negativo no design?

Basicamente, o espaço negativo – ou espaço em branco, como costuma ser chamado – é a área do layout que fica vazia. Pode ser não apenas ao redor dos objetos que você coloca no layout, mas também entre e dentro deles. O espaço negativo é uma espécie de espaço para respirar para todos os objetos na página ou na tela. Não só define os limites dos objetos, mas também cria os vínculos necessários entre eles de acordo com os princípios da Gestalt  e constrói um desempenho visual eficaz. Devido a isso, o espaço em branco é um elemento de design legítimo que tem um grande impacto na experiência positiva do usuário. 

“O espaço em branco é como uma tela: é o fundo que mantém os elementos juntos em um design, permitindo que eles se destaquem” – diz Mads Soegaard da Interaction Design Foundation .

O espaço negativo no design gráfico é frequentemente visto em logotipos, ilustrações, pôsteres e letras criativas, onde se torna parte ativa da apresentação visual, tornando os principais objetos ainda mais expressivos. Por exemplo, na ilustração do blog abaixo, podemos ver como o elemento de fundo (lua) desempenha o papel de contrastar o espaço negativo, tornando o astronauta mais vívido e dinâmico.

No design de UI design para sites e aplicativos móveis, o espaço negativo é um grande fator de alta usabilidade e navegabilidade da interface. O espaço negativo ao redor dos elementos do layout também é chamado de macroespaço, enquanto o espaço entre eles e o interior (para letras e elementos de traço) também é chamado de micro espaço.

Qual é a diferença entre espaço em branco e espaço negativo?

Resposta curta: nenhuma diferença. Esses termos são totalmente intercambiáveis. Por que esse fenômeno é chamado em dois termos diferentes? É fácil responder se você rastrear as origens. O termo “espaço em branco” vem do design de impressão desde os tempos em que as páginas eram principalmente brancas, então o espaço em branco era tudo ao redor, entre e dentro das letras ou símbolos, bem como em torno das ilustrações. Hoje, usado no design , esse termo não tem nada a ver com a cor branca: trata-se de espaço vazio e não de cor. 

O termo “espaço negativo” vem da fotografia: em uma foto tiro , eles definir o espaço positivo (objetos atenção atraindo) e espaço negativo (fundo).

O que é importante lembrar é que o espaço negativo no web design não precisa ser apenas branco. Você pode usar qualquer cor, textura, padrão ou imagem de fundo.

 

Por que o espaço negativo é importante?

Imagine-se entrando em uma sala cheia de vários funcionários. Prateleiras, caixas, sacolas, pilhas de livros e roupas, a mesa cheia de várias coisas. Você será capaz de se concentrar em tais condições? Você realmente precisa de todas essas coisas agora? Você será capaz de encontrar o que precisa e quanto tempo levará? Bem, isso é praticamente o mesmo que os usuários sentem ao abrir a página ou a tela sem um ar vital de espaço negativo.

Tanto os clientes quanto alguns designers podem querer adicionar mais elementos e recursos em uma página ou tela pensando que isso agrega valor..  Mas isso é um erro: na verdade, ainda mais, muitos elementos sem ar suficiente aumentam significativamente o nível de distração: sobrecarregados com informações e elementos interativos, a maioria dos quais eles NÃO precisam, os usuários terão que fazer um esforço para encontrar o que precisam. Como Aaron Walter mencionou, “se tudo grita pela atenção do seu espectador, nada é ouvido”.

 

Entre os benefícios de uma abordagem cuidadosa do espaço negativo no design, podemos citar o seguinte:

  • suporta escaneabilidade da página
  • melhora a hierarquia visual
  • torna as ligações entre os elementos visíveis e naturalmente percebidas sem meios adicionais como mesas, molduras, setas
  • fornece ar suficiente na página para que não pareça confuso
  • define o foco do usuário nos elementos principais e reduz o nível de distração
  • adiciona estilo e elegância à página.

 

Outro exemplo de página: do Big City Guide . Aqui o designer aplica uma foto de fundo e desempenha o papel de espaço negativo em um nível macro . Ainda mais, os elementos da foto e as letras do elemento principal da cópia estão interligados: torna o espaço negativo um elemento ativo do design e confere à página um aspecto harmônico unificado.

 

Principais Fatores Influenciados:

O uso adequado do espaço negativo pode ter um impacto considerável nos seguintes fatores de experiência do usuário.

Legibilidade e legibilidade: se não houver espaço suficiente entre os elementos, eles se tornam difíceis de ler e exigem esforço adicional. Pode ser uma forte razão para a tensão ocular e cerebral, embora muitos usuários não consigam formular o problema. Uma quantidade adequada de espaço negativo, especialmente microespaço, resolve esse problema e torna o processo mais natural. Assim, o espaço negativo influencia diretamente na eficiência da tipografia na página ou na tela. Na música, as pausas desempenham o mesmo papel que os sons. Na leitura funciona da mesma forma: espaços vazios colocados corretamente facilitam a leitura do texto .

Branding: se você verificar qualquer diretriz de logotipo, descobrirá que os designers definem a quantidade apropriada de espaço negativo ao redor para que seja percebido corretamente. Quebrar essas regras é prejudicial ao desempenho visual.

Natureza do recurso: o espaço negativo tem impacto no chamado tom de design. Por exemplo, recursos de notícias terão menos espaço em branco na página inicial do que blogs para definir o clima e a compreensão de que a plataforma está cheia de dados que aparecem dinamicamente.

Relação de atenção: espaço negativo suficiente melhora a hierarquia visual e permite que os usuários se concentrem nos elementos-chave.

Mais um exemplo é o aplicativo móvel Upper app : aqui o espaço negativo é todo preto, criando um grande contraste com os elementos centrais da interface. Para a tela inteira, apenas uma linha reta é usada. No entanto, todo o layout parece organizado e altamente legível devido ao ar suficiente e sem distrações. Também suporta a elegância minimalista do estilista para favorecer a satisfação estética.

Exemplos de espaço negativo

Você pode verificar mais exemplos de algumas páginas no site: Design4users

Aprenda tudo sobre Conceitos de DESIGN e as Ferramentas Adobe Photoshop e Illustrator no Curso DG ESSENTIAL

 

 

Cinema 4D

11 Programas para modelagem 3D – Gratuitos

logos animados exemplos

Logos animados: por que, onde e como usar