O que é BRIEFING de Design – Exemplos para design de Marcas

Ter um briefing de Design bem escrito e atraente é essencial para orientar os profissionais criativos no  desenvolvimento de mensagens e materiais  que não apenas se encaixam na estratégia de comunicação da empresa, mas também o tornam tão bem-sucedido quanto possível. 

 

Um briefing bem desenvolvido e convincente normalmente terá menos de duas páginas e é suficiente para  delinear o objetivo da peça , estabelecer a direção e definir o público e a mensagem, mostrando os resultados desejados.

O que é um Briefing?

Um brief de design é um documento usado para compreender os desafios, valores e objetivos de uma empresa antes de projetar uma peça  criativa, como: anúncios, banner do site, e afins. O nome é bastante conhecido no mercado publicitário, onde representa o primeiro passo na produção de todo e qualquer tipo de material, como vídeos promocionais, sites, logotipos e outras peças gráficas.

Resumidamente Briefing é um conjunto de informações ou uma coleta de dados, um planejamento,  onde detalha os objetivos, público / comunidade, mensagem ou utilidade.

Existem diferentes tipos de briefings para diferentes tipos de projeto. No entanto é importante que o profissional saiba colher as informações necessárias, e compreender a demanda para o desenvolvimento do projeto.

Como Escrever um Brief de Design

Se você precisa capturar informações específicas de design para design de logotipo, design gráfico, design de interiores, design de produto ou design de site, o modelo do Brief de design certo pode ajudá-lo a garantir que você obtenha todos os detalhes pertinentes. Você também precisa do modelo certo para garantir aos interessados ​​que a missão ou o aumento do escopo não atrapalhem o projeto de design do cliente. 

Além disso, seja você o designer ou o cliente, evite trabalhar em um silo. Em vez disso, trabalhem lado a lado para que tenham um entendimento mútuo do que se espera inicialmente do projeto de design, seu progresso e seus objetivos e entregas necessárias. 

Ao usar um briefign de design, é útil lembrar duas regras de ouro: 

  • Um bom brief de design leva ao lançamento bem-sucedido de um produto, serviço ou ambiente. 
  • Um produto não pode ter sucesso no mercado competitivo de hoje sem um ótimo briefign de design para começar.

O que há no Briefing de design de marca?

Aqui estão os elementos essenciais de um bom briefing de design: Dividimos o modelo em cabeçalhos para facilitar a compreensão.

  • Título do projeto

Principalmente para fins de referência, isso simplesmente confirma o nome do Cliente ou o nome do projeto.

  • Perfil da companhia

Aqui é onde descobrimos mais sobre a empresa e o que fazer para destacar e alcançar os objetivos.

 Quem é você “nome”

Forneça-nos o nome da empresa na íntegra.

O que você faz?

Dê uma breve explicação sobre o que sua empresa faz. Tente ser específico. Você pode enquadrar o que faz usando esta declaração?

Fazemos ____ (o que você faz) por ____ (seu cliente-alvo) .

 Onde estão seus clientes?

Onde você está? Onde estão seus clientes? Você tem áreas, regiões ou países em que não opera no momento, mas gostaria de fazê-lo no futuro?

Como você é visto no mercado?

Seja o mais objetivo possível.

  • Como você é visto atualmente?
  • Se você classificasse seus concorrentes na ordem do melhor para o pior, onde você se colocaria?
  • Onde você acha que seus clientes o colocariam, com base em sua marca e reputação atuais?
  • Sua marca está alinhada com o local em que você deseja estar nessa lista?

Qual seu objetivo e metas ?

A primeira coisa que você precisa descobrir é o que seu cliente deseja, quais são as metas de médio e longo prazo para os negócios e como você as alcançará? Por exemplo:

  • Quais são suas metas de crescimento para os próximos três anos? (volume de negócios e lucro)
  • Como será a empresa quando você chegar lá? Quantos funcionários haverá, quantos negócios você fará?
  • Isso será alcançado atraindo novos clientes?
  • Talvez você queira fazer isso atraindo um tipo diferente de cliente
  • Ou vendendo algo novo
  • Ou simplesmente vender mais para clientes existentes
  • Você precisa melhorar a eficiência para ajudá-lo a chegar lá?

Qual é a personalidade da empresa?

Mais uma vez, use pontos de bala, se quiser, e tente se colocar no lugar do seu cliente.

  • Que imagem você tem no momento, você acha?
  • Qual é a imagem que você deseja que a empresa retrate?
  • Você é amigável e acessível? Profissional e eficiente? Grande ou pequeno?
  • O que o diferencia dos seus concorrentes?

Quem são seus concorrentes?

Pense quem são os concorrentes, e faça uma lista de talvez 3-6 concorrentes.

