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Os 10 melhores logotipos de todos os tempos de grandes marcas

Os melhores logotipos do mundo têm histórias fascinantes – está curioso? Descubra mais aqui abaixo.

Se você está precisando de uma dose de inspiração, esses melhores logotipos de todos os tempos, podem te ajudar. Neste post, reunimos alguns dos principais logotipos já feitos. Mesmo que o logotipo seja uma parte relativa do esquema geral de identidade, a força do seu logotipo é uma parte fundamental do sucesso da marca. Para os clientes, os logotipos são talvez o ponto de contato mais importante para uma empresa – tão importante que os clientes se apegam a eles e formam um vínculo.

Os clientes subliminarmente entendem essas marcas e se preocupam com elas. Isso é comprovado pela frequência com que o público responde em voz alta e feroz à introdução de um novo logotipo. E porque não? Michael Wolff, co-fundador da agência de branding Wolff Olins, argumentou que uma marca pertence a seus clientes; eles a definem, porque são eles que compram seus produtos ou usam seus serviços. Sem surpresa, os logotipos são discutidos muito além das salas de apresentação das agências globais de branding.

Veja abaixo os melhores logotipos de todos os tempos.

 

 I love New York

Em 1977, Milton Glaser desenhou o logotipo I Love New York na traseira de um táxi, por uma taxa de zero

O logotipo I Love New York parece onipresente e eterno hoje, mas foi desenhado por Milton Glaser em 1977 para o Departamento de Comércio do Estado de Nova York em um momento de inspiração durante uma viagem de táxi por sua amada cidade. Tão universal é o design que ‘to heart’ agora se tornou um verbo, coloquialmente falando. O lendário designer morreu em 2020.

 

IBM

O roteiro para o ethos de design moderno da IBM foi estabelecido na década de 1950 com a contratação do consultor de design Eliot Noyes, que trabalhou no Museu de Arte Moderna de Nova York. Ele trouxe influências como Charles e Ray Eames, Eero Saarinen e Isamu Noguchi para influenciar o design industrial da empresa e contratou Paul Rand para criar a identidade visual da IBM em 1956. Esse movimento foi repetido com a atualização em 1972.

Descubra a evolução do logotipo da IBM abaixo:

1888

Willard R Bundy foi um inventor de dispositivos de registro de tempo. Estabelecida em Auburn, Nova York, sua empresa tornou-se a International Time Recording Company e usou esse logotipo em 1888. Mais tarde, ela se fundiria com outro constituinte da atual IBM.

 

1891

Em 1891, a Computing Scale Company estava usando este logotipo maravilhosamente curvilíneo. A empresa foi fundada pelos empresários Edward Canby e Orange O Ozias em Dayton, Ohio. Eles patentearam um projeto para uma escala de computação que inventaram e começaram a produção comercial do produto. O CSC foi outra semente da qual a IBM cresceu.

 

1911

As empresas International Time Recording and Computing Scale foram fundidas em 1911 para formar a Computing-Tabulating-Recording Company, ou CTR. Em 1914, Thomas J Watson Sr tornou-se seu gerente geral. Com ênfase na engenharia e na pesquisa, ele criou o lema PENSE.

 

 

1924

 

Em 1924, a CTR mudou seu nome para International Business Machines Corporation, e as letras ornamentadas de seu logotipo foram deixadas para trás por um tipo de letra sans-serif mais moderno. As intenções internacionais da empresa foram representadas claramente no logotipo, que assumiu a forma de um globo.

 

1946

Durante as décadas de 1940 e 1950, a empresa passou de dispositivos mecânicos de cálculo para as primeiras tecnologias eletrônicas, e a confiança que ganhou com o avanço tecnológico se refletiu em um logotipo plano e de contorno para substituir o logotipo em forma de globo. A tipografia utilizada foi a Beton Bold.

 

1956

O CEO Tom Watson Jr trouxe um novo espírito de design para a IBM. Ele colocou o consultor de design Eliot Noyes no comando do design. Paul Rand foi contratado para renovar a marca da empresa. Ele criou este logotipo com serifa slab baseado no City Medium, dando à identidade uma sensação de solidez.

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1972

O visual sólido de seu primeiro logotipo para a IBM foi adaptado para parecer mais dinâmico quando Rand o revisitou em 1972. O design básico permaneceu o mesmo, mas as letras foram renderizadas em faixas horizontais, lembrando as linhas de varredura dos monitores de tubo de raios catódicos de o dia. A IBM tem usado este logotipo desde então.

 

London Underground

Este design de logotipo de 1919 tornou-se a base para o logotipo moderno

Embora seja difícil imaginar um logotipo mais simples do que o tipo branco contra uma barra azul, todos executados em um círculo vermelho e grosso, o logotipo do metrô de Londres é um dos mais reconhecíveis do mundo. Marcando ônibus, estações e metrôs na capital da Inglaterra, tornou-se um símbolo imperecível da cidade que o criou – e está em desenvolvimento há mais de cem anos.

O design é tão distinto que os esforços para mudá-lo geralmente envolvem pequenos ajustes que apenas o par de olhos criativos mais astutos notaria, como o sutil redesign do tipo de letra do logotipo .

Target

Stewart K. Widdess, 1962

Uma das marcas mais reconhecidas no varejo dos EUA, a Target agora tem mais de 1.850 lojas só nos EUA. Sua marca foi visualizada na própria concepção da marca e simboliza o objetivo da empresa em alcançar a experiência perfeita do cliente em loja.

