Como prospectar clientes online como Freelancer

Consiga fechar os clientes que precisa para viver 100% de internet e ter a liberdade financeira e geográfica que você tanto quer. Se você não sabe como prospectar clientes online como freelancer. Veja agora algumas dicas que você precisa saber para conquistar novos clientes online, como você pode se posicionar melhor para atrair clientes em potencial.

Se você tem um negócio online, a prospecção não é apenas essencial para o seu crescimento, mas também vital para a sua sobrevivência. A prospecção ajuda você a encontrar clientes. E com os clientes ou (leads) as vendas acontecem para aumentar o seu fluxo de caixa.

Aqui estão quatro estratégias que você pode implementar para prospectar novos clientes como freelancer online. Em essência, eles respondem “quem, o quê, onde e quando” para sua campanha de marketing.

 

Como prospectar clientes online como freelancer?

A Internet é uma ferramenta essencial para negócios, empreendedores, profissionais. Quanto mais você aprender sobre como as pessoas pesquisam, compram e se conectam com outras pessoas em seu nicho, mais fácil será encontrar novos clientes em potencial, ou parceiros que se encaixem no seu perfil de cliente ideal.

Identificar e avaliar clientes em potencial é uma das coisas mais importantes que você precisa fazer como profissional. Você precisa de clientes de qualidade que respeitem suas habilidades e estejam dispostos a pagar o seu preço.

Prospectar clientes online é um conjunto de táticas e técnicas que você pode e DEVE aprender para fechar contratos melhores.

Quer aprender como encontrar clientes em potencial de melhor qualidade em menos tempo ? As dicas abaixo o ajudarão na sua prospecção de clientes online.

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Prospectar clientes freelancer

 

1. Foco no seu público-alvo

Descubra os atributos do seu cliente-alvo e concentre sua prospecção nesse público-alvo. Esses atributos podem envolver certos tipos de dados demográficos e psicográficos.

Não basta dizer que seu cliente é de um determinado gênero, faixa etária e faixa de renda. Você terá mais sucesso quando também souber o tipo de estilo de vida e os comportamentos de tomada de decisão de compra que seus clientes têm em comum para identificar clientes em potencial que você deve atingir.

Crie uma lista-alvo de clientes em potencial que atendam aos atributos do cliente. Quanto melhor a qualidade dessa lista em relação ao atributo de seu público-alvo, maior a probabilidade de você converter seus prospects em clientes.

 

2. Construa seu portfólio

Se você trabalha como freelancer, seu portfólio é uma ferramenta crucial para mostrar suas habilidades e conseguir um trabalho. Um bom portfólio pode ajudá-lo a atrair mais clientes para seu negócio, produto ou serviço.

Você também pode criar um blog ou criar um site com seu portfólio que mostre seu trabalho e serviços.

Configurar um site não poderia ser mais simples com Wix e SquareSpace . Começar a criar um site de portfólio que mostre o trabalho do qual você é capaz pode ser um primeiro passo incrível quando você está tentando ser notado por clientes em potencial. Há também várias opções de criação de perfil para freelancers. Aqui estão alguns para ajudá-lo a começar:

  • Behance.net – crie um perfil de designer para mostrar seu trabalho
  • Contently.com – incorpore amostras de escrita ou PDFs do seu trabalho
  • Upwork.com – crie um perfil e pegue o trabalho enquanto estiver nele
  • The-dots.com – crie perfis e colabore com freelancers
  • Workana – Publique um projeto e comece a receber propostas.

Seja qual for o caminho que você seguir, ter um link de URL que você pode colar em comentários sobre chamadas sociais para freelancers e adicionar ao seu cartão de visita realmente o ajudará a atrair mais clientes. A otimização para SEO também ajudará você a alcançar mais clientes em potencial

3. Impulsione seu perfil nas redes sociais 

Prospectar clientes freelancer

Uma ótima maneira de aproveitar ao máximo seu site depois de configurado é compartilhá-lo nas mídias sociais.

Mas lembre-se de que a prospecção nas mídias sociais exige que você se integre a outros sites online. Por exemplo, seu site pode ser um ótimo lugar para compartilhar conteúdo detalhado que atrai ou leva clientes em potencial a sites sociais. 

Lembre-se de que diferentes sites de mídia social atraem vários públicos. Portanto, ao prospectar, aprenda qual é a melhor opção para sua equipe de vendas e use-a para obter novos clientes.

