Tendências para 2022: o que vem por aí nas mídias digitais e sociais?

Há poucas semanas para terminar 2021, e todos os departamentos de marketing estão começando a pensar em suas estratégias e foco para 2022. Como fazemos todos os anos, é hora de refletir e analisar quais tendências marcarão a mídia social no próximo ano.

Não queremos nos concentrar apenas nos marcos que darão o tom para o conteúdo das redes sociais, mas também nos destaques a ter em conta em todas as áreas relacionadas com ambientes digitais em 2022. Vamos ao assunto!

Vamos começar com um dos temas mais quentes para profissionais de marketing digital: o que podemos esperar dos principais plataformas de mídia social em 2022?

Do algoritmo ao blockchain, da inteligência artificial à transformação digital, parece que a cada ano surge um novo trending topic na esfera do marketing digital. Sem dúvida, 2022’s será “metaverso”, graças ao hype criado pelo Facebook / Meta.

No entanto (e para não prejudicar seu enorme potencial a longo prazo), o metaverso de Meta ainda está longe de se tornar uma realidade, e provavelmente levará alguns anos até vermos um progresso significativo.

Nesse contexto, o que podemos esperar do Facebook como o conhecemos?

  • Uma comunidade mais madura. Não é surpresa que os usuários do Facebook sejam mais velhos do que outras plataformas . No entanto, o recente vazamento dos infames Facebook Papers confirma que os jovens usuários estão fugindo da plataforma em um ritmo alarmante. Na verdade, olhando alguns dos dados que coletamos em primeira mão nas contas do Facebook dos Good Rebels, mais de 60% de as interações vêm de usuários com 45 anos ou mais. Embora isso seja realmente interessante para marcas com um público-alvo adulto, a empresa de Zuckerberg continuará tentando implementar novos recursos (como Reels, já disponíveis nos EUA) durante 2022, com a intenção de atrair esses usuários mais jovens.
  • Facebook Business Suite. Durante 2021, muitos usuários obtiveram acesso ao novo gerenciador de página, o Facebook Business Suite. Em 2022, espera-se que experimentará uma expansão massiva, incluindo funcionalidades que tornarão o dia a dia do profissional de marketing de mídia social muito mais fácil (como um gerenciador de mensagens privadas ou análises do Facebook e Instagram).
Tendências de mídias sociais 2022

Para muitos, o TikTok foi a plataforma estrela de 2021. Seu crescimento nos últimos anos foi exponencial: em termos globais, já ultrapassa 1 bilhão de usuários ativos por mês , e alguns meios de comunicação estimam que em 2022 ele poderá ultrapassar o Instagram .

O que isso significa para as estratégias de mídia social das marcas?

  • Mais marcas. O TikTok ainda não está muito saturado por anúncios ou páginas da empresa. As marcas que conseguirem encontrar o seu posicionamento nesta plataforma terão uma vantagem competitiva que poderá ser decisiva no futuro.
  • Maior investimento em publicidade. Por não ter tanta pressão publicitária como o Instagram, os custos da plataforma continuarão a taxas bastante competitivas.
  • Uma nova abordagem para conteúdo de marca. Para muitas empresas, UGC, conteúdo gerado por funcionários e marketing influenciador serão os pilares de sua estratégia de conteúdo.
  • Apoiando os criadores. Em termos de novos recursos, por enquanto, parece que o TikTok concentrará seus esforços em promover e impulsionar ainda mais os criadores de conteúdo (como fez em 2021 com o Portal do Criador do TikTok). Nenhum novo recurso parece ter sido anunciado para contas corporativas no momento, mas o TikTok Ads provavelmente desenvolverá novos objetivos de compra, bem como funcionalidades de otimização de campanha.

 

 

Por muitos anos, o Instagram manteve-se a rede social por excelência. Agora, parece que durante 2022 eles irão implementar novas funcionalidades com o objetivo de reter seus usuários diante do TikTok. Qual será o foco da plataforma em 2022?