O raciocínio? Assim como o objetivo de um atirador é acertar o alvo central, a nova loja faria o mesmo em termos de produtos de varejo, serviços, compromisso com a comunidade, preço, valor e experiência geral.

Apple

O logotipo inicial da Apple era um desenho de Isaac Newton por Ron Wayne em 1976. Steve Jobs sabia que nunca funcionaria como marca e encomendou uma nova marca no ano seguinte. Desde então, a forma da maçã permaneceu a mesma, além de alguns ajustes geométricos para a atualização de 1998 e a mudança de listras coloridas para uma silhueta sólida.

O logotipo de Rob Janoff continua sendo um elemento importante na história de sucesso global da Apple desde sua criação.

Em imagens – a evolução do logotipo da Apple:

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O primeiro logotipo da Apple foi desenhado pelo funcionário Ron Wayne. Retrata Sir Isaac Newton sentado sob uma macieira. Ele está prestes a formular as Leis Universais da Gravitação. Steve Jobs percebeu que a ilustração parece complexa demais para praticamente qualquer aplicativo e não se reproduziria bem em caixas de computador. Você pode imaginar isso no seu smartphone?

Woolmark

Um dos melhores logotipos do mundo não pertence a nenhuma marca comercial – mas quem o projetou?

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Formado por cinco faixas pretas que se cruzam para formar um novelo de lã tradicional, o logotipo Woolmark é macio, elegante e orgânico. É perfeitamente adequado para o seu propósito: representar o uso de lã pura em um produto. O logotipo é creditado oficialmente a Francesco Saroglia, como vencedor de um concurso de design. Nada mais se sabe sobre Saroglia, no entanto, e acredita-se que o designer italiano Franco Grignani foi o responsável pelo logotipo.

 

Uma marca de qualidade

A simplicidade é muitas vezes a principal qualidade de um logotipo perfeito. Então, o que poderia ser mais representativo de uma marca que significa que uma roupa é feita de lã pura do que um novelo de lã elegantemente desenhado? O logotipo é elegante e instantaneamente reconhecível sem ser excessivamente detalhado. 

 

 

Nike

 

 

 

 

 

 

O emblema da Nike é um dos mais reconhecíveis do mundo, e muitas vezes são as ideias mais simples que são as melhores – como prova esta marca criada pela estudante de Portland Carolyn Davidson em 1971. Ela pagou US$ 35 pelo logotipo na época, ela mais tarde, em 1983 , recebeu um anel de ouro swoosh embutido com um diamante e um envelope contendo ações da Nike do fundador Phillip Knight. É talvez uma das histórias mais interessantes – e mais amplamente divulgadas – da história do design de logotipos.

 

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Esboços de swoosh da Nike por Carolyn Davidson e documentos de patentes dos EUA

Vitória

O logotipo de Davidson era visto como um símbolo de positividade, mas na verdade é o contorno da asa da deusa Nike (que personificava a vitória). Seu logotipo foi posteriormente registrado como marca registrada e, além de alguns ajustes nas letras da Nike, permaneceu inalterado.

Uma filmagem de arquivo da Nike dos anos 70 de um tênis de corrida com o famoso swoosh

Perseguindo a Originalidade

De acordo com o site da Nike, ao ver pela primeira vez o design de Davidson, Knight disse: “Eu não amo, mas vai crescer em mim”. Em 2011, Davidson disse ao OregonLive.com que era um desafio criar um logotipo que transmitisse movimento e que Phillip Knight estava muito impressionado com as listras da empresa rival Adidas, por isso estava cada vez mais difícil criar algo original. 

Shell

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Foi o designer nascido na França, Raymond Loewy, que desenhou o primeiro logotipo moderno da Shell. Ele simplificou o logotipo para torná-lo mais reconhecível e ousado à distância – essencial quando seu logotipo é colocado principalmente na beira de uma estrada com tráfego passando em alta velocidade. Ele deu maior impacto às letras e à borda vermelha da própria concha.

 

História:

A palavra Shell apareceu pela primeira vez em 1891 como a marca registrada do querosene que Marcus Samuel and Company enviou para o Extremo Oriente. A Shell Transport and Trading Company foi fundada em 1897 e o primeiro logotipo em 1901 foi uma concha de mexilhão. Desde que apareceu pela primeira vez, o logotipo da Shell passou de uma representação realista de uma pecten, ou concha de vieira, para a forma ousada de hoje com cores distintas. 

FedEx

Substituindo o logotipo original da Federal Express, que foi projetado em 1974, o novo logotipo introduziu uma mudança de nome e uma aparência mais limpa e simples. O roxo foi mantido como cor da marca com a adição de laranja, e o logotipo da FedEx prospera com o uso do espaço em branco. Foi aplicado a 600 aeronaves e 30.000 veículos terrestres.

Com aquela pequena seta sorrateira aninhada entre o E e o X, o logotipo da FedEx incorpora perfeitamente o que a empresa faz – movendo cartas, caixas e fretes de A para B. Ele ganhou mais de 40 prêmios de design e, mesmo tendo sido lançado em 1994 ainda é um favorito.

 

Para você, o que faz um logotipo durar e quando você acha que uma empresa deve mudar seu logotipo?

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