Google Bard

Google Bard: tudo sobre o grande rival do ChatGPT e como usá-lo

Os sistemas generativos de inteligência artificial ( IA ) estão ganhando popularidade constantemente, com o advento do ChatGPT liderando o caminho. O cenário da IA ​​agora dá as boas-vindas ao Google Bard.

Descubra tudo o que você precisa saber sobre o principal rival do ChatGPT, como ele funciona, seus pontos fortes e como usar essa nova ferramenta!

Desde o lançamento do ChatGPT no final de 2022, os GAFAMs estão em pânico. Aos olhos de muitos especialistas, essa IA de sucesso viral tem o potencial de substituir os mecanismos de pesquisa na web . E até o Google, mestre indiscutível do setor, está ameaçado.

No entanto, na realidade, a gigante vem desenvolvendo seu próprio chatbot de IA há muitos anos. Após longa hesitação, o Google finalmente decidiu lançar “Bard” .

 

O que é o Google Bard?

O que é o Google Bard

Bard é um chatbot baseado em IA desenvolvido pelo Google. É apresentado como um serviço experimental de IA de conversação alimentado por LaMDA : o modelo de linguagem do Google projetado para aplicativos de diálogo.

A Bard usa uma mistura de aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural para fornecer respostas realistas, estimulando ainda mais a conversa com o usuário. 

Disponível pela primeira vez para uma seleção escolhida a dedo de testadores no Reino Unido e nos EUA desde 6 de fevereiro de 2023, Bard foi lançado sem lista de espera em mais de 180 países em 10 de maio de 2023.

De acordo com o Google, Bard pode executar uma ampla variedade de tarefas , como gerar texto, responder a perguntas ou resumir informações.

Alguns dos recursos de uso do Google Bard que poderemos ver no futuro são os seguintes:

  • Escrita criativa

As sugestões de palavras, frases e temas do Google Bard podem ajudar os escritores a criar novos conceitos para histórias, personagens ou cenários.

O Google Bard pode avaliar um texto e oferecer comentários sobre aspectos como estilo, tom e estrutura, ajudando os escritores a aprimorar suas habilidades.

Para ajudar os escritores a superar o bloqueio criativo ou a criar uma redação melhor, o Google Bard pode oferecer sinônimos, palavras relacionadas ou sugestões de frases alternativas.

  • Assistente pessoal de IA

O chatbot do Google Bard AI pode ajudá-lo a gerenciar seu tempo e garantir que você nunca se esqueça de concluir uma etapa necessária em um processo ou perca um compromisso.

  • Tarefas automatizadas

O chatbot usa o Google AI para executar uma série de tarefas automaticamente, como fazer uma reserva em um restaurante e organizar viagens. Com a ajuda deste novo chatbot, espera-se que o Google seja capaz de comprar coisas para você, bem como encontrá-las.

 

Como funciona o Google Bard?

Um porta-voz da empresa diz que atualmente é um experimento separado para complementar a Pesquisa do Google . Os usuários também podem usar o mecanismo de pesquisa para verificar as respostas do chatbot e consultar suas fontes.

Em seu blog, o Google diz que planeja incorporar a IA na busca de uma maneira ” pensativa e completa “ posteriormente. Uma versão de teste da Pesquisa Google com Bard foi lançada na conferência I/O em 10 de maio de 2023.

Dois diretores de projeto, Sissie Hsiao e Eli Collins, descrevem Bard como ” um experimento inicial destinado a ajudar as pessoas a aumentar sua produtividade, acelerar suas ideias e alimentar sua curiosidade “.

Além disso, este produto foi projetado para permitir que os usuários ” colaborem com IA generativa “ . Esta fórmula também pode ser interpretada como uma forma de liberação alfandegária em caso de abusos.

Seguindo os problemas encontrados anteriormente pelos primeiros testadores de Bard, o Google também admite que as ferramentas de IA não são infalíveis .

A empresa, portanto, continuará a usar feedback humano para melhorar o sistema e adicionar proteções adicionais. Em particular, planeja limitar o número de trocas em cada conversa para manter a relevância das interações, como o Microsoft ChatGPT Bing .

Ele fornece três respostas para cada pergunta e um botão “Google It” redireciona os usuários para uma pesquisa relacionada no mecanismo de pesquisa.

Por outro lado, embora esta IA esteja conectada à web, ela pode facilmente cometer erros em notícias muito recentes . Também produz respostas incorretas e alucinadas sobre questões factuais como a carga máxima de uma máquina de lavar específica.

Em comparação com o ChatGPT, o Bard é claramente mais rápido . No entanto, isso pode ser explicado por um número reduzido de usuários. Suas habilidades também parecem potencialmente mais expansivas.

Por outro lado, lamentamos a ausência de notas de rodapé claramente identificadas como oferecidas pelo ChatGPT Bing. Segundo o Google, essas notas só aparecem quando uma fonte é citada diretamente.

