calendário de redes sociais

8 Dicas especiais para criar o melhor calendário de redes sociais

Quer organizar seu conteúdo? Quando o assunto são publicações nas redes sociais, organizar tudo do ano em um calendário é a melhor opção. E essas dicas importantes ajudarão você a criar o melhor calendário de conteúdo, independentemente de qual aplicativo você usa.

Seja você um editor, YouTuber ou Social Media, criar um calendário de conteúdo pode ajudá-lo a agregar valor consistentemente ao seu público. Mas se você nunca criou um antes, o processo pode parecer desafiador. 

Organização e planejamento são os segredos do Social Media de Sucesso!

Organize os conteúdos e datas de publicação para as redes sociais da sua marca em 2023. Confira a seguir algumas das principais dicas para você experimentar ao criar o melhor calendário de redes sociais. Independentemente da plataforma que você usa para organizar seu fluxo de trabalho e conteúdo, vale a pena tentar essas dicas.

1. Quantidade de conteúdo que você pode postar por semana

Uma das principais razões pelas quais muitos canais do YouTube falham é que as pessoas não são honestas com a frequência com que podem postar. Isso também é verdade para outros campos criativos, como blogs. Antes mesmo de olharmos para o que você deve considerar adicionar ao seu calendário de conteúdo, você deve ser honesto sobre a frequência com que pode postar.

Como exemplo pessoal, comecei experimentando publicar uma vez por semana em meu blog. Depois de perceber que havia mais necessidade de compartilhar conteúdo com meu público, aumentei para duas vezes por semana, e assim por diante. Você pode começar aos poucos.

Se você está começando, a frequência não importa tanto quanto manter consistentemente sua programação. Mesmo que você só possa compartilhar algo uma vez por mês, é melhor do que não fazer nada.

2. Inclua seções onde você pode adicionar notas

calendário de redes sociais modelo para download

Incluir os títulos do conteúdo que você deseja postar é apenas uma parte do quebra-cabeça. Também pode ser incrivelmente útil ter uma seção onde outras pessoas possam deixar anotações, especialmente se você estiver atribuindo a tarefa a outra pessoa.

Nesta seção, você pode escrever um breve resumo do tópico sobre o qual deseja falar. Além disso, você pode incluir seções que são absolutamente cruciais – junto com como você deseja que seu conteúdo seja diferente de postagens semelhantes que já existem.

O Notion é uma ferramenta que muitos criadores usam para seus calendários de redes sociais. 

3. Não esqueça as tags para cada etapa do processo

Calendário de conteúdo

Embora seu calendário de redes sociais pode parecer simples de gerenciar, ter algum controle sobre todo o processo é uma boa ideia. Uma das melhores maneiras de garantir que todos estejam na mesma página é criar tags para cada etapa da criação do conteúdo, e isso é uma boa ideia, mesmo que o calendário seja apenas para você.

Exemplos de tags que você pode usar para organizar seu calendário:

  • Ideia
  • Planejado
  • Em andamento
  • Agendado
  • Concluído

Se o programa que você usa não permite o uso de tags, você pode usar um código de cores ou escrever o termo em algum lugar da tarefa.

4. Use guias diferentes para seu canal principal e mídia social

Social Media Box - The box

Em alguns casos, você pode usar a mídia social para compartilhar sua mensagem para um público mais amplo do que seria possível. Mas um erro que muitos criadores de conteúdo cometem é manter tudo em uma guia. Isso pode parecer uma maneira eficaz de organizar as coisas, mas muitas vezes pode acontecer o oposto.

Quando você coloca as postagens de suas redes sociais, blog, podcast etc. em um só lugar, corre o risco de misturar tudo. Uma ideia muito melhor é criar dois calendários ou guias separados.

Como você faz isso depende do programa que você usa. Para quem deseja pode criar novas páginas no Notion.

5. Deixe algum espaço para flexibilidade

Ok, claro — ter um calendário de redes sociais completo para os próximos 6 a 12 meses é importante. No entanto, às vezes você pode querer mudar algumas ideias. Por exemplo, quando você está criando conteúdo sobre notícias, ou nicho que esteja evoluindo rapidamente. 

Para facilitar esses possíveis ajustes, vale a pena ser flexível com seu calendário. Você ainda pode fazer uma lista de ideias de curto prazo que possam surgir, mas outra ideia é anotar em algum lugar os tópicos que podem ser úteis no futuro.

6. Escolha um aplicativo ou programa ideal para você

calendário de redes sociais

O aplicativo que você usa para criar seu calendário de conteúdo realmente não importa.

Há um grande número de opções ao escolher, mas utilize um aplicativo ou programa que atenda às suas necessidades. Trello, Google Calendar e Google Sheets são algumas opções que já utilizamos. Você também pode experimentar o Apple Calendar ou usar o Microsoft Excel para planejamento diário .

Outra coisa que vale ressaltar é que muitas ferramentas para criar calendários de conteúdo são gratuitas,  então você não precisa se preocupar se estiver com orçamento limitado. Se desejar também pode baixar um modelo de calendário Editorial pronto.

Nosso calendário de conteúdo foi desenvolvido pensando especialmente em ajudar você a manter sua presença online sempre ativa e relevante. 

7. Arquivar ou remover conteúdo antigo

Ao começar a publicar regularmente, você começará a trabalhar nos tópicos que já estão em seu calendário de conteúdo. Desnecessário dizer que, se você não ficar por dentro disso, pode ficar bastante confuso ver o que vem a seguir. Então isso é algo essencial a se fazer.

A maneira mais fácil de lidar com esse problema é arquivar ou remover o conteúdo antigo. Como você fará isso dependerá do aplicativo que você usa, mas faça isso!

 

8. Datas comemorativas que geram insights 

Amplie seu conteúdo

O calendário possui algumas datas comemorativas importantes e também datas oportunas para o mercado que podem trazer inúmeros insights. 

Assim, você analisa quais datas são ideais para sua estratégia e acrescenta os outros posts do cronograma.

Construindo um calendário de conteúdo eficaz, independentemente da plataforma

Organizar sua produção de conteúdo online pode ser desafiador, principalmente se você for a única pessoa da sua equipe. No entanto, criar um calendário de conteúdo é uma ótima maneira de ajudá-lo a se manter no caminho certo. Qualquer que seja a plataforma que você usa, há inúmeras coisas que você pode implementar para garantir que permaneça consistente.

Antes de fazer qualquer outra coisa, é importante saber com que frequência você deverá postar. Separar a mídia social de seus outros canais e deixar algum espaço para flexibilidade também ajuda a manter as coisas no controle. 

Adquira agora mesmo nosso calendário de conteúdos e veja como sua presença online pode ser ainda mais efetiva e impactante!

 

 

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