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4. Obtenha referências

Peça a seus clientes que indiquem clientes em potencial para você. As referências geralmente são as perspectivas mais fáceis de converter em clientes. Você pode construir confiança e credibilidade desde o início, porque seu cliente em potencial conhece o cliente que o indicou.

As recomendações estão entre as ferramentas mais valiosas do seu arsenal quando você busca prospectar clientes como freelancer. Pedir às pessoas que enviem comentários que podem ir para o seu site ou que deixem uma recomendação no LinkedIn são ótimas maneiras de obter aquele cliente número um tão importante.

5. Alcance seu público-alvo com PPC, publicidade de retargeting e e-mail

Publicidade online custa dinheiro. E sua despesa aumenta de acordo com o tipo de anúncio que você compra e o público-alvo com esse anúncio. É por isso que focar no seu público-alvo e criar uma mensagem atraente é tão importante.

Uma maneira de prospectar clientes on-line é por meio de anúncios de mecanismo de pesquisa de pagamento por clique. PPC é um tipo de marketing de mecanismo de pesquisa no qual você coloca seu anúncio gráfico ou apenas algumas palavras nas páginas do mecanismo de pesquisa. Você pode definir um orçamento definido e pagar apenas quando um visitante clicar em seu anúncio, o que o levará ao seu site.

A chave é selecionar as palavras-chave que atrairão seu público-alvo. Para otimizar seus resultados, você também deve instalar um sistema de rastreamento de conversão em suas páginas de destino.

Você pode maximizar o retorno da publicidade investindo em redirecionamento. Essa é uma estratégia que permite trazer clientes em potencial que visitaram seu site e conheceram seus produtos e serviços, mas não compraram.

O retargeting envolve tecnologia que permite acompanhar as pessoas que visitam seu site e exibir seu anúncio para elas quando visitam outros sites. Quando eles clicam no seu anúncio, eles voltam para o seu site.

O e-mail é um outro método para atingir seu público-alvo.

 

6. E-mail Marketing

Prospectar clientes online

Com mensagens impactantes, personalização atraente e uma chamada à ação matadora, um e-mail bem construído pode ser a melhor arma em seu arsenal de prospecção.  

De acordo com a McKinsey , o e-mail é 40 vezes mais eficaz na aquisição de novos clientes do que o Facebook ou o Twitter.

É também a forma mais rápida e económica de transmitir as suas mensagens de marketing, proporcionando-lhe um elevado retorno do investimento . 

Não apenas isso, mas quase todo mundo no espaço B2B usa e-mail como uma das principais formas de comunicação.

Ao enviar um cold e-mail para encontrar novos clientes em potencial online, é importante seguir as práticas recomendadas com suas mensagens.

Tente usar estas sete etapas simples para melhores campanhas de marketing por e-mail:

7. Boas práticas para e-mail marketing 

1) Crie um gancho cativante ou gere intriga no cabeçalho do assunto, a fim de melhorar a taxa de abertura do seu e-mail. 

2) Mantenha suas frases curtas. Mantenha-os afiados. Isso facilitará o interesse do leitor. 

3) Use imagens atraentes. Não dê ao seu leitor a chance de desligar.  

4) Experimente vídeos pré-gravados. Essa pode ser uma excelente maneira de aumentar o engajamento e estabelecer ainda mais a confiança.

5) Valor da oferta. Não faça do seu e-mail tudo sobre você. Fale sobre os pontos problemáticos do prospect e como você planeja resolvê-los. 

6) Inclua uma chamada à ação. Não se esqueça de apontar a direção certa para seu prospect e pedir que ele faça alguma coisa. 

7) Crie mensagens diferentes para pessoas diferentes. Segmentar seu público pode aumentar sua receita em 760%! (Monitor de Campanha, 2022).

 

8. NÃO SE ESQUEÇA DE MONITORAR SEUS RESULTADOS

Você pode nunca saber o quanto conseguiu até verificar os números. Ao olhar para os negócios fechados, você pode dizer se as estratégias atuais estão gerando os resultados certos. Por meio da avaliação, você pode saber quais atividades geraram mais valor para prospects, clientes e para o seu negócio.

O monitoramento também revela seus desafios. Ele ajuda você a redirecionar a maioria dos processos de tomada de decisão para garantir um melhor sucesso. Também é por meio do rastreamento que você pode identificar oportunidades perdidas que valem a pena considerar. Nós recomendamos o uso da ferramenta MLabs para gestão das redes sociais e insigths .

 

Próximos passos:

Prospecção é uma atividade contínua. Comece com objetivos práticos para prospectar. E monitore suas atividades e resultados para melhorar seu desempenho.

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