Um chatbot de IA conectado à web, ao contrário do ChatGPT

Contra o ChatGPT, a principal força de Bard é estar conectado à web . Lembre-se que o chatbot OpenAI extrai suas informações de um banco de dados que para em 2021 .

Não é o caso da IA ​​do Google, que é capaz de extrair informações diretamente da internet em tempo real . Será, portanto, capaz de fornecer respostas às questões atuais e evoluir ao longo do tempo.

Tecnologia Google Bard

A Bard é construída sobre tecnologias de ponta e modelos de linguagem de última geração. Este chatbot é notavelmente baseado no LaMDA , a linguagem modelo do Google rival do GPT-3 da OpenAI e lançado em maio de 2021.

Usando o LaMDA, a Bard é capaz de entender e responder à entrada de linguagem natural com um alto nível de precisão. O Google especifica que o chatbot usa uma versão light do modelo , exigindo muito menos poder de computação. Isso é o que permitirá que seja estendido a mais usuários, para coletar mais feedback.

 

Assim como o OpenAI com ChatGPT, o Google planeja disponibilizar a tecnologia subjacente aos desenvolvedores por meio de uma API . Nenhuma data foi especificada neste momento.

Google Bard melhora com um novo modelo

Até agora, o Google Bard não foi páreo para o ChatGPT . No entanto, durante uma entrevista ao New York Times em 31 de março de 2023, o CEO Sundar Pichai foi tranquilizador.

Embora ele admita as fraquezas atuais de Bard, ele afirma que o chatbot se tornará muito mais poderoso muito em breve .

Por sua própria admissão, o Google queria ser cauteloso ao implantar essa ferramenta: “ este é o começo da jornada para nós e queríamos ver que tipo de consulta teríamos ”.

É por isso que a empresa preferiu implantar um de seus modelos menores de inteligência artificial.

Agora, Pichai revela que Bard será atualizado para um dos modelos PaLM mais poderosos muito em breve . Isso deve dar a ele “ novas habilidades de raciocínio e codificação ” ou até mesmo permitir que ele “ responda melhor a perguntas de matemática ”.

No futuro, a ferramenta será conectada a modelos ainda mais potentes. No entanto, o Google não quer ser o primeiro na corrida . Sua prioridade é fazer as coisas direito.

Além disso, o CEO antevê um futuro onde poderosos modelos personalizados estarão disponíveis para cada usuário. Segundo ele, isso também é “ o que imaginamos quando criamos o Google Assistant ”. Agora, a tecnologia de IA permitirá que a empresa americana concretize sua visão…

Google Bard recebe sua primeira atualização e seu próprio changelog

Mesmo que o Google já tenha explicado que está modificando continuamente sua IA, nenhuma página até agora permitiu consultar a lista de mudanças. Agora está feito.

Para melhorar a transparência do desenvolvimento do Bard, o Google criou uma nova página de ” atualizações de experiência “ para acompanhar as alterações no chatbot .

Para cada recurso adicionado, cada bug corrigido , o Google também explica o motivo dessa mudança.

Isso permitirá que os usuários descubram facilmente as atualizações mais recentes do Bard, para testá-las e fornecer feedback. Numa altura em que a evolução da IA ​​preocupa , é também uma forma de tranquilizar o público e os legisladores…

Ao mesmo tempo, Bard passou por duas melhorias importantes. Em primeiro lugar, agora são oferecidas opções de pesquisa adicionais quando uma pessoa clica no botão “Google It” .

Além disso, os recursos lógicos e matemáticos do chatbot foram aprimorados. Por um bom motivo, ele nem sempre dava respostas corretas nessas áreas.

Google Bard agora pode codificar em 20 idiomas

Bard pode ajudar na programação e em tarefas de desenvolvimento de software, incluindo geração de código, debugging e explicação de código”, anunciou o Google. O chatbot foi alimentado com conhecimento de várias linguagens de programação, incluindo C++, Go, Java, Python e Javascript.

Além disso, Bard também pode explicar trechos de código para desenvolvedores. Isso pode ser muito útil para aprender um novo idioma.

Assim como no texto, a Bard citará as fontes de seu código se for extraído de um projeto de código aberto conhecido. Esta é uma vantagem sobre o Microsoft GitHub Copilot.

No entanto, o Google lembra mais uma vez que o Bard está em fase experimental e pode produzir códigos incompletos ou que não funcionem conforme o esperado.

Os usuários são, portanto, convidados a testá-lo e avaliá-lo com precisão para detectar erros, bugs e vulnerabilidades.

 

Google diz que Bard não substituirá a Pesquisa

Após o escândalo causado internamente pelo lançamento do Bard, o Google quis tranquilizar seus funcionários durante uma reunião. Executivos responderam perguntas no Dory, o fórum da empresa.

Um funcionário apontou em particular que ChatGPT e Bard são modelos de linguagem ampla, mas não modelos de conhecimento . Eles se destacam na geração de texto, mas não em serem baseados em fatos. Por isso, questionou a pertinência de escolher o Search como primeiro aplicativo , ainda que sua principal função seja encontrar informações reais.