  • Poder para os criadores . Nos próximos meses, o Instagram apresentará novas maneiras de compensar os criadores de conteúdo original, para que eles possam monetizar suas atividades dentro da plataforma, além do conteúdo de marca. As compensações podem vir em diferentes formas e cores, seja com base na viralidade do conteúdo ou em métodos de assinatura (imitando Just For Fans ou OnlyFans). Na verdade, rumores já estão sugerindo nomes como “Histórias exclusivas” e “SuperFollow”.
  • Tudo em vídeo . Com a introdução dos Reels, o Instagram queria assumir oTikTok e, como o chefe da plataforma, Adam Mosseri, anunciou há algumas semanas , eles continuarão a promover esse formato. Na verdade, o Instagram já começou a se mover em direção a esse objetivo com a remoção do IGTV e a unificação da seção “Vídeo”.
  • Novas opções de compras . Não é novidade que o Instagram está fazendo grandes esforços para permitir que os usuários comprem diretamente em sua plataforma, o que ajudaria as marcas a alcançar uma jornada do cliente menos linear, conforme mencionado em nosso white paper “ Close to Consumer Commerce ”. Após o lançamento de links em Histórias para todos os usuários, o recurso de carrinho integrado deve ser lançado em todo o mundo nos próximos meses, incluindo novos recursos como o Live Shopping.
  • Concentre-se nos recursos de mensagens . O Instagram está ciente de que os usuários usam sua plataforma não apenas para compartilhar conteúdo, mas também para se comunicarem entre si. Novas formas de comunicação (como ligações e videochamadas) já estão em fase beta.

 

A plataforma mudou seu foco para notícias, humor e entretenimento, e parece que encontrou uma base de usuários sólida e ativa lá. De fato, entre janeiro de 2020 e 2021, o número de usuários diários aumentou 14%, de acordo com o Statista. Quais novos recursos o Twitter implementará no próximo ano?

  • Serviço de assinatura. O Twitter Blue já está disponível na Austrália e no Canadá. Esta assinatura fornecerá aos criadores funcionalidades premium (como edição de tweet).
  • Potencializando o Twitter Spaces. O Twitter lançou sua própria versão do Clubhouse em 2021. Embora não pareça ter decolado, espera-se que a plataforma continue a impulsioná-lo em 2022 com a adição de novas funcionalidades.

Twitter reações

Veja também: Comunidades do Twitter esperam rivalizar com o Reddit como uma nova alternativa

 

Vimos que este ano, o LinkedIn tentou se aproximar de seus criadores de conteúdo, como vimos com o TikTok ou o Instagram, por meio do Programa Creator Accelerator. Como esperado, a abordagem do LinkedIn teria um foco mais profissional e, portanto, eles estão testando aspectos como:

  • Melhoria dos formatos de áudio, semelhante ao Clubhouse.
  • Serviço de streaming de eventos pagos.
  • Ao se distanciar dos criadores, parece que o LinkedIn também ajudará os recrutadores com funcionalidades que tornam mais fácil se conectar com potenciais candidatos a empregos (videoconferências, preparação para entrevistas etc.).

E quanto as outras plataformas sociais? Certamente precisaremos ficar de olho em tudo relacionado ao mundo dos jogos . À medida que plataformas como Reddit, Twitch ou Discord continuam a crescer sem parar, as marcas pioneiras encontrarão uma ampla gama de oportunidades muito interessantes, principalmente no mundo do metaverso.

Tendo analisado os principais desenvolvimentos como tendências para mídias sociais … o que podemos esperar em termos do conteúdo em si?

  • Sustentabilidade. Podemos citar o foco das grandes marcas na importância da sustentabilidade, e com certeza, continuará sendo uma referência em qualquer estratégia de comunicação digital.
  • A saúde mental vem em primeiro lugar. O impacto da pandemia destacou a importância de aumentar a conscientização sobre questões de saúde mental, como ansiedade e depressão. Novos hábitos na gestão do bem-estar digital” , As gerações mais jovens são as mais conscientes sobre este aspecto, que certamente terá impacto nos conteúdos de 2022.
  • Entretenimento e merda. Desenvolvido pela Geração Z, cada vez mais conteúdo de mídia social terá como objetivo simplesmente entreter a experiência dos usuários, como se fosse uma terapia de fuga da situação social. E atenção, porque este tipo de entretenimento tem um nome: shitposting, uma forma de publicação “de baixa qualidade, irónica e agressiva”. A conta de Wendy no Twitter marcou uma virada nesse sentido, e agora muitas marcas (especialmente aquelas voltadas para públicos muito jovens) estão seguindo a mesma estratégia em diferentes mercados.
  • Home office. Relacionado ao exposto, e em linha com o boom de Instagram Stories, Reels e TikTok, conteúdos “caseiros”, vídeos gravados diretamente em dispositivos móveis, que mostram bastidores etc, terão cada vez mais peso no editorial das marcas. O motivo é simples: é percebido como um conteúdo mais autêntico, mais genuíno, que humaniza as marcas e aproxima os usuários das pessoas por trás delas.
  • Áudio e podcasts. De acordo com a Insider Intelligence , os usuários de podcasts continuarão a aumentar de forma imparável até 2023, quando estima-se que 25% do áudio digital será entregue neste formato nos Estados Unidos. O surgimento do Clubhouse e a adoção de formatos de áudio por outras plataformas é um sinal claro das infinitas possibilidades que oferecem.

