2 Sites alternativas do Youtube para criadores de conteúdo

12 Sites como o Youtube para criadores de conteúdo

Apesar do YouTube ser a plataforma de visualização de vídeos eleita pela maioria dos utilizadores. Aqui estão alguns sites como alternativas do YouTube. Cada um deles ocupa um nicho diferente, mas vale a pena adicionar aos seus favoritos.

 

Quem são os concorrentes do YouTube?

O YouTube tem concorrentes em diferentes categorias. Como uma plataforma social de compartilhamento de vídeos, Twitter, Instagram e Facebook se tornaram concorrentes com vídeos nativos.

Essas plataformas aumentaram seu foco em vídeo nos últimos dois anos, com o Facebook até lançando o Facebook Watch  – um feed centrado em vídeo personalizado para cada usuário – em 2018. O Twitter também permite que os usuários enviem vídeos nativos, e o Instagram lançou o IG TV  na última vez . ano.

Ao falar estritamente de plataformas de hospedagem de vídeo, existem opções gratuitas como Dailymotion e soluções premium como Wistia, Vimeo e Spotlightr.

2. Hub de vídeos

VideosHub é um site de vídeo especializado em conteúdo de vídeo de formato curto. É um dos muitos sites de vídeo como alternativa do YouTube.

O conteúdo inclui tudo, desde destaques dos melhores surfistas do mundo, análises rápidas e diretas de produtos e dicas sobre como completar um nível difícil em seu videogame favorito.

Um dos pontos fortes do VideosHub é sua simplicidade. Sua interface de navegação é bastante direta, com uma barra de menu que vincula aos vídeos mais vistos . Quem quiser mergulhar mais fundo pode usar o painel à esquerda, que apresenta uma lista mais extensa de categorias de vídeos.

3. Dailymotion

alternativas do Youtube

Dailymotion é outro site de vídeo como o YouTube. Foi ao ar em março de 2005, apenas um mês depois de seu rival mais famoso.

Hoje, o Dailymotion é provavelmente o concorrente mais parecido com o YouTube. Existem milhões de vídeos enviados por editores profissionais e amadores. Os vídeos na página inicial são organizados por categoria, e os tópicos quentes e os vídeos de tendências recebem destaque.

O Dailymotion pode ser uma opção válida para testar como um novo canal de distribuição para seus vídeos se você tiver um público pequeno. Você terá uma chance maior de serem vistos e compartilhados por outras pessoas na base de usuários do Dailymotion.

A plataforma permite que você crie uma conta. Quanto mais vídeos você assiste, mais personalizadas ficam as recomendações do site.

4. Utreon

alternativas do Youtube

Utreon tem sido uma grande parte do movimento “alternativa ao YouTube” e tornou-se mais popular à medida que progrediu. Por quê? Ele fornece ferramentas mais avançadas para criadores de conteúdo, concentra-se em recursos inovadores e oferece melhor envolvimento da comunidade.

Embora todos esses aspectos sejam atraentes, talvez a maior razão pela qual os criadores de conteúdo sejam atraídos para a plataforma Utrean seja sua postura em relação à privacidade.

Se você é um produtor de vídeo, nem precisa reenviar sua biblioteca de vídeos existente; O Utreon pode extrair todos os seus vídeos do YouTube e preenchê-los no seu perfil do Utreon.

5. The Internet Archive

O Internet Archive é uma biblioteca baseada na web de todos os tipos de conteúdo gratuito, incluindo livros, música, software e, claro, filmes.

Assim como você pode associar uma biblioteca física à pesquisa, um dos pontos fortes do conteúdo de vídeo do The Internet Archive é sua vasta coleção de conteúdo histórico. Embora também tenha alguns conteúdos mais recentes, alguns de seus melhores vídeos são reportagens, séries de TV e filmes mais antigos e obscuros que normalmente são difíceis de encontrar em outros sites.

Como muitos outros sites, os usuários também podem enviar vídeos para o Internet Archive. Ao carregar vídeos, H.264 é o formato de codificação de vídeo comum usado.

