Mais de 25 principais tendências de design de logotipos de 2024

Precisa de um novo logotipo? Esteja você começando do zero ou apenas planejando um ajuste em uma marca atual, compreender as mudanças nas tendências de design de logotipo pode ajudá-lo a criar um design com um toque moderno. O tema do design de logotipo é criar algo simples e distinto. Com tantos novos sites, marcas e empresas online quase todos os dias, não é de admirar que os logotipos estejam tendendo a designs que se destaquem. Aqui estão algumas tendências de design de logotipo e como você pode fazê-las funcionar para você (e enquanto estiver fazendo isso, não deixe de dar uma olhada em nosso curso completo – Logo Grid & Design.

Tons de cores escuras

Os esquemas de cores escuras estão de volta! Houve muitas tendências diferentes de design de logotipos nos últimos anos, com diferentes estilos de temas de cores, como cores planas, cores pastel, design de materiais e muito mais. E voltamos às cores escuras e brilhantes mais uma vez.

Em 2023, vimos diversas marcas redesenhando seus logotipos alterando os tons das cores. A reformulação do logotipo mais notável veio do Facebook. A empresa mudou casualmente a cor, tornando o azul muito mais escuro. Foi uma mudança sutil, mas muito perceptível.

A Pepsi também foi notícia com sua inesperada reformulação de marca. Sua icônica cor azul claro foi substituída por um azul muito mais escuro e um vermelho mais brilhante. Este novo redesenho ocorreu 15 anos após sua última mudança de marca.

Veja como aproveitar ao máximo essa tendência de design de logotipo:

  • Considere ajustar o tom da cor existente do seu logotipo
  • Use tons de cores mais escuros em seus designs de logotipo
  • Esteja atento às combinações de cores

Aparência 3D retro

Se há uma tendência de design de logotipo, nunca nos cansaremos de seus designs retrô clássicos. Embora algumas marcas tenham se apressado em redesenhar seus logotipos com aparência moderna em 2023, vimos várias empresas adotarem a abordagem oposta com o redesenho de seus logotipos.

O novo redesenho do logotipo com tema retrp da 7Up foi o mais notável a seguir essa nova tendência. Apresentava um visual retrô clássico com linhas elaboradas em 3D que destacavam o logotipo de uma maneira totalmente nova.

Várias outras marcas também seguiram essa tendência, incluindo a icônica Jell-O. O logotipo desatualizado foi substituído por um visual 3D retrô.

Esta nova tendência de logotipo retro 3D foi adotada principalmente por marcas muito mais antigas que já existem há muitas décadas. É a forma perfeita de evocar emoções através da nostalgia.

Veja como aproveitar ao máximo essa tendência de design de logotipo:

  • Considere o uso de paletas de cores retro. Encontre inspiração em designs de logotipos clássicos das décadas de 1960 e 70
  • Adicione visuais 3D elaborados a textos e objetos
  • Procure fazer com que os logotipos pareçam mais divertidos com um pouco de nostalgia

Design de logotipo de cor única

Os designs de logotipo multicoloridos parecem estar desaparecendo lentamente. Exceto algumas marcas, como Google e eBay, muitas marcas estão agora migrando para designs de logotipo de uma única cor. Até o Google substituiu seu logotipo multicolorido por um logotipo de cor única na versão com tema escuro da página inicial.

O Channel 4 substituiu seu logotipo multicolorido por um logotipo de cor única em 2023. Várias outras marcas também adotaram essa nova tendência em 2023. Incluindo Wise (anteriormente Transferwise), Fanta e Minute Maid.

Podemos esperar ver mais marcas seguindo esta tendência este ano para substituir logotipos multicoloridos por designs de uma única cor.

Veja como aproveitar ao máximo essa tendência de design de logotipo:

  • Substitua sua paleta de cores por uma única cor que represente a marca
  • Use tons de cores mais brilhantes ou mais escuros para destacar o logotipo

Logotipos tipográficos ousados

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Embora os designs de logotipo retrô pareçam legais, não são adequados para todos os tipos de marcas. Especialmente para marcas relacionadas à tecnologia, optar por um visual descolado e ousado é a abordagem ideal. Pelo menos esse foi o caso de várias marcas de tecnologia que mudaram de marca com novos designs de logotipo tipográfico ousado em 2023.