 

Tendências em anúncios sociais

Vimos em 2020 e 2021 que, o investimento em publicidade em canais digitais excedeu o investimento em mídia tradicional, em parte impulsionado por PMEs que cada vez mais adotaram os canais digitais desde o início da pandemia.

Mas quais são as consequências desse aumento da pressão publicitária?

  • Aumento de custos. De acordo com o Statista , o CPM das campanhas sociais aumentou 40% entre o segundo trimestre de 2020 e o segundo trimestre de 2021. Longe de ser pontual, os custos provavelmente continuarão a aumentar nos próximos meses.
  • Cada vez mais orientado para o ROI. Este aumento de custo levará as empresas a buscar a otimização máxima das campanhas e a serem mais exigentes em termos de resultados e ROI percebido.
  • Novas plataformas. Os anunciantes devem investir mais em novas plataformas (TikTok, Twitch …) com custos muito competitivos e públicos semelhantes.
Tendências de mídias sociais 2022

Há anos, o marketing influenciadores responde por uma parcela significativa dos orçamentos de marketing (entre 10 e 20% em termos globais, de acordo com o Statista ). Obviamente, o aumento do investimento significa que a forma como lidamos com os influenciadores também mudará em 2022:

  • Padrões mais elevados e medição de desempenho . Um aspecto fundamental que até hoje representa uma rolha para as marcas.
  • Relações de longo prazo com marcas , a fim de construir laços significativos entre marcas e comunidades de influenciadores.
  • As vendas sociais e as compras ao vivo estão em alta . Isso explica por que o Instagram e outras plataformas estão tentando promover compras no aplicativo, bem como compras ao vivo, uma tendência que já está bem estabelecida nos países asiáticos e que provavelmente tomará as estratégias de marketing como uma tempestade no Ocidente em 2022.
  • Influenciadores sempre ativos . Em vez de usar influenciadores em momentos específicos ou campanhas independentes, as marcas estão mudando para uma abordagem ‘sempre ativa’, com a qual podem impactar constantemente os usuários por meio de uma estratégia contínua.

Tendências em criatividade

Já mencionamos como o conteúdo caseiro e de merda influenciarão as estratégias editoriais, mas vamos dar uma olhada nos aspectos criativos que darão o tom em termos de design digital e visual em 2022.

  • É tudo uma questão de movimento. De acordo com Martin Widdowfield, diretor criativo da Robot Food, a estática não atrai mais os usuários. A expansão dos outdoors digitais ou o aumento do investimento em mídia digital está levando a um maior uso do movimento em quase todas as comunicações da marca.
  • Irregular é lindo. Formas geométricas e linhas retas são coisas do passado. Agora tudo se resume a encontrar o seu “caos criativo” para atrair um público mais jovem,
  • Viva os anos 90 e 2000. Uma tendência que já se concretizou este ano e que se manterá forte em 2022. Os anos 90 estão de volta e vão dando lugar às tendências Y2K inspiradas nos anos 2000.
  • Entrando na moda. Para muitas marcas, a moda se tornou uma forma de estar presente no dia a dia de suas consumidoras. Em 2022, esperamos que as campanhas criativas tragam o design visual das ativações de marketing para as coleções de moda e streetwear.
Tendências 2022 mídias sociais
Tocar Novo para Nike por Wieden + Kennedy

 

Como vimos, os ambientes digitais estão constantemente inovando e mudando, e tentar abraçar todas as tendências pode ser esmagador. Se você deseja manter sua marca atualizada, nossa recomendação é priorizar os seguintes aspectos:

  • TikTok se tornará a rede social por excelência.
  • O conteúdo caseiro será fundamental nos planos editoriais.
  • As plataformas tradicionais concentrarão a maior parte de seus esforços nos criadores de conteúdo, e não nas marcas.
  • O aumento da pressão publicitária resultará em um aumento de custos , levando as marcas a buscar novas plataformas de publicidade onde veicular suas campanhas sociais a um custo menor.
  • A criatividade virá dos anos 90 e 2000. Quanto mais ousado, melhor. É hora de sair do minimalismo e buscar novas formas de expressão.

curso social media design

E você, o que achou? qual sua previsão para os canais de mídias sociais?

Veja também: Curso Social media Profissional Para Gestores de Marketing

13 Fontes de Natal grátis para deixar seus designs no clima das festas

O que é BRIEFING de Design – Exemplos para design de Marcas