6. Crackle

Crackle é um site de streaming online que apresenta programas originais para a web, além de filmes de Hollywood e séries de TV de várias redes.

Alguns dos conteúdos originais de Crackle foram aclamados pela crítica, incluindo a webséries. Ele também tem uma seleção sólida de programas de TV conhecidos, como 21 Jump Street, 3rd Rock From the Sun, Doc Martin, The Ellen Show, Hell’s Kitchen e Peep Show.

7. Twitch

Twitch é a melhor plataforma de transmissão ao vivo da web. O site é propriedade da Amazon.

O foco principal do Twitch é streaming de videogame ao vivo, eSports e talk shows relacionados a jogos. Há também alguns conteúdos não relacionados a jogos. Mais notavelmente, o Twitch transmitiu vários videoclipes ao vivo de festivais e shows. O DJ internacional, Steve Aoki, transmitiu um set inteiro de Ibiza em 2014. Hoje, o Twitch é o parceiro oficial de streaming do Ultra Music Festival em Miami.

8. TV 9GAG

9GAG é uma coleção de todas as coisas divertidas e patetas: fotos engraçadas, GIFs, vídeos de jogos, memes, anime e muito mais.

A maior parte do conteúdo é divertido e frívolo. É o tipo de coisa que é difícil não clicar e depois passar horas navegando. Antes de visitar, esteja avisado: o site contém uma série de vídeos que são um tanto ousados ​​e podem não ser seguros para o trabalho.

9. DTtube

alternativas do Youtube

DTube, abreviação de Decentralized Tube, é um site de vídeos como o YouTube. No entanto, em vez de todos os vídeos serem hospedados em um servidor central, todo o site faz uso do blockchain STEEM e, portanto, descentraliza.

Os usuários que postam vídeos no site ganham criptomoedas STEEM, que podem transferir para suas próprias carteiras de criptomoedas ou vender por dinheiro em uma exchange de criptomoedas.

Uma pequena mudança no DTube é a forma como as métricas são exibidas. Em vez de mostrar quantas visualizações cada vídeo tem, o site mostra quanta criptomoeda cada vídeo ganhou.

10. Facebook Watch

alternativas do Youtube

Assim como o YouTube, o Facebook Watch oferece uma lista personalizada de conteúdo de vídeo com base em seus interesses e histórico de visualizações.

A interface é bem diferente do YouTube, mas o conteúdo e o público geralmente se sobrepõem.

De muitas maneiras, o Facebook agora é um concorrente de pleno direito no espaço de hospedagem/compartilhamento de vídeo.

Com quase 3 bilhões de usuários ativos mensais, o Facebook é a única alternativa com uma base de usuários mais ampla do que o YouTube.

Agora, o compartilhamento de vídeo não é o objetivo principal do Facebook, mas se tornou uma parte significativa da experiência do usuário na plataforma. 

 

 11. Vídeo do Twitter

alternativas do Youtube

O Twitter  é outra plataforma de mídia social que está apostando tudo em vídeo. Eles lançaram o Twitter Live há mais de três anos e cobrem eventos esportivos regularmente desde então.

Mas isso não é tudo: qualquer usuário do Twitter pode enviar e compartilhar vídeos ou iniciar uma transmissão ao vivo na plataforma.

 

12. IGTV

sites como Youtube

IG TV  é a plataforma de compartilhamento de vídeos do Instagram, projetada como um ambiente 100% mobile-first.

Foi lançado em 2018 e é mais o sucessor espiritual do Vine do que um ataque direto ao YouTube – o Facebook está lidando com isso com o Facebook Watch.

Mas isso não significa que não possa ser uma alternativa viável para criadores e empresas que não veem tração no YouTube.

Mais Artigos Relacionados:


Inscreva-se em nosso sininho para receber mais conteúdos e novidades gratuitamente em primeira mão.

mashups

Esses mashups inteligentes de logotipos são totalmente pontuais

alternativas ao Illustrator

As 6 melhores alternativas ao Adobe Illustrator