Metaverso no design de produto

O Metaverso é inevitável e já está mudando o design de produto como o conhecemos

À medida que os mundos virtuais e físicos colidem, a maneira como projetamos e apreciamos o metaverso é inevitável e os produtos mudará para sempre.

É fácil subestimar o metaverso como uma palavra da moda exagerada que não vai durar alguns anos. Também há muitos motivos para se preocupar quando uma empresa como o Facebook a adota formalmente como sua nova diretiva principal. O metaverso, no entanto, eventualmente será nosso futuro, ou pelo menos as tecnologias que alimentam o metaverso. Mas mais do que apenas algo que os geeks vão gostar, esta nova versão da nossa realidade também afetará a vida cotidiana, e já está causando uma mudança no mundo do design enquanto falamos.

Designer: Keiichi Matsuda

 

O que é o metaverso?

Em termos mais amplos, o metaverso é entendido como um espaço virtual graficamente rico, onde as pessoas podem trabalhar, brincar, fazer compras, socializar – em suma, fazer as coisas que os humanos gostam de fazer juntos na vida real (ou, talvez mais ao ponto, na internet).

Para que serve o metaverso?

Para os jogadores, o metaverso é um espaço social onde eles podem competir enquanto também socializam com seus amigos . Foi apelidado de “uma sala de estar global para milhões de jogadores”. GameFi, como você sabe, é um destino de jogos que combina jogos de vídeo, tecnologia blockchain e finanças descentralizadas (DeFi)

 

O metaverso da loucura

O que é essa coisa de “metaverso” em primeiro lugar? Assim como “a nuvem”, a palavra existia muito antes de chamar a atenção da grande mídia e dos grandes gigantes da tecnologia, então seu significado pode ter se tornado um pouco confuso agora. Também é impossível falar sobre o metaverso sem falar sobre as diferentes “ realidades estendidas ” (XR) que o precederam e o possibilitam.

As pessoas provavelmente estarão mais familiarizadas com VR ou realidade virtual, pois até agora tem sido a mais acessível até mesmo para as pessoas comuns. Ele mergulha as pessoas em um mundo completamente digital, quase sem conexão com a realidade, exceto como imagens e vídeos sobrepostos no mundo VR. Em contraste, a realidade aumentada ou AR coloca objetos digitais no mundo real, principalmente para fornecer informações adicionais ou colocar adesivos de maneira passiva. Depois, há a recém-criada “realidade mista” ou RM que realmente combina o físico e o digital, permitindo que objetos em um mundo manipulem o outro.

Metaverse no Design

Metaverse no Design

Designer: Microsoft

O metaverso é uma aplicação de todas essas tecnologias, particularmente VR e MR, com o elemento adicional de interação social. Quer essa interação esteja acontecendo em um mundo completamente virtual ou contra o pano de fundo de locais do mundo real, o metaverso cria um espaço social onde as pessoas podem experimentar as mesmas coisas que outras nesse mesmo espaço virtual. É essa indefinição das fronteiras entre o real e o digital que vai informar o campo do design nos próximos anos.

Design de produto em um mundo misto

O design de produto sempre foi uma disciplina que visa criar coisas que valorizem as pessoas, não apenas coisas bonitas, mas que resolvam os problemas errados. O metaverso, no entanto, muda as regras sobre o que será valioso para as pessoas, e isso virará o campo do design de produto de cabeça para baixo. De certa forma, melhora processos antigos e torna as iterações mais rápidas e eficientes, mas também cria perigos que podem afetar a vida das pessoas de maneiras menos diretas.

Os produtos no metaverso não estarão mais limitados às restrições de materiais físicos e pipelines de produção. Mudar o design de um sapato ou até mesmo de um carro pode ser tão simples quanto mudar o que as pessoas veem através de seus fones de ouvido ou óculos AR. Já vemos uma mudança nesse tipo de experiência personalizável com o mais recente carro-conceito da BMW , e muitas empresas já estão lançando as bases para seus produtos metaversos. A Nike, por exemplo, adquiriu recentemente uma startup especializada em projetar tênis virtuais para o futuro metaverso.

 O metaverso também pode ajudar a tornar os produtos mais sustentáveis, uma vez que alterar designs ou criar novas variantes não exigirá mais processos de produção adicionais ou novos materiais que eventualmente criariam mais resíduos.

 

Metaverso no design de produto

Designer: BMW

Ao mesmo tempo, os produtos centrados no metaverso também podem reduzir seu valor inerente, ou pelo menos o valor que damos a objetos físicos reais que realmente fazem algo no mundo real. Tomando o exemplo do sapato novamente, você pode ter um tênis metaverso que pode parecer estranho ou fora deste mundo em realidade mista, mas eles podem não funcionar tão bem quanto tênis de corrida ou basquete feitos especialmente. Como seres humanos com corpos físicos, ainda valorizamos coisas que podemos tocar e sentir, coisas que estimulam os sentidos além da visão e do som, coisas que essas realidades digitais ainda não podem replicar totalmente.

Experiência do usuário por proxy

O metaverso também pode mudar a forma como vivenciamos o mundo ao nosso redor, o que, por sua vez, também mudará a forma como os designers criam produtos ou experiências do usuário. A Hyundai, por exemplo, apresentou a ideia de “ metamobilidade ”, onde o cão Spot da Boston Dynamics pode ser seu representante físico em Marte. Isso, no entanto, também requer a criação de novos produtos que permitirão que você experimente fisicamente as mesmas sensações como se estivesse lá.

Metaverso design Hyundai

Designer: Hyundai

Muitos desses novos conceitos parecem girar em torno de carros, particularmente aqueles que podem dirigir sozinhos para que os humanos possam desfrutar do metaverso em paz. O conceito da LG, sem surpresa, coloca telas no interior do carro, criando uma janela virtual para um mundo digital. Fora dos veículos, também precisaremos de roupas e acessórios que não apenas reproduzam sensações que devem ser sentidas no mundo físico, mas também nos permitam controlar o mundo virtual da maneira mais natural possível.

Metaverso Design LG

O Metaverso vai mudar as Regras, mas ainda não

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Do design do produto ao dinheiro, o metaverso promete e ameaça mudar o mundo como o conhecemos. É igualmente emocionante e assustador para todos, de consumidores a criadores. Os ventos da mudança parecem ter começado a soprar, mas as grandes mudanças não vão acontecer ainda.

Além do hype sendo impulsionado por grandes marcas (exceto a Apple, ao que parece), o metaverso não é algo que acontecerá em apenas alguns anos, como 5G ou um novo smartphone. Ainda faltam muitas peças, começando pelos dispositivos que precisaremos para experimentar esse metaverso, como óculos ergonômicos de realidade mista . Isso não quer dizer que não acontecerá eventualmente, mas a mudança não será tão revolucionária quanto algumas empresas como a Meta  querem que as pessoas acreditem. E isso é bom porque nos permitirá preparar melhor para quando isso acontecer e não ter nossa realidade real desabar como um servidor web. Se você se interessa mais por esse mundo, confira também:O que são NFTs? e como eles impactam o mundo das artes

Dependendo de onde sua imaginação levar, acreditamos que o metaverso funciona como o paraíso para os designers. No entanto, alguns podem se opor a essa noção. Então, o que você acha?

Fonte: Yanko Design

 

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