O que é tipografia

O que é Tipografia – Elementos e Regras de Design

A tipografia é uma parte importante do Design, e o design esta em tudo que vemos, em quase todos os lugares que olhamos – em sites, placas de rua, embalagens de alimentos, pôsteres, publicidades, vídeos, livros, revistas etc.

Por isso, ao desenvolver um projeto, seja ele para impressão ou web, uma boa tipografia ajuda a equilibrar a estrutura visual entre o conteúdo e os recursos visuais.

Hoje, existem fontes ilimitadas para escolher e infinitas ideias para melhorar suas habilidades como designer gráfico. Veja agora as regras e elementos fundamentais sobre a tipografia, para ajudar você a melhorar sua arte e criar designs tipográficos excepcionais.

 

O Que é Tipografia no DESIGN?

Podemos assim dizer: Que é a arte de organizar as letras escritas em um texto legível e visualmente atraente é chamada de tipografia. Essa palavra é derivada das palavras gregas “typos” que significa “forma” e “graphein”, que significa “escrita”.

Resumidamente, a tipografia é o processo de dar uma aparência visual a um texto. Ela está em todos os aspectos de nossas vidas, em muitos estilos e formas.

Existem quatro tipos principais em que as fontes de texto se enquadram – serif, sans serif, script e display.

Os Principais Tipos de Tipografia

Antes de chegar às fontes principais, é importante entender a diferença entre fonte e tipo. Muitas vezes esses dois termos são confundidos, mas o que você precisa lembrar é que um tipo é uma coleção de fontes e suas variações, enquanto uma fonte é um dos estilos de texto incluídos na tipografia. Então, para facilitar, um conjunto de tipos é composto de fontes diferentes.

 

Fontes com Serifa

As fontes com Serifa são conhecidas como um estilo mais formal, não é a toa que a tipografia Times New Roman foi criada em 1932 exclusivamente para o Jornal The Times of Londres, e pode ser considerada uma das fontes mais conhecidas e usadas

Embora a serifa seja caracterizada pela seu “hastes” na parte inferior de uma letra, há muitas variações delas. Alguns exemplos de fontes com serifa conhecidas são: Times New Roman, Georgia e Courier New.

 

Fontes com serifa

 

Sem Serifa (Sans Serif)

As fontes sem Serifa (sans serif) são populares desde meados do século XX. Essas fontes são mais definidas, arrojadas e modernas. Um famoso tipo de fonte sem serifa é o Arial, que você pode encontrar em muitos títulos e anúncios.  Arial é conhecida entre os designers gráficos pela sua semelhança com um tipo bastante famoso na história do design moderno.

Tipografia

 

Script 

Fontes estilos script são elegantes, criativas e bastante artísticas. Eles existem desde o século XX e lembram as letras das cartas escritas à mão.

Estas fontes possuem muitas variações, e algumas dificultam a leitura, portanto é melhor usá-las com moderação e não exagerar, mesmo que sejam bonitas. Considere se as pessoas conseguirão ler o seu texto ou não, especialmente quando você está tentando escolher uma fonte para o logotipo de uma marca.

Tipografia elementos

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Display 

As tipografias display são divertidas, casuais e exclusivas. Elas geralmente não são usadas ​​em textos longos, mas para pequenas quantidades de textos, como títulos e cabeçalhos.

Existem várias marcas que usam esse tipo de fontes, até mesmo em seus logotipos. Dois grandes exemplos desse estilo de fonte em logotipos são os da Disney e da Fanta.

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Elementos da Tipografia e a sua importância

Conhecer os principais termos e elementos da tipografia tornará seu trabalho mais fácil e objetivo, seja para ajudar a editar seu texto ou criar designs, assim não será preciso que você faça diversas pesquisas atrás de termos quando estiver no processo de criação do seu projeto.

Veja agora os elementos tipográficos que você deve conhecer antes de iniciar seu projeto.

 

Medidas tipográficas

Existem alguns conceitos que acompanham as fontes na tipografia. Os caracteres possuem linhas de referência que delimitam o espaço que eles podem alcançar. Cada família de tipo tem as suas. Essas linhas são conhecidas como: ascendente, linha de caixa alta, linha de base e descendente.

Linha de caixa alta é a altura correspondente às letras em caixa alta (A, B, C etc).

Ascendente é a linha que acompanha a altura dos caracteres b, dfhkl e t. E é a altura máxima do corpo da fonte.

Linha de base é a linha na qual a maioria dos tipos (com exceção das partes descendentes) tem como base.

Descendente é a linha que acompanha quão abaixo da linha de centro as letras gjp e q vão.

E não tem regras apenas para a altura do caractere não. Existem medidas conhecidas como leading, tracking e kerning.

Leading é a distância entre linhas;

Tracking, por sua vez, é a distância entre palavras;

Kerning é a distância entre caracteres.

