Os 12 melhores logotipos circulares de todos os tempos

Inspire-se nestes exemplos famosos de designs de logotipos circulares.

 

Os 12 melhores logotipos circulares de todos os tempos

Embora a Coca-Cola detenha o título de refrigerante mais vendido do mundo, a Pepsi também tem se destacado significativamente ao longo dos anos. O seu logotipo, simples, clássico e circular, é verdadeiramente icônico. Originalmente lançada em 1893 como “Brad’s Drink”, a bebida foi rebatizada como Pepsi-Cola em 1903, inicialmente promovida como um auxiliar digestivo.

O logotipo original da Pepsi era tipográfico, seguindo uma abordagem semelhante à de seu principal concorrente. No entanto, em 1940, a marca introduziu uma nova identidade visual, posicionando-a no topo da tampa da garrafa e adotando cores distintivas em vermelho, branco e azul. Essa mudança resultou em um logotipo que se tornou instantaneamente reconhecível e continua a ser uma parte integrante da identidade da marca até os dias de hoje.

logotipos circulares

A LG também redesenhou seu logotipo em 2023, mas também manteve o formato circular do logotipo. Ele tornou o design mais fino e mais plano, o que o torna mais moderno e jovem e permite que seja animado.

O logotipo circular da LG foi criado em 1995, combinando as letras LG para representar a empresa, também abreviando o slogan “Life’s Good”. A forma resultante assemelha-se a um rosto feliz e piscante, além de lembrar um botão de dispositivo eletrônico. Embora muitas opções de design possam ser complicadas, neste caso, o logotipo da LG funciona perfeitamente em harmonia. Um rosto sorridente é algo altamente emocional e reconhecível, e esse logotipo elegante tem resistido ao teste do tempo com sucesso.

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Fundada em 1882 pelo farmacêutico Carl Paul Beiersdorf, a NIVEA é uma marca global de cuidados para a pele e o corpo com sede na Alemanha. Seu produto mais conhecido, Nivea Crème, foi embalado pela primeira vez na distinta lata azul em 1925 e, desde uma reformulação em 2013, o logotipo foi circundado por um círculo que reflete o formato dessas latas icônicas. 

Acabou sendo uma jogada muito inteligente: o logotipo circular parece ótimo e evoca uma sensação de nostalgia nas pessoas que usam Nivea ao longo da vida.

A HP Inc., que surgiu da divisão de computadores pessoais e impressoras da Hewlett-Packard em 2015, também faz uso de um logotipo circular proeminente. Este logotipo remonta a 1946, quando foi inicialmente criado como um simples desenho de linha para representar a Hewlett-Packard. Em reformulações posteriores, o círculo foi incorporado em uma caixa retangular com cantos curvos em 1979 e 1999, antes de retornar a um design puramente circular em 2008.

Além disso, em 2016, a empresa lançou um logotipo radicalmente minimalista para seus produtos premium. Embora seja uma abordagem interessante, é improvável que esse logotipo substitua o logotipo principal, pois o tradicional logotipo circular da HP é reconhecido como caloroso e familiar, além de ser escalável para qualquer tamanho de tela.

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Se o objetivo é a simplicidade, você não conseguirá um design de logotipo circular com muito mais sucesso do que o da Target. O nome da marca de varejo dos EUA reflete-se perfeitamente no gráfico estilo bullseye e também conta uma história subconsciente aos consumidores; que esta loja é perfeitamente direcionada às suas necessidades de compras.

Este logotipo enganosamente sofisticado foi criado pela primeira vez em 1962, simplificado em 2006 e é agora um dos símbolos mais reconhecidos na América do Norte, quer apareça com ou sem a marca que o acompanha.

Em 2012, Wolff Olins provocou polêmica ao reformular a marca do USA Today, afastando-se da abordagem tradicional de design de jornais. O cerne da reformulação foi um grande círculo azul de cor lisa, uma representação minimalista do gráfico anterior do globo. Essa mudança refletiu a tendência da década de 2010 de simplificar e minimizar logotipos e identidades visuais, impulsionada pelos aplicativos.

No entanto, na época, o novo visual causou grande indignação entre os leitores acostumados a tratamentos tipográficos mais elaborados nos cabeçalhos de seus jornais. No entanto, em retrospectiva, o logotipo circular continua a ser eficaz anos depois. Além de modernizar a marca, ele também é versátil, pois o círculo pode ser usado como um recipiente de conteúdo e aparecer em diversas cores para identificar diferentes seções do jornal.