O redesenho do logotipo X (anteriormente Twitter) foi o mais notável do grupo. Após a aquisição de Elon Musk, a mudança de marca do Twitter por X foi uma mudança bastante radical. E viu o lindo logotipo do pássaro do Twitter sendo substituído por um logotipo tipográfico mais ousado em estilo monograma.

A Nokia também introduziu um redesenho de marca com um logotipo tipográfico ousado e uma aparência muito elegante. Provavelmente veremos mais marcas de tecnologia seguindo essa tendência este ano também.

Veja como aproveitar ao máximo essa tendência de design de logotipo:

  • Experimente fontes ousadas e futurísticas
  • Pense fora da caixa e tente remover partes das letras para obter uma aparência única

Vibrações psicodélicas

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Logotipos tipográficos com designs psicodélicos já são tendência há algum tempo. Vimos um aumento nesta tendência no ano passado e certamente será adotada por mais marcas este ano. E não estamos reclamando.

Os designs de logotipos psicodélicos se inspiram nos designs clássicos de textos alucinantes das décadas de 1960 e 70. Eles adicionam uma aparência divertida e descolada aos designs de logotipo para fazer as marcas parecerem muito mais casuais e humanas.

Veja como aproveitar ao máximo essa tendência de design de logotipo:

  • Use fontes com designs descolados e psicodélicos
  • Manipule letras para torná-las mais onduladas e alucinantes
  • Use paletas de cores retrô com cores suaves ou escuras

Mascotes clássicos de desenho animado

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Quando se trata de logotipos de mascotes, nada supera os clássicos mascotes vintage das marcas dos anos 1930. Esses antigos logotipos de mascotes de desenho animado ainda parecem perfeitos para muitos tipos diferentes de marcas. E é provavelmente por isso que a tendência parece estar voltando.

Os logotipos de mascotes vintage são apropriados para vários tipos de marcas, desde marcas de alimentos até cafeterias, restaurantes e, especialmente, para embalagens de produtos. Eles sempre se destacam imediatamente da multidão também.

Veja como aproveitar ao máximo essa tendência de design de logotipo:

  • Considere projetar o mascote com o tema de um produto da marca
  • Encontre inspiração em mascotes clássicos da década de 1930
  • Use fontes vintage para tipografia

Bolhas líquidas

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Logotipos de estilo líquido geralmente combinam perfeitamente com marcas de alimentos e bebidas. No entanto, temos visto vários estilos alternativos dessa tendência sendo usados ​​também por outros tipos de marcas.

Texto líquido e formas semelhantes a bolhas são as principais características desta tendência de design de logotipo e atende perfeitamente a uma marca que se concentra em criar uma aparência casual e amigável.

Quando usada corretamente, essa tendência também é adequada para marcas com temática de viagens e natureza.

Veja como aproveitar ao máximo essa tendência de design de logotipo:

  • Use fontes com designs de letras em estilo líquido. Fontes blob, bolha e psicodélicas são ideais
  • Tente incorporar formas ou cenários líquidos ou em forma de bolha aos ícones do logotipo

Ícones de círculo

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Os círculos são sempre um elemento de tendência no design de logotipos. Há tantas qualidades interessantes em um círculo que o tornam uma opção popular, desde a forma e os significados até a capacidade de criar um ícone que funciona em qualquer lugar.

Aqui, vemos mais ícones circulares que podem funcionar com elementos de texto ou sozinhos para destacar um logotipo e uma marca. O que chama a atenção aqui é que os elementos do texto não estão dentro do círculo.

Veja como aproveitar ao máximo essa tendência de design de logotipo:

  • Crie um ícone de círculo que seja interessante e funcione bem em tamanhos pequenos ou grandes.
  • Considere arte de linha, como Há mais na vida, acima.
  • Coloque o texto fora do círculo para maior flexibilidade.

Orientação lateral

Mude sua marca ou adicione um elemento extravagante com uma orientação lateral para um design de logotipo.

Cada um dos exemplos aqui fez isso de uma maneira diferente, mas todos funcionam bem como parte dessa tendência de design de logotipo. O Dicionário de Comportamento Online usa um design de logotipo que parece se afastar de você e não é direto, Echt usa um logotipo que pode ser lido de baixo para cima em um lado, e o Adidas Metaverse pega o logotipo tradicional de três listras e o gira 90 graus.

Cada variação diferente é uma opção se você deseja explorar estilos de logotipo com orientação lateral.

