design UX para VR

Como começar no design UX para VR

Como começar no design UX para VR. O  metaverso está sendo construído peça por peça online. À medida que esta indústria explode, as empresas vão começar a sentir o aperto, já que os já escassos designers de UX começam a se dividir entre UX tradicional e o campo emergente de VX, ou Experiência Virtual.

A Experiência Virtual é uma prática que abrange tanto a realidade virtual quanto a realidade aumentada. Os designers de VX são quase inexistentes agora. Como o trabalho não tem uma ótima ferramenta para projetar, a maior parte do design é feita em tempo real por desenvolvedores de aplicativos virtuais e é relativamente simplista.

Mas se você estiver interessado em VR ou no metaverso, tornar-se um designer de VX é um forte avanço para tornar seu trabalho à prova de futuro, com o efeito bônus de tornar ainda mais difícil explicar o que você faz no trabalho para seus avós e pais.

Então, como você começa então? Aqui está um roteiro simples.

Atualmente, a melhor ferramenta que você pode usar para o design VX é o Adobe XD. Atualmente, o Figma não suporta design de profundidade, portanto, aprender a usar o Adobe XD, se você ainda não o for, será um grande passo na direção certa. Se você também estiver interessado em projetar para realidade aumentada, você pode baixar o Adobe Aero, que permite colocar itens de menu no espaço real e praticar a criação de UI para AR.

Assim como o design UX normal, você pode começar a aprender pulando e começando a brincar com os recursos de design do software, mas a melhor maneira de aprender é intuitivamente, por meio da experiência. Para isso, você precisará comprar um fone de ouvido VR. Atualmente, o headset VR mais econômico do mercado é o Oculus Quest 2, que você pode comprar por cerca de US$ 300 no site da oculus. Este fone de ouvido registrou vendas recordes no Natal, por isso pode ser difícil conseguir um, mas quando você começar a experimentar a VR em primeira mão, poderá usar sua experiência anterior como designer de UX para ver o que está funcionando, o que não está. t, e comece a estabelecer uma lista mental de melhores práticas para o espaço 3D.

UX é sobre empatia, então, como tudo, é sempre melhor ser um usuário. Para começar no VX, você deve se concentrar em maneiras de ter empatia com seus usuários. As habilidades de design são obrigatórias, mas usando VR e vendo o que você gosta e não gosta, muitas decisões se tornarão intuitivas em vez de heurísticas memorizadas.

Para ganhar experiência, você pode começar a projetar um aplicativo de VR de teste. Você deve começar baixando o Unity. É um software de design de jogos gratuito amplamente usado no desenvolvimento de aplicativos de VR. Você não precisa ser um especialista em usá-lo, mas baixando algumas cenas de modelo para menus e interface de usuário de VR, você pode começar a experimentar como um layout funciona.

No momento, VR é um mercado em expansão, um pouco como a internet em 1997. Ainda é cedo, mas para designers de UX com visão de futuro pensando em trabalhar em VX e criar o próximo conjunto de melhores práticas para o metaverso.

Artigos Relacionados:

 

Fique por dentro de mais novidades! Ative o nosso sininho, e receba novos conteúdos de Marketing e Design gratuitamente em primeira mão.

Rumble

Rumble: como funciona a plataforma rival do YouTube?

Esses óculos inteligentes podem finalmente substituir seu laptop?