Teoria das cores no Marketing

Teoria das cores no Marketing como elas influenciam na Marca

O que representa a teoria das cores no marketing, muitos profissionais estudam a melhor maneira de aplicá-las em um design, em anúncios de publicidade.

Um bom designer, por exemplo: sempre vai buscar a essência da marca, a identidade, para saber exatamente que tipo de paleta de cores combinar. Porque cada cor atua de maneira diferente no nosso cérebro, influenciando nossas emoções e a nossa percepção.

Qual o significado das Cores no Marketing?

Como utilizar a favor da sua marca 

 

O Significado das cores
Teoria das cores – Significado

O que é a Teoria das cores no Marketing?

A teoria das cores trata-se de influenciar positivamente ou negativamente, ativando setores do cérebro que passam a mensagem, que está sendo transmitida

A ideia de que as cores específicas no Brand podem acionar certas respostas – Mas quanto disso é fato e quanto é ficção?

Significado

No marketing, é fundamental entender qual a ideia a ser transmitida para seu público.

As cores utilizadas nos anúncios geram emoções, impactando a pessoa que as recebe de maneira positiva ou negativa. Sendo assim elas podem influenciar as ações  dos consumidores.

Cada pessoa tem um gosto próprio para as cores, tem a sua cor favorita. Mas o que quero dizer é que as cores influenciam a todos, e qualquer profissional de marketing, designers, desenvolvedores de sites, elas podem alterar o humor e influenciar decisões , e com isso podem impactar resultados.

Como as cores podem influenciar?

Vermelho: urgência, paixão, emoção, perigo, fome (CTAs que o usuário precisa prestar atenção);

Azul: tranquilidade, segurança, conhecimento e