Veja como aproveitar ao máximo essa tendência de design de logotipo:

  • Brinque com tipos que giram se você tiver palavras curtas. Isso pode ser muito mais complicado para marcas mais longas.
  • Vire uma marca comum de lado para obter um estilo de marca alternativo.
  • Considere uma reviravolta sutil; você não precisa virar completamente o logotipo.

Fontes delineadas

As fontes de contorno têm sido tendência em todas as facetas do design gráfico há algum tempo e estão começando a aparecer também nos logotipos. Fontes delineadas podem ser interessantes, ajudar a criar contraste entre os elementos do texto e até mesmo proporcionar uma sensação mais leve a um logotipo.

Por outro lado, os estilos de contorno podem quase se perder se não forem ponderados adequadamente no contexto do restante do design, por isso é importante usar uma fonte que possa conter o logotipo.

Fontes delineadas podem servir como letras para um logotipo inteiro, como Shannon (acima), ou para parte do nome da marca, como GolfSpace (acima). Ambas as opções podem ter uma ótima aparência e fornecer foco visual.

Veja como aproveitar ao máximo essa tendência de design de logotipo:

  • Escolha uma fonte de contorno que tenha peso suficiente para a sensação geral da marca.
  • Use uma fonte de contorno para um ícone de marca simples, como Felipe Castro (acima).
  • Considere a tendência deste estilo. Se as fontes de contorno saírem de moda, seu logotipo pode parecer desatualizado e não é algo que você queira redesenhar regularmente na maioria dos casos.

Espaçamento exagerado

Em quase todos os setores, há uma conversa em torno de elementos que perturbam e chamam a atenção para coisas diferentes. É isso que essa tendência de design de logotipo faz. O espaçamento exagerado – entre palavras, entre letras ou entre linhas de texto – faz com que você observe um pouco mais o design do logotipo.

Existem prós e contras nesse estilo de espaçamento. Embora possa parecer extremamente interessante, pode ser mais difícil de ler, colocando uma carga cognitiva maior no usuário. O espaçamento exagerado proporciona uma certa sensação de leveza, mas pode ocupar mais espaço para o logotipo geral. Esse estilo tem muita variabilidade, então você pode torná-lo seu, mas pode ser difícil de usar com alguns outros elementos de design porque é um elemento poderoso por si só.

Use espaçamento exagerado em um logotipo para ajudar a criar uma pausa entre palavras ou frases do nome, como um padrão de fala natural. Na verdade, pode ajudar a transmitir significado para sua marca.

Veja como aproveitar ao máximo essa tendência de design de logotipo:

  • Tente conter os elementos de texto em um contêiner para que não se confundam com outras partes do design.
  • Use uma única fonte, se puder, para ajudar a mantê-la unida.
  • Brinque com variações de espaçamento. Funciona melhor na vertical ou na horizontal? As palavras ou frases são compreensíveis?

Fontes personalizadas ou experimentais

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Fontes personalizadas ou experimentais podem ser muito divertidas e realmente mostrar a personalidade de uma marca, tornando-as uma escolha popular – e moderna – de design para logotipos.

O que há de bom nesses estilos é que tudo no design do seu logotipo parecerá exclusivamente personalizado e seu. A desvantagem é que eles podem levar algum tempo para se desenvolver. (Mas que marca não demora para decolar?)

Veja como aproveitar ao máximo essa tendência de design de logotipo:

  • Determine o quão personalizada você deseja que a fonte do seu logotipo seja. Você quer uma fonte verdadeiramente personalizada ou um design experimental mais disponível comercialmente é viável?
  • Avalie os prós e os contras dos recursos do tipo de letra, como cor ou animação, para determinar quais são suas necessidades. Uma fonte colorida, por exemplo, não é a melhor escolha se você prevê a necessidade regular de um logotipo de uma cor.
  • Peça exclusividade se você está decidido a ter algo 100% seu e único. Você pode chegar a um acordo com um designer de tipos sobre licenciamento e direitos de uso.

Logotipos Simples

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É difícil superar a beleza inata de um logotipo simples. Esses logotipos usam letras bonitas para unir a identidade da marca e é algo que estamos vendo com muito mais frequência.

Você quase pode pensar em um logotipo como um logotipo de entrada para uma startup ou nova empresa. Para muitos, esta é a primeira visão de uma marca e de um nome de empresa antes que o negócio se estabeleça verdadeiramente. Alguns desses logotipos duram para sempre, enquanto outros eventualmente evoluem.

