Alternativas ao Instagram
Instagram — Foto: Getty Images via BBC

Instagram lança “mercado de criadores” no Brasil; saiba como funciona

Com a nova função, o Instagram espera facilitar o encontro entre criadores e marcas na criação de campanhas pagas e anúncios.

O Instagram estreou no Brasil, na última quarta-feira (21), a função de “mercado de criadores”. Com isso, a rede social espera facilitar conexões entre marcas e criadores em parcerias pagas ou publicidades.

O recurso funciona como um marketplace de criadores e, além do Brasil, agora está disponível também em mais sete países.

Os influenciadores podem destacar seus conteúdos na plataforma e indicar quais marcas e interesses são relevantes para suas audiências. É possível também criar um portfólio para mostrar trabalhos anteriores.

Dessa forma, as empresas conseguem encontrar com facilidade criadores que combinam com seus produtos e objetivos por meio de um algoritmo baseado em aprendizado de máquina. Os anunciantes também podem buscar perfis manualmente, aplicando filtros para aprimorar os resultados.

Em comunicado oficial, o Instagram afirmou que, nas próximas semanas, irá convidar tanto criadores quanto empresas a testarem o mercado no Brasil. Os influenciadores, aliás, podem ver as solicitações e conversas com marcas iniciadas no marketplace em uma nova seção chamada “mensagens de parceria”.

“Mercado de criadores” do Instagram chegou ao Brasil (Imagem: Meta/Divulgação)

Em comunicado oficial, o Instagram afirmou que, nas próximas semanas, irá convidar tanto criadores quanto empresas a testarem o mercado no Brasil. Os influenciadores, aliás, podem ver as solicitações e conversas com marcas iniciadas no marketplace em uma nova seção chamada “mensagens de parceria”.

O mercado de criadores no Instagram oferece uma plataforma onde marcas e influenciadores podem se conectar de maneira mais eficiente. Isso não só beneficia as marcas, permitindo que elas encontrem os influenciadores mais adequados para promover seus produtos ou serviços, mas também oferece oportunidades para criadores de conteúdo menores serem descobertos e colaborarem com grandes empresas.

Ao permitir que os criadores revisem os detalhes da campanha de marketing, como objetivos e informações da empresa, o Instagram promove transparência e colaboração entre ambas as partes. Isso ajuda a garantir que os criadores possam alinhar seus valores e estilo de conteúdo com os da marca, resultando em parcerias mais autênticas e eficazes.

Uma vez que o acordo é fechado, os criadores podem começar a publicar conteúdo impulsionado pelos anunciantes, alcançando assim uma audiência mais ampla e potencialmente atraindo novos seguidores e clientes para a marca.

No geral, o mercado de criadores no Instagram desempenha um papel crucial na promoção de colaborações mutuamente benéficas entre marcas e criadores de conteúdo, impulsionando a inovação e a diversidade no cenário do marketing de influência.

“Mercado de criadores” do Instagram busca conectar influenciadores e empresas (Imagem: Meta/Divulgação)

Além do Brasil, a ferramenta agora está disponível em países como Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, Japão e Índia. Marcas chinesas que se concentram na exportação de produtos também terão a oportunidade de se conectar com criadores de conteúdo fora da China.

Desde 2022, o Instagram vem testando o mercado de criadores nos Estados Unidos. A Meta desenvolveu esse recurso em resposta à dificuldade das marcas em encontrar os criadores ideais para campanhas específicas.

Com essa atualização, o Instagram se equipara aos seus principais concorrentes no mundo das redes sociais. Plataformas como Snapchat, YouTube e TikTok já ofereciam mercados de criadores há algum tempo.

Os criadores podem acessar essa função diretamente pelo aplicativo, enquanto as empresas devem utilizar o Meta Business Suite para encontrar influenciadores adequados às suas campanhas.

 

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