plataformas Metaverse em 2022

As três principais plataformas Metaverse em 2022. E não, não inclui o Facebook

Experiência está sendo estudada e desenvolvida por diversos setores, desde gigantes de tecnologia a marcas de roupas e calçados.

Metaverse é uma rede de mundos virtuais 3D que utiliza tecnologias como VR e AR para construir uma conexão social.

 

Abaixo, vamos dar uma olhada nas principais plataformas Metaverse cheias de potencial. 

 

Descentralização

 A Decentraland é uma das plataformas Metaverse mais antigas e colaborou com a Samsung e o Australian Open (AO) no passado.

A Decentraland , é uma plataforma de mundo virtual 3D de código aberto, em 2015. O Land digital da plataforma tinha um preço pedido de US$ 20 e sua criptomoeda, MANA, foi negociada a US$ 0,02 durante seu lançamento em 2017. A plataforma foi aberta ao público em fevereiro de 2020 e é supervisionada pela Fundação Decentraland.

Decentraland é uma plataforma metaverso de camada única dividida em grades iguais. Cada coordenada é chamada LAND. A oferta de terra é limitada e apenas a comunidade tem o mandato de criar mais terra através do Decentraland DAO (uma ferramenta de tomada de decisão para os detentores de LAND e MANA).

O Decentraland permite que os usuários coloquem modelos 3D no espaço usando uma ferramenta simples de construção de arrastar e soltar. Para profissionais, Decentraland oferece uma ferramenta SDK para gerar conteúdo interativo: Os usuários podem importar modelos 3D para Decentraland e codificar aplicativos, jogos e animações avançados.

Espaço Somnium

Somnium Space, outra entre as plataformas Metaverse.  Os primeiros rascunhos de trabalho da plataforma foram lançados em 2017. O Somnium Space foi disponibilizado ao público a partir de setembro de 2018. O terreno no Somnium Space é irregular e vem com um token erc20 chamado Somnium Space CUBEs. O espaço é usado através de VR, PC e Web, que é utilizável até mesmo em dispositivos móveis. O foco mais alto está na experiência de VR.

O Espaço Somnium possui 5.000 terrenos divididos desigualmente em diferentes parcelas ao longo de um mapa pré-gerado. A equipe também lança novas terras de vez em quando.

O Somnium Builder permite que os usuários criem seu próprio lugar a partir de ativos já gerados. Enquanto isso, um SDK do Unity está em andamento.

A Sandbox

A Sandbox começou sua vida como um jogo em 2012. A Animoca Brands adquiriu a empresa em 2018 e introduziu 3D e blockchain no jogo. A mudança do metaverso aconteceu em novembro de 2021. A moeda no Sandbox é SAND. A empresa está trabalhando com vários parceiros nos setores de entretenimento, finanças, jogos, imobiliário e cinema de Hong Kong para criar uma Mega City virtual.

Sandbox é uma única camada do Metaverse dividida uniformemente em uma grade. Toda a terra é do mesmo tamanho e os usuários podem combinar seus lotes para gerar lugares maiores. A oferta de terras é limitada. Os terrenos Sandbox são vendidos através de leilões e podem ser comprados usando a moeda SAND disponível na Binance.

O Sandbox Game Maker Alpha é um software de design de jogos gratuito que permite aos criadores construir mundos voxel 3D a partir de modelos e acelerar o desenvolvimento do jogo.

 Plataforma Moeda USD (em 11 de janeiro de 2022)
Descentralização $MANA 2,8
A caixa de areia $SAND 4.4
Espaço Somnium $CUBE 7.19

 

Algumas empresas estão utilizando o metaverso para promover seus produtos com novas estratégias de marketing. As lojas Renner criaram um loja 3D virtual em que os clientes podem visualizar as peças e comprá-las durante eventos realizados ao vivo. Este conceito é denominado “live commerce“. Já uma marca de cerveja criou um bar dentro do jogo “GTA Online”.

 

Facebook (Meta)

Embora esteja em fase de desenvolvimento, não são exatamente claras as intenções do Facebook em relação ao metaverso. Na comunidade cripto, há quem acuse a empresa de que seu projeto de metaverso é apenas uma forma aprimorada de extrair dados dos usuários sem oferecer-lhes contrapartidas, replicando o modelo de negócios da rede social.

Um conceito central do metaverso conforme proposto por plataformas descentralizadas e criptonativas como Decentraland (MANA) e The Sandbox (SAND) é o de conceder a propriedade de ativos digitais aos usuários para que eles possam explorá-los economicamente.

Assista ao vídeo que mostra o curioso metaverso de Mark Zuckerberg

 

Design gráfico tendências 2022

As 5 principais tendências de design gráfico para 2022

mercados de arte NFT

Os 10 melhores mercados de arte NFT projetados para artistas