Uma das razões pelas quais essa tendência é tão popular pode ser o número de freelancers, empreendedores e pequenas empresas surgindo em todos os lugares.

Veja como aproveitar ao máximo essa tendência de design de logotipo:

  • Não presuma que um logotipo é mais fácil, mais barato ou mais rápido de criar do que outros tipos de logotipo. Trabalhar com as letras certas pode ser um desafio.
  • Não se preocupe com uma fonte ou estilo até vê-lo com o nome de sua marca impresso. Algumas fontes ficam ótimas e depois falham devido a certas combinações de caracteres. Digite as palavras que você planeja usar no estilo de fonte de sua escolha como ponto de partida. Se você odeia isso, siga em frente.
  • Quanto mais elaborada a fonte, menos você precisará de outros enfeites. Procure um logotipo que represente a simplicidade ou complexidade, o humor e a voz da sua marca.

Logotipos que parecem botões

Logotipos para design de sites podem ser engraçados. Uma das tendências que estamos vendo são os logotipos com aparência de botão. Isso inclui contornos quadrados ou elementos que parecem clicáveis ​​ou tocáveis.

O que é interessante nessa tendência do ponto de vista da usabilidade é que ela aprimora ainda mais a ideia de que o logotipo é um botão inicial no design do site. (Portanto, certifique-se de que o logotipo inclua uma ação de clique inicial.)

A parte complicada é criar um logotipo que ainda pareça uma marca com o estilo de botão. Você vai querer usar uma cor ou estilo de botão diferente em todo o design para diferenciar os dois.

Três maneiras de experimentar:

  • Use um estilo fantasma ou contorno ao redor do seu logotipo. Isso pode criar a ideia de um botão e permitir que o logotipo também seja independente.
  • Use um elemento semelhante a um botão com outro elemento de texto para obter um efeito quase yin e yang com estilos contrastantes no design do logotipo.
  • Use um elemento gráfico, como um ícone, que represente algo em que clicar. O exemplo acima do Data Shield é um exemplo sólido com um botão “play” próximo ao nome da empresa. Quase exige ser clicado.

Logotipos simplificados

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Todas as grandes marcas estão fazendo isso. E é aí que a maioria das grandes tendências começa a girar.

Há uma mudança para simplificar os logotipos com fontes fáceis de entender, com linhas limpas e imagens simples. (Ou, às vezes, nenhuma imagem.)

Muitas vezes, esses logotipos são evoluções de versões anteriores que resultam em alguma simplificação, mas novos designs também podem começar com um contorno simples.

Veja como aproveitar ao máximo essa tendência de design de logotipo:

  • Escolha uma forma ou cor e siga este tema.
  • Desenvolva um design que seja fiel à sua marca, e os redesenhos devem conter a essência do logotipo que está sendo redesenhado.
  • Não pense demais; simplicidade é a chave.

Gradientes

tendências de logotipos

Instagram: feed em ordem cronológica voltará em 2022

Parece que não conseguimos gradientes suficientes em projetos de design. As tendências de design de logotipo não são exceção.

Assim como a tendência acima, este é outro lugar onde grandes marcas estão usando opções gradientes em seus logotipos. E embora rosa, roxo e laranja façam necessariamente parte dessa tendência, é uma paleta de cores popular.

O que é bom nos gradientes é que eles adicionam profundidade a uma imagem. Pode ser um pouco complicado com designs de logotipo devido à variação no tamanho do uso do logotipo. A escolha do gradiente deve ficar bem em tamanhos grandes – como outdoors – e em tamanhos pequenos – como ícones de aplicativos de telefone.

Projete um gradiente que seja interessante, mas não excessivo, para aproveitar ao máximo essa tendência.

Três maneiras de experimentar:

  • Camada de diferentes cores de gradientes em todo o design do logotipo para uma aparência mais elaborada.
  • Use um padrão gradiente em linhas grossas para criar interesse visual.
  • Crie um gradiente mais empilhado com efeito ombre, mas usando uma paleta de cores monótona.

Logotipos animados

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Os logotipos animados estão começando a se tornar um elemento básico dos sites. Muitas marcas estão animando logotipos existentes ou criando opções de animação mais novas e modernas.

O que é ótimo em um logotipo animado é que ele faz você parecer. Pense em padrões comuns de sites: geralmente há um logotipo no canto superior esquerdo. Você ainda olha para isso?

Logotipos animados quebram a monotonia desse padrão de design com um movimento que quase força você a olhar para o logotipo. É muito inteligente quando você pensa sobre isso.