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Enquanto o logotipo da Pepsi foi inspirado em tampas de garrafas e o da Nivea em suas latas, diz-se que o famoso logotipo da BMW foi inspirado em uma hélice de avião. Isso porque a montadora começou como fabricante de motores de aeronaves, que produzia motores de aeronaves para a Força Aérea Alemã, a Luftwaffe.

Embora seja uma história adorável, a afirmação de que o famoso logotipo da BMW foi inspirado em uma hélice de avião não é verdadeira. Na realidade, o círculo dividido em quartos reflete a bandeira da Baviera. No entanto, isso não diminui sua popularidade como um dos logotipos mais reconhecidos e amados do mundo. O redesign mais recente da BMW viu o logotipo ser achatado, seguindo a tendência geral de designs simplificados de logotipo, removendo o gradiente e tornando o círculo externo transparente. Mesmo sem as letras, ainda seria facilmente reconhecível.

Lançado em 2010, o Pinterest se tornou uma das principais marcas da internet, oferecendo um quadro de avisos virtual para as imagens favoritas das pessoas. Transmitir visualmente esse conceito não era fácil, então a plataforma optou por um logotipo baseado em um ícone ‘P’, que transforma a primeira letra de seu nome em um alfinete. Combinado com a frase ‘Pin it’, este emblema deixa instantaneamente claro o que os usuários devem fazer, e não é surpreendente que tenha permanecido praticamente inalterado desde então. O redesenho de 2017 ajustou as letras para uma aparência mais comercial, mas deixou o emblema intacto.

Uma das coisas bonitas sobre o formato dos logotipos é que ele permite conectar marcas relacionadas em uma família. Claro, isso também pode ser feito por outros meios, mais comumente pela cor. No entanto, o uso de cores pode ter suas desvantagens – vimos usuários reclamarem que acham difícil encontrar o aplicativo do Google que desejam porque todos os ícones têm as mesmas cores do Google . O logotipo circular da Mozilla para seu navegador Firefox tem um formato reconhecível e foi capaz de replicá-lo para o novo logotipo de seu serviço de e-mail Thunderbird , criando uma ligação visual clara entre os dois.

Muitos logotipos circulares são eficazes porque são simples, facilitando o reconhecimento e a memorização. No entanto, eles não precisam ser necessariamente simples para funcionar bem. Um exemplo é o logotipo da Timberland, que apresenta uma árvore relativamente complexa, com múltiplas linhas formando os galhos e um terreno ondulado. Apesar disso, o logotipo é instantaneamente reconhecível e faz referência ao nome da marca de roupas, destacando seu foco em roupas resistentes para atividades ao ar livre. O fato de estar contido em um círculo ajuda a dar equilíbrio ao logotipo.

Fundada em Seattle em 1971, a Starbucks expandiu-se globalmente com suas cafeterias conhecidas por seus preços elevados. Por que as pessoas estariam dispostas a pagar mais por uma bebida que poderiam obter por um preço mais baixo em outro lugar? Há muitos fatores envolvidos, mas a marca desempenha um papel crucial nisso, e o logotipo é uma parte fundamental dessa marca.

Nomeada em homenagem ao primeiro imediato do capitão Ahab em Moby Dick, a empresa adotou um design original de logotipo baseado em uma xilogravura nórdica do século XVI, retratando uma sereia de duas caudas. Embora o design tenha passado por várias mudanças ao longo dos anos, sua essência permaneceu, tornando-se tão reconhecível que as palavras “Starbucks” e “café” se tornaram desnecessárias. Atualmente, o emblema sozinho é suficiente para comunicar a marca e muito mais.

A marca de fones de ouvido mais badalada do mundo, Beats by Dr. Dre, possui um dos logotipos mais modernos da lista e é um exemplo de como os círculos podem ser usados para representar o próprio produto.

Desenvolvido em colaboração com a Ammunition da Califórnia, o logotipo incorpora o “b” dentro de um círculo, criando um “símbolo oculto”: a cabeça de uma pessoa (o círculo vermelho) usando um dos fones de ouvido (o ‘b’ branco). Se você perceber o truque, provavelmente o achará divertido. Mas mesmo que não note, o logotipo ainda é eficaz e impressionante.

Esperamos este artigo tenha o inspirado no seus proximos designs de logotipos circulares.

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