De acordo com o gerente de produto da Bard, Jack Krawczyk, essa ferramenta de IA não é apenas para pesquisa . É mais um ” serviço experimental de IA colaborativa “.

Este recurso foi concebido como um companheiro criativo para estimular a criatividade e satisfazer a curiosidade. No entanto, ele admite que é impossível impedir que os usuários tentem usá-lo como Google Search.

Também foi desenvolvida uma nova função para uso interno, chamada “Pesquisar”. Da mesma forma, a vice-presidente de engenharia para pesquisa, Elizabeth Reid, confirma que o Bard está separado do mecanismo de pesquisa .

 

Há quanto tempo o Google vem desenvolvendo o Bard?

O Google vem trabalhando discretamente na Bard há vários anos . Além disso, a empresa investe fortemente em pesquisa e desenvolvimento de inteligência artificial.

No entanto, ela não planejava abri-lo ao público em geral no curto prazo. Após o lançamento do ChatGPT, o CEO Sundar Pichai emitiu um alerta vermelho e pediu às suas equipes que acelerassem o desenvolvimento de produtos de IA.

É provável que o líder empresarial tenha decidido apressar o lançamento do Bard , ciente do potencial dos chatbots de IA e de sua ameaça aos mecanismos de busca tradicionais. 

Juntamente com o anúncio de Bard, o Google planeja adicionar recursos baseados em IA ao seu mecanismo de pesquisa do Google . O objetivo será sintetizar informações dentro da página de pesquisa e fornecer respostas detalhadas às consultas do usuário.

 

Google Bard x OpenAI ChatGPT

Imagem: Eureka

Até o momento, o ChatGPT é o chatbot AI mais popular . Lançada em novembro de 2022 a Open AI, essa ferramenta rapidamente se tornou viral. E isso, graças à sua capacidade de responder a todas as perguntas e gerar todos os tipos de textos em um instante. 

O Google está em uma corrida para competir com o OpenAI desde dezembro de 2022, declarando um “ código vermelho ” em resposta ao lançamento do ChatGPT.

No entanto, Bard poderia muito bem superá-lo . Estes dois chatbots deverão oferecer as mesmas funcionalidades, mas este recém-chegado terá várias vantagens significativas.

Primeiro, conta com o apoio do Google : um gigante da tecnologia com orçamento e recursos ilimitados. Este chatbot também é baseado no poderoso modelo de linguagem LaMDA . Além disso, mais uma vez, é capaz de fornecer informações atualizadas graças ao acesso à Internet .

Nesta batalha, as possibilidades são infinitas e essa é a parte mais emocionante. Ambas as empresas estão evoluindo seus modelos de linguagem a cada dia que passa. O ChatGPT já está configurado para entrar na versão GPT4 que virá com o Microsoft Bing, enquanto o Google Bard está pronto para ser um com o pacote do Google. Vamos ver como essas tecnologias vão mudar nossas vidas. Ambos têm seus próprios benefícios e limitações, mas o mais intrigante é que, de uma forma ou de outra, a IA testemunhará sua maior conquista nos próximos dias.

A briga é acirrada entre Google Bard e ChatGPT

Quanto custa o Google Bard?

Considerando o cenário atual, Bard está livre por enquanto. Mas considerando o fato de que o ChatGPT Plus é cobrável e exige que os usuários assinem o mesmo para serviços premium, há chances de que a Bard também seja cobrável no futuro. No entanto, ainda não há notícias confirmadas e tudo pode ser possível.

O Google Bard está disponível? Data de lançamento

Atualmente, Bard ainda está em teste beta . O acesso permaneceu limitado a um grupo de testadores selecionados pelo Google desde fevereiro de 2023, antes de uma lista de espera ser lançada em março de 2023 para usuários do Reino Unido e dos Estados Unidos.

A partir de 10 de maio de 2023, Bard estará disponível para todos em mais de 180 países . Infelizmente, a França não é um deles. E ainda é necessário usar uma VPN para acessar a ferramenta por enquanto. 

 

Como usar o Google Bard no Brasil de graça

O primeiro passo é baixar e instalar o navegador Opera. Esse é um programa baseado no motor Chromium, da Google, e que tem como destaque uma rede privada virtual (VPN) embutida e gratuita para uso. Essa ferramenta gratuita mascara a identidade da sua conexão e burla travar de região, fazendo você parecer que está em outro ponto do planeta.

O Opera pode ser baixado no site oficial do navegador. No desktop, ele tem versões para Windows, Mac, Linux e Chromebooks. Para dispositivos móveis, há a opção de download no Android (Google Play Store) e para iOS (App Store).

 

 

Consulte mais Relacionados:

 

Google e Adobe IA

Firefly: Google e Adobe unem forças para desafiar DALL-E e MidJourney

Mouse Sem Fio Logitech Lift Vertical

Mouse Sem Fio Logitech Lift Vertical – com 10% de desconto na Amazon