Design thinking conceitos

O que é Design Thinking – Metodologias e conceitos

Precisa enxergar os problemas da sua empresa, ou de seus clientes de forma diferente para encontrar as melhores soluções para ele, mas não sabe o que é Design Thinking . Veja agora como usar a metodologia, conheça os conceitos e a importância.

O QUE É DESIGN THINKING?

O significado em inglês  “pensamento do design”, ou pensar como designer. É um conceito que surgiu dentro do design, mas que pode ser usado para qualquer área.

É uma metodologia inovadora de solução de problemas acessível a qualquer pessoa. Ao simpatizar com seus usuários, praticar pensamentos expansivos e experimentar suas ideias, você e sua equipe podem explorar seu poder criativo coletivo.

 

Qual o Objetivo do Design Thinking ?

O processo do Design Thinking tem como objetivo trabalhar com o criativo, e denominar soluções para problemas e desafios. É uma abordagem focada no ser humano “Na experiência do usuário” de pensamentos e processos, caminhos os quais levam a soluções inovadoras dentro de um contexto.

 

As Principais marcas do Mundo que Utilizam o Design Thinking

Algumas das principais marcas do mundo, como Apple, Google, Samsung e General Electric, Netflix adotaram rapidamente a abordagem do design thinking, e está sendo ensinado nas principais universidades do mundo, incluindo Stanford d.school, Harvard e MIT. 

O que é design thinking

No Google como exemplo, o design thinking  ajuda a promover uma cultura de inovação e permite que as equipes gerem e testem ideias de forma criativa e eficaz, estejam tentando trazer acesso à Internet para comunidades remotas ou desenvolvendo novas metodologias para entrevistar possíveis funcionários.

Mas o Design Thinking é só para os gigantes do mercado?

Não! Cada vez mais, por exemplo, observamos pequenas e médias empresas utilizando essa perspectiva colaborativa, prática e multidisciplinar na transposição dos desafios de seu negócio.

 

A aplicação do Design Thinking em UX Design possui grandes vantagens:

  • Transforma a maneira como as empresas desenvolvem produtos, serviços e estratégias;
  • Promove a integração entre a equipe e profissionais de outras áreas;
  • Desenvolve novas estratégias criativas na solução de problemas e aprimoramento da experiência do usuário;
  • Soluciona problemas ainda não muito claros ou incertos;
  • É um processo flexível na sua execução — pode ser realizado o quanto precisar e pode ser aplicado de diversas maneiras, dependendo do time ou da empresa.

Portanto, o Design Thinking estimula as organizações a se concentrarem nos usuários e, dessa forma, a criarem produtos, serviços e processos centrados no ser humano.

Além disso,  pode ser usado para outras áreas além do design, para ter ideias e insights para abordar problemas, sempre onde há necessidade de se encontrar e solucionar um problema para seus usuários. Relacionados a futuras aquisições de informações, análise de conhecimento e propostas.

A Importância do Design Thinking para o Designer 

O designer gráfico precisa enxergar o problema como um todo. Ele precisa analisar as principais causas e possíveis soluções criativas. Após isso, questionar se realmente o planejamento está correto. Só, então, chegar em alguma conclusão.

 E, por fim, conseguir a melhor solução, gerar soluções inovadoras é também uma das características do profissional da área.

Confira também: DG Essential Treinamento completo para Designers

 

Etapas do Design Thinking

Design Thinking é um processo que se divide em 4 etapas: IMERSÃO, IDEAÇÃO, PROTOTIPAÇÃO e DESENVOLVIMENTO

Processo do Design Thinkin

Existem diversas variantes do processo em uso hoje, e elas têm de 3 a 7 fases, estágios ou modos. No entanto, todas as variantes do Design Thinking são muito semelhantes, e incorporam os mesmos princípios, que foram descritos pela primeira vez pelo Prêmio Nobel Herbert Simon em The Sciences of the Artificial em 1969.

 

Design thinking etapas

A proposta pelo Instituto Hasso-Plattner de Design em Stanford, que também é conhecido como d.school, que descreve o Design Thinking como um processo de 5 etapas..

 

1) Criar empatia ou compreender

 Os pensadores do design , precisam entender, desenvolver personas, quais são as necessidades das pessoas envolvidas no problema (consumidores, funcionários etc), do que precisam, do que gostam, o que querem.

2) Definir

Este princípio envolve imaginar a maior variedade possível de opções através de várias técnicas, ao invés de tentar definir e avaliar um único “melhor” projeto de produto.  A partir daquela pesquisa, delimitar qual é o problema, o que precisa ser resolvido ou criado.

3) Idear

É a fase de brainstorm, que serve para administrar , e estimular novas ideias, produtivas e eficientes. as ideias e sugestões devem fluir sem censura, sem medo de errar.

4) Prototipar

Esta é uma fase experimental, e o objetivo é identificar a melhor solução possível para cada um dos problemas identificados durante os três primeiros estágios. Escolher uma ou algumas ideias (aqui é que costumam entrar os post-its, que ajudam o grupo a organizar e selecionar as ideias mais recorrentes ou mais interessantes) e criar protótipos.

 

5) Testar 

Agora é hora de experimentar os protótipos e escolher o que faça mais sentido.  Designers ou avaliadores testam com rigor o produto completo usando as melhores soluções identificadas durante a fase de prototipagem. Este é o estágio final do modelo de 5 estágios, mas em um processo iterativo, os resultados gerados durante a fase de testes são frequentemente usados ​​para redefinir um ou mais problemas e informar a compreensão dos usuários, as condições de uso, como as pessoas pensam , se comportar e sentir e ter empatia.

É importante notar que os cinco estágios não são sempre sequênciais – eles não precisam seguir nenhuma ordem específica e podem ocorrer paralelamente e ser repetidos iterativamente.

 

Onde posso fazer um curso?

Conclusão: Design Thinking é para todos?

O Design Thinking não é apenas para designers, mas também para funcionários criativos, freelancers e líderes que buscam inserir o Design Thinking em todos os níveis de uma organização, produto ou serviço, a fim de gerar novas alternativas para os negócios e a sociedade.

O principal objetivo do design thinking é promover inovação e criatividade, e não construir equipes fortes. Mas um de seus benefícios geralmente esquecidos é que ele pode ajudar a estabelecer o clima necessário eficiente para construir uma equipe.

 ►Sugestão de Curso De UX & Design Thinking – UDEMY 

 

 

 

Melhores ferramentas de marketing digital

As Melhores ferramentas de marketing digital e mídias sociais

Zuckerberg Planeja Integrar Whatsapp, Instagram e Facebook Messenger