Veja como aproveitar ao máximo essa tendência:

  • Mantenha a animação simples. Muito movimento pode ter o efeito oposto ao pretendido se o logotipo for difícil de ler ou entender.
  • Considere a velocidade com cuidado. Animações rápidas podem ser vertiginosas; animações lentas parecem estranhas; é preciso muita prática para encontrar a velocidade certa.
  • Não se esqueça de criar seus logotipos animados em opções coloridas e monocromáticas.

Quadrados

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A mudança de forma é natural. Com tantos logótipos circulares – graças às formas dos ícones das redes sociais – cada vez mais designs de logótipos apresentam quadrados distintos.

A mudança na forma é simples. Um quadrado também cabe dentro de um logotipo circular, mas tem uma aparência diferente. É uma mudança sutil que pode destacar uma marca ou logotipo.

A maioria dos designers está usando quadrados de uma forma que empilha elementos, como um ícone quadrado ou marca de marca com tipografia ao lado ou acima, criando mais um retângulo. Quando usado nessas formas de ícones circulares, o logotipo cai apenas para o elemento do ícone.

Maneiras de fazer isso funcionar para você:

  • Crie elementos modulares que você pode misturar e combinar no design do logotipo.
  • Mantenha o elemento geral em um gráfico simples em estilo de ícone. Peças excessivamente complexas podem ser difíceis de quebrar ou ler em tamanhos pequenos.
  • Não se esqueça das letras. É fácil criar um elemento quadrado legal, mas você precisa de um identificador de marca para que ele realmente funcione no longo prazo.

Linhas limpas

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Linhas simples e padrões geométricos podem criar logotipos clássicos que funcionam praticamente em qualquer lugar. Há muita flexibilidade nesse estilo de tendência, o que é um dos motivos de ele ser tão popular.

As linhas simples dão a esta variação do logotipo um toque clássico, ao contrário de alguns estilos desenhados à mão que foram tendência no passado. Esses logotipos são simples e elegantes e o conceito também pode ser combinado com outras tendências de design. (Basta olhar para o logotipo do Instagram, ele apresenta gradientes e linhas simples.)

Como fazer com que logotipos de linhas simples funcionem para você:

  • Mantenha as imagens e as letras separadas. A sobreposição pode dificultar a leitura de ambos os elementos do design.
  • Escolha uma fonte com largura de traço semelhante à do desenho de linha para criar uma consistência harmoniosa.
  • Não tenha medo da cor. Embora muitos estilos de linha apresentem uma cor, você pode se divertir mais e ampliar um pouco a paleta.

Logotipos com serifa pequena

Um logotipo não precisa ser complicado para ser elegante e eficaz. Mais marcas estão recorrendo a pequenos logotipos com serifa para retratar quem são.

Quando nos referimos a pequenas serifas, trata-se menos do tamanho da fonte e mais do tamanho dos traços usados ​​na família de tipos. Essa tendência é exemplificada por caracteres que incluem pequenas serifas. Eles são simples, leves e quase ficam no fundo das letras.

Essas serifas podem ser nítidas ou arredondadas e, como acontece com qualquer logotipo, são um fator que contribui para a sensação da marca para os usuários.

Serifas pequenas podem ser uma ótima opção porque:

  • Eles são diferentes. Com tantos logotipos sem serifa por aí, esse estilo se destaca imediatamente.
  • As serifas comunicam um pouco mais sobre uma marca sem imagens. Esses divots podem estabelecer o clima e a sensação em um logotipo onde nenhuma outra “arte” é usada.
  • Essas fontes são interessantes sem serem difíceis de ler. Embora o minimalismo simples seja uma tendência há algum tempo, há um movimento em direção a elementos de design um pouco mais complexos.

Elementos sobrepostos

É uma daquelas regras de design que você não espera que seja quebrada com pequenos elementos como logotipos. Mas os designers estão quebrando essa regra… e funciona.

De grandes marcas como PayPal a estúdios menores como Moxy e Oust, os designs de logotipos usam elementos que se empilham e se sobrepõem para criar profundidade e interesse visual. Estilos sobrepostos tendem a funcionar melhor para logotipos que possuem uma marca ou letras simples e que estão contidos em uma parte específica do logotipo.

O PayPal, por exemplo, usa uma letra sobreposta para seu icônico “P”, mas a palavra “PayPal não usa este tratamento.

