Canva adquire Affinity

Canva adquire Affinity para reforçar seu conjunto de design

Uma grande notícia agitou o mundo do design digital esta semana! A plataforma de design baseada na Web, Canva, deu um passo ousado ao adquirir o pacote de software criativoAffinity, posicionando-se firmemente como um concorrente desafiador ao domínio da Adobe na indústria de design digital.

O anúncio oficial foi feito recentemente, revelando que o Canva agora detém a propriedade do Affinity Designer, Photo e Publisher. Esses três aplicativos criativos são amplamente populares entre os usuários de Windows, Mac e iPad, oferecendo funcionalidades semelhantes aos famosos softwares Illustrator, Photoshop e InDesign da Adobe, respectivamente.

Embora os detalhes financeiros exatos do negócio não tenham sido divulgados, fontes afirmam que a aquisição está avaliada em “várias centenas de milhões de libras britânicas”. No entanto, essa jogada estratégica faz todo sentido para o Canva, que está sediado na Austrália e busca atrair mais profissionais criativos para sua plataforma.

Com cerca de 170 milhões de usuários globais mensais em janeiro deste ano, o Canva já estabeleceu uma presença poderosa no mundo do design. No entanto, muitos desses usuários podem não estar utilizando os softwares equivalentes da Adobe, como o Express. Uma lacuna que o Canva busca preencher, já que, ao contrário da Adobe, não possui seus próprios aplicativos de design direcionados para profissionais criativos, como ilustradores, fotógrafos e editores de vídeo.

Canva adquire Affinity
Affinity Designer 2 (foto) é um aplicativo baseado em vetor semelhante ao Adobe Illustrator. Seria ótimo ver ferramentas de design profissional como essa integradas ao Canva. Imagem: Infinity

“Embora a nossa última década no Canva tenha se concentrado fortemente nos 99 por cento dos trabalhadores do conhecimento sem formação em design, capacitar verdadeiramente o mundo para o design inclui capacitar também designers profissionais”, disse o Canva num comunicado de imprensa anunciando o acordo. “Ao unir forças com a Affinity, estamos entusiasmados em desbloquear todo o espectro de designers em todos os níveis e estágios da jornada do design.”

É incrível ver como os aplicativos Affinity conquistaram seu espaço no mundo do design digital, com mais de três milhões de usuários globais, segundo informações do Canva. Embora esse número seja uma fração da enorme base de usuários da Adobe, não podemos subestimar o impacto do Affinity neste cenário.

Uma das decisões-chave que tornaram os aplicativos Affinity tão atraentes é o modelo de compra única, sem taxas de assinatura contínuas. Esse modelo conquistou uma base de fãs leais, especialmente entre os criativos que buscam alternativas ao ecossistema de design baseado em assinatura da Adobe.

Em uma entrevista ao Sydney Morning Herald, Cameron Adams, cofundador do Canva, explicou que os aplicativos Affinity permanecerão separados da plataforma do Canva. No entanto, ele sugeriu que algumas integrações leves podem ser esperadas ao longo do tempo. “Nossas equipes de produtos já começaram a conversar e temos alguns planos imediatos para uma integração leve, mas achamos que os produtos em si sempre estarão separados”, afirmou Adams.

Com a equipe da Affinity e seus 90 funcionários baseados no Reino Unido agora integrados ao Canva, a empresa tem mais oportunidades de competir com a Adobe em todo o mercado de software criativo. E considerando o quão atraente a plataforma do Canva, focada na simplicidade, já é para os criativos, há uma chance real de atrair profissionais que estão cansados dos modelos de assinatura da Adobe.

Estamos ansiosos para ver como essas duas plataformas vão evoluir juntas e como isso impactará os profissionais criativos ao redor do mundo. E você, o que pensa sobre essa integração?

 

 

Disney Plus tem um novo logotipo Hulu-ificado

Os 15 principais sites para baixar músicas do YouTube online gratuitamente