Na semana passada, os usuários do Instagram notaram que o ícone do aplicativo aleatoriamente se tornou muito mais brilhante. Bem, agora sabemos o porquê – tudo faz parte do maior rebranding do Instagram em anos. Mas parece que a internet está dividida com o novo visual do logotipo.
O Instagram de propriedade da Meta revelou uma nova identidade visual composta por um novo tipo de letra sob medida e o logotipo mais brilhante mencionado acima. Talvez a mudança mais notável seja a nova marca de palavras, agora renderizada no tipo de letra ‘Instagram Sans’.
O novo ícone foi lançado há alguns dias, e as reações das pessoas a ele estão inundando. “Vou ter que reduzir o brilho da minha tela para isso”, reclama um usuário do Twitter, enquanto outro acrescenta: “O novo ícone do Instagram é muito saturada. Bruto.” Os usuários também postaram gravações de vídeo do iOS parecendo lutar com o novo ícone – ao desligar o programa, o símbolo parece oscilar entre os designs antigo e novo.
Instagram diz a atualização foi projetada para ajudar a plataforma a “criar experiências mais imersivas e inclusivas”. Em uma postagem no blog, a empresa divide a marca em três áreas principais:
- O gradiente é reinventado com “cores vibrantes para torná-lo iluminado e vivo, e sinalizar momentos de descoberta”.
- O novo tipo de letra, Instagram Sans, é “projetado com a herança do Instagram em mente e inclui vários scripts globais”.
- O novo sistema de layout e design é “avançado no conteúdo e celebra a criatividade, a simplicidade e a auto-expressão”.
Já vimos o ícone ajustado (desenhado por Rose Pilkington; Mas agora recebemos uma visão muito mais abrangente da nova identidade da marca. ‘ Instagram ‘ é um novo tipo de letra divertido baseado no que o Instagram “carinhosamente” chama de “squircle” – o quadrado arredondado de seu logotipo. O tipo de letra também está disponível para uso em Stories e Reels.
Vocês chegaram a notar a mudança do logotipo?