O nome da empresa concorrente, mídias sociais e o endereço do site podem ser úteis. Diga-nos em algumas frases como elas são e como você se compara a elas. Por exemplo:

 

O que você deseja alcançar com este projeto?

Como esse projeto pode ajudar isso acontecer? Onde você deseja chegar no final do projeto para configurá-lo para alcançar esses grandes objetivos?

Qual é o público-alvo e em que precisamos nos concentrar?

Pode haver alguns tipos, mas quanto mais específicos pudermos ser, melhor, portanto, tente ser o mais detalhado possível. Sua descrição pode incluir idade, localização, histórico, entre outros.

 

Qual a utilidade da Marca – relacionada a este projeto?

Como você precisa que a marca seja usada, como ela soluciona os problemas? Para ter isso em mente durante o processo criativo. Se a marca precisar ser usada em algo muito grande (como um cartaz ou sinalização) ou algo muito pequeno (como uma caneta), isso precisará ser levado em consideração.

Se você possui algum material de marca existente, eles precisam ser substituídos? Se você planeja manter alguns de seus ativos ou garantias existentes, como a nova marca funcionará ao lado deles?

 

Materiais disponíveis

Seu cliente já possui um logotipo, folheto, fotos de produtos ou outros materiais que seriam úteis para o seu design?

Olhar para seus materiais promocionais existentes pode fornecer informações valiosas sobre quais são seus gostos de design e quais são suas prioridades.

Esses tipos de add-ons podem ser valiosos para seu cliente e para seus resultados financeiros.

Dicas extras: Pedir aos clientes exemplos de designs de que gostam e de que não gostam, mesmo que sejam designs de seus concorrentes, pode fornecer informações valiosas sobre o que eles gostam e o que não gostam. 

Ter uma ideia do que seu cliente não deseja pode evitar que você perca tempo projetando e dores de cabeça.

Agora que você tem uma ideia do que o briefing de marca deve incluir, é hora de decidir se você deve coletar essas informações por meio de um questionário formal ou simplesmente fornecer a seus clientes um documento de orientação que lhes diga como montar um briefing.
Briefing de design modelo

O Design Brief Template da ClickUp

  • Um questionário formal – pode ser útil para clientes que são novos no trabalho com designers profissionais. Um questionário bem elaborado faz seu cliente pensar e chegar à raiz do que ele deseja alcançar.
  • Se o seu cliente já trabalhou com designers profissionais, essa pode ser a melhor maneira de obter informações. Permitir que seu cliente diga o que ele deseja pode levá-lo a revelar informações que ele talvez não revelasse em um questionário formal.

Componentes bem-sucedidos de um Brief de design

Embora o assunto determine as especificidades de um briefing de design, os seguintes componentes são cruciais para garantir a aderência aos planos de design típicos, conforme acordado entre designer e cliente: 

  • Nome/Título do Projeto: Digite o nome ou o título do resumo do projeto (como você ou o cliente se refere a ele). 
  • Detalhes do cliente: Inclua todas as informações de contato do seu cliente (nome, número de telefone, e-mail, etc.), bem como seus negócios, o que fazem, o que vendem e assim por diante. 
  • Detalhes do projeto: insira todos os resumos relevantes do projeto, fontes de pesquisa, escopo, descobertas e detalhes da pesquisa. 
  • Objetivo: Fornecer detalhes das metas do cliente, resultados desejados e objetivos mensuráveis. 
  • Elementos criativos/de design: registre todos os elementos de design desejados por seu cliente. (Esta é uma oportunidade perfeita para o moodboard determinar o que eles gostam em termos de design e por que gostam, bem como inspecionar os modelos de design existentes para o que estão procurando.) 
  • Público-alvo: informe o público-alvo do projeto de design. 
  • Atitude: Descreva o tom do projeto. A marca do cliente tem personalidade? Qual é a atitude que o cliente deseja transmitir com este projeto de design? 
  • Análise competitiva: capture todos os detalhes da análise competitiva. Quem – ou o que – é a competição do projeto de design? 
  • Requisitos de imagem: Liste as mídias que o cliente deseja para o projeto de design (gráficos, fotografia, multimídia, etc.).
  • Cronograma: Defina o cronograma projetado para o projeto de design. Quais são as datas e prazos importantes? 
  • Orçamento: Forneça detalhes do orçamento do cliente, incluindo valores monetários (ou outro meio de troca), fontes financeiras ou notas sobre projeções financeiras adicionais.

Por último faça anotações em seus briefs assim que iniciar o projeto. Mantenha sua proposta junto com ela, bem como outros documentos importantes. Destaque as partes importantes de cada um ou faça anotações nas margens. 

Modelo de Brief de design:

O documento de ajuda no modelo de Brief de design mostra vários recursos de estilo e formatação para usar como inspiração ao escrever seus documentos de Brief de design no ClickUp.. 


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