O Facebook está fazendo uma grande mudança em sua identidade visual, diferenciando o Facebook da empresa do Facebook do aplicativo. A empresa revelou essa semana um novo logotipo com letras maiúscula e em negrito, que será usado em todo o seu portfólio de aplicativos.
Bem como em serviços de propriedade do Facebook, como Instagram, WhatsApp e Oculus. O antigo logotipo azul continuará sendo o logotipo do Facebook, a rede social.
Entretanto, a rede social do Facebook manterá a mesma aparência azul e branca com a qual você está acostumado há anos. “Estamos introduzindo um novo logotipo da empresa e diferenciando ainda mais a empresa do Facebook do aplicativo do Facebook, que manterá sua própria marca”, explica Antonio Lucio, diretor de marketing do Facebook .
Por exemplo, veja como a marca do aplicativo aparecerá no Instagram:
Cada vez mais, o Facebook tem sido mais do que apenas sua rede social; Instagram e WhatsApp são enormes por si só. Ao mesmo tempo, a empresa quer deixar mais claro de onde esses aplicativos vêm, em vez de fazê-los agir como entidades completamente separadas.
A empresa iniciou o processo no início deste ano, quando adicionou um selo ‘ do Facebook ‘ a seus outros aplicativos, mas a nova marca é mais flagrante. Ao mesmo tempo, como o novo logotipo wordmark deve ser usado com cores diferentes, ele pode se integrar melhor à identidade visual das outras propriedades do Facebook.
É um pouco parecido com o que o Google fez quando lançou o Alphabet como sua empresa controladora, mesmo que não haja um novo nome dessa vez. Atualmente, o Facebook é simplesmente mais do que sua rede social, mesmo que o aplicativo original continue sendo a maior parte do portfólio de Zuckerberg.
O Facebook diz que começará a usar a nova marca em produtos e materiais de marketing nas próximas semanas – incluindo o lançamento de um novo site da empresa.
“Essa mudança de marca é uma maneira de comunicar melhor nossa estrutura de propriedade às pessoas e empresas que usam nossos serviços para conectar, compartilhar, criar comunidade e aumentar seu público”, escreve Lucio.
A equipe de design acrescenta: “À medida que a empresa continua evoluindo, esperamos que esta marca possa nos ajudar a comunicar melhor o progresso que estamos fazendo”.
E aí, O que você acha da nova identidade corporativa?