 

Leading (Espaçamento Entrelinhas)

Chamados de leading (ou espaçamento entrelinhas)  é o espaço entre as linhas do texto, o que na web é identificado como a altura entre as linhas. Sem este espaço, a leitura do texto fica comprometida.

É um fator importante que torna seu texto mais legível. Se as linhas do texto estiverem muito próximas umas das outras, será difícil para ler.  E o contrário – quando há muito espaço entre as linhas – também pode ser um problema. Portanto, quando não souber quanto espaçamento usar, o padrão sugerido pode ser a melhor opção na maioria das vezes. Exemplo de Leading abaixo:

Leading Tipografia
Crédits: RenderForest

 

Tracking (Espaçamento entre Letras)

O espaço entre os caracteres é chamado de tracking ou espaçamento entre letras. Ao trabalhar com a maioria dos softwares e ferramentas online, você pode aplicar tanto o tracking positivo (deixando mais espaço entre os caracteres) quanto o negativo (deixando as palavras parecerem mais estreitas). Certifique-se de não aplicar mais tracking do que o necessário, para que sua composição tenha um acabamento artístico, profissional e legível.

Tipografia Tracking

 

Kerning 

O kerning é o processo de ajustar o espaçamento entre as letras individuais. Geralmente é aplicado a palavras únicas, como logotipos, em vez de um texto grande. Se você aplicar o tracking a uma palavra e ainda perceber uma lacuna entre as letras A e W, você terá que usar a ferramenta de kerning para corrigir. Ou se você criou um logotipo de uma palavra para sua marca, você pode usar kerning para tornar as letras mais visíveis, deixando um pouco de distanciamento entre elas.

Alinhamento

Ao escolher qualquer uma das opções de alinhamento, certifique-se de que não haja palavras isoladas, ou uma pontuação deixada de fora em uma única linha. Para tornar seu texto visualmente mais atraente, mantenha-o limpo, organizado e não se esqueça de usar o tracking, quando necessário.

Hierarquia 

Existem técnicas de tipografia que são utilizadas não apenas por uma questão de harmonizar o texto, mas também dar ênfase a diferentes partes dele e até mesmo ditar a ordem na qual os trechos serão lidos.

Para estabelecer uma hierarquia clara, primeiro decida quais elementos você deseja que o leitor observe e faça com que eles se destaquem. Você pode fazer isso com um estilo mais ousado, fontes variadas, cores ou um tamanho maior do texto.

 

Regras e Dicas Importantes para Iniciantes

Priorize a legibilidade

A regra mais importante da tipografia é tornar seu texto legível. Fontes pequenas e confusas ou fundos escuros com texto escuro tornam o texto ininteligível. Não escolha cores ou fontes porque são as suas favoritas, em vez disso, considere-as do ponto de vista de outra pessoa.

Aqui estão algumas dicas para você tornar seu texto mais expressivo:

  • Em vez de esticar a fonte e distorce-la, escolha fontes mais altas ou mais largas.
  • Use a psicologia das cores e as escolha de acordo com a impressão de deseja causar.
  • Limite suas fontes. Escolher mais de duas (ou no máximo três) fontes fará com que sua composição pareça muito pesada e complicada de ler.

Hierarquização visual

É possível, também, criar hierarquização visual na escrita, como eu acabei de fazer e faço ao longo de todo o texto. O uso de diferentes tamanhos, famílias, distâncias e variações da mesma fonte, é capaz de mudar toda a forma de como o texto será lido.

Os designers no processo de criação de layouts, sejam digitais ou impressos, levam em conta a hierarquização do texto para priorizar frases ou conteúdos, tanto nas informações mais importantes quanto nas menos importantes.

Normalmente, as frases escritas com a fonte maior ou bold são lidas primeiro pois chamam mais a atenção do leitor.

 

Trabalhe com as Grades (Grids)

Para tornar cada detalhe do design do seu texto, ou logotipo profissional, use grades/grids em seus projetos. Isso o ajudará a criar uma composição visualmente harmônica e alinhar facilmente os elementos de texto.

Se você for um iniciante, você pode começar com grades simples, para entender como elas funcionam primeiro. E mais tarde você pode mudar para composições mais complexas, no entanto, lembre-se de que você não precisa preencher toda a página com elementos e textos.

Deixar quantidades de espaço em branco é sempre uma boa ideia, por exemplo em publicação de mídias sociais, conteúdos para blog: Isso deixará seu texto respirar e ajudará o leitor a captar melhor as informações mais importantes.

 

A Prática Leva à Perfeição

Seja você um iniciante ou um expert em design, você nunca para de aprender e se atualizar. Portanto, praticar suas habilidades é muito importante, se você deseja alcançar a perfeição.

 

CONCLUSÃO:

Dominar as técnicas e os elementos da tipografia no DESIGN, e utilizá-los com habilidade, irá melhorar significativamente a qualidade do seu projeto e chegar a soluções criativas, seja ele impresso ou online.

Espero que tenha gostado de aprender sobre a tipografia no DESIGN, e possa ajudar em seus próximos projetos.

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