Como você usa elementos de logotipo sobrepostos?

  • Escolha um elemento para sobrepor; muita sobreposição pode ficar difícil de entender.
  • Use um elemento sobreposto para criar profundidade. Pense no que a técnica de design faz para a compreensão da marca.
  • Use cor. Esta técnica de tendência é feita para designs com muitas cores. (Você pode até considerar um estilo de impressão sobreposta.)

Detalhes intrincados

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Esta tendência de design de logotipo é uma nova abordagem aos elementos visuais após um longo período de minimalismo – logotipos com detalhes intrincados.

Dos logotipos em estilo de linha surgiu uma extensão para logotipos mais detalhados, com muitas linhas variadas, variações de cores, opções de tipo e muitos pequenos elementos que unem tudo.

Esse estilo de logotipo pode dar muito trabalho para criar, mas o resultado pode ser incrível e cria uma obra de arte que é mais do que um logotipo. Um design excelente e complexo pode ser usado em qualquer lugar e de qualquer tamanho e mantém o mesmo nível de interesse.

Esses designs imploram que os usuários olhem e continuem a se envolver com o design, tentando ver cada traço oculto e significado da marca.

Veja como você usa a tendência de design de logotipo com detalhes intrincados:

  • Tome cuidado com a cor. Muita cor em um estilo complexo pode se tornar opressor rapidamente.
  • Faça com que cada detalhe conte. O design não deve ser complicado porque pode; deve ser complexo e intrincado porque deveria ser.
  • Combine fontes simples com obras de arte complicadas para obter um equilíbrio legível.

Letras minúsculas

Com tantos designers focando na tipografia para seus projetos, a mudança para um logotipo baseado em tipografia não é tão improvável. Usar todas as letras minúsculas é um pouco mais incomum e pode ser uma solução que chama a atenção.

O problema é se o uso da sua marca ou nome da empresa atende aos padrões visuais e de uso.

Veja como fazer isso funcionar para você:

  • Use uma fonte bonita. Qualquer sans-serif antigo não serve aqui.
  • Aumente o contraste entre as letras e o fundo para garantir que a postura menor seja vista.
  • Tome cuidado com a legibilidade. A palavra está clara em todas as letras minúsculas?
  • Opte por um peso maior. As letras minúsculas têm um pouco menos de peso e presença do que as opções de título ou maiúsculas. Crie esse equilíbrio com uma espessura de traço mais espessa.
  • Dê bastante espaço. Os espaços em branco podem adicionar peso e interesse visual a um logotipo simples em letras minúsculas.
  • Experimente com palavras curtas e simples. Muitas letras ou palavras sem maiúsculas podem ser um pouco complicadas em termos de legibilidade.
  • Não o sobrecarregue com outros elementos. Letras minúsculas são o truque de design desse estilo de logotipo. Evite outros efeitos para maximizar seu impacto.

Formas e linhas simples

O uso de formas e linhas geométricas é outra tendência popular para projetos de design em geral que está rapidamente se tornando um elemento básico em logotipos. Com linhas limpas, formas simples e toques de cor, a geometria é obrigatória para um logotipo.

É importante observar que muitas dessas formas são simples e cabem em um formato quadrado ou circular com alturas e larguras uniformes (ou próximas). Esta iniciativa pode dever-se, em parte, à necessidade de ter esse formato para os meios online comuns e para a utilização de logótipos, como os perfis nas redes sociais.

Dicas para aproveitar ao máximo a tendência do logotipo:

  • Não pense demais. Uma linha ou traço em negrito pode destacar letras simples.
  • Se você adora a ideia de uma forma ou geometria simples, mas não consegue fazê-la funcionar no logotipo principal, considere este tratamento como uma opção secundária.
  • Dê propósito aos espaços e formas para que eles enquadrem ou acentuem as letras; apenas colocar elementos ao redor de uma palavra não é suficiente para ser eficaz.

Design plano

O design plano continua sendo uma opção de logotipo popular porque é muito fácil de trabalhar. Embora o design plano como um todo esteja começando a se distanciar do radar de tendências, os logotipos ainda usam tratamento plano.

Os logotipos planos continuam na moda devido à forma como são usados. Muitos projetos de design apresentam vídeos ou imagens em tela cheia, especialmente no design de sites, em cores. Os logotipos planos geralmente ficam em uma camada de primeiro plano e precisam ter alguma separação do fundo.

Mesmo marcas que possuem logotipos mais ornamentados costumam criar um logotipo secundário e de estilo plano para esse tipo de uso.

Ficando plano? Obtenha o melhor resultado com estas dicas:

  • Use uma (ou apenas algumas) cores no design. As opções em preto ou branco são as mais populares.
  • Atenha-se a uma tipografia simples que corresponda a um ícone ou elemento visual do logotipo.
  • Lembre-se dos princípios básicos do design plano e não se sinta tentado a adicionar técnicas de design; simples é melhor se você quiser um logotipo realmente plano.
  • Considere uma combinação de um divot visual e texto para unir o logotipo.
  • Não pense demais. Muitas vezes não há muita substância em um logotipo plano. O logotipo geralmente é feito para se enquadrar no restante do design.

Iniciais

Parece que hoje em dia o mundo inteiro fala em siglas e iniciais. E o design do logotipo não é diferente.

Embora sejam mais comumente usadas para logotipos secundários, as iniciais estão por toda parte. Embora existam três exemplos acima, esta coleção poderia facilmente incluir centenas de designs com um logotipo de três letras (ou menos).

A maioria desses logotipos apresenta tipografia interessante ou personalizada, projetada para dar um toque pessoal. O logotipo deve falar diretamente com o usuário e criar uma conexão instantânea. A ideia é ainda enfatizada pelo fato de que o usuário precisa saber o que as letras realmente significam (ou ter vontade de descobrir).

Veja como você faz isso:

  • Para designers ou sites de portfólio, use suas iniciais para criar um logotipo que reflita sua personalidade.
  • Adicione uma animação simples para atrair mais interesse a um logotipo que provavelmente não tem muito peso visual no design.
  • Considere encaixotar as letras para adicionar mais ênfase.
  • Acrônimos e iniciais de logotipos costumam ser mensagens secundárias e são sutis em posicionamento e escala.

Círculos

Os círculos são fluidos e associados à energia, poder, harmonia e infinito. E é por isso que a forma é um elemento de tendência no design de logotipo.

Os círculos também são fáceis de inserir em outros locais onde um logotipo precisa aparecer, como perfis de mídia social, e em locais de canto em designs impressos, como cartões de visita ou papel timbrado. Como muitos dos outros elementos que são tendências no design de logotipos, os círculos se tornaram uma forma mais popular no design de sites em geral nos últimos meses.

Aqui estão algumas dicas para usar formatos de logotipo redondos:

  • Não force. Algumas palavras e elementos simplesmente não cabem em formas redondas.
  • Combine o significado da sua marca e o formato. As associações coincidem?
  • Use um círculo com uma paleta de cores harmoniosa para criar uma sensação de equilíbrio entre o logotipo e a marca.
  • Não fique preso dentro da forma; considere elementos que rompam a perfeita redondeza da forma.
  • Opte por letras que saiam do círculo, principalmente se as palavras forem longas. (Palavras curtas são menos problemáticas.

Uma cor

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Além do preto ou branco, os logotipos com uma única cor são muito populares.

Embora não seja algo que você criaria imediatamente, esses logotipos são classicamente bonitos e com uma simplicidade que mostra bem as marcas associadas. Por acaso ou talvez como uma tendência de cores própria, cada um dos exemplos acima apresenta um estilo de logotipo de uma cor que usa uma variante do laranja.

Dicas para criar um logotipo de uma cor:

  • Pense no design como incolor. Mesmo com preto e/ou branco e uma cor, o uso será muito parecido com um verdadeiro logotipo de cor única.
  • Com apenas uma cor, o significado dessa tonalidade falará por si. Esteja atento à escolha da cor.
  • Não force muita cor. Uma pequena amostra num local subtil pode ter um impacto.
  • Adicione cor de uma forma que signifique alguma coisa. Isso torna seu logotipo, marca ou produto mais fácil de entender?

Conclusão

As tendências de logotipos são elementos interessantes porque, embora o que é popular esteja sempre mudando, os logotipos são feitos para serem constantes. Isso cria uma luta inata para os designers que estão tentando criar um logotipo que seja moderno e que resista ao tempo. (É uma tarefa bastante difícil.)

Para ter a melhor chance de longevidade, opte por uma tendência que inclua algum estilo clássico e esteja enraizada na teoria do design. Crie um logotipo que tenha uma ótima qualidade estética, seja reconhecível e legível e você terá a melhor chance de que ele dure por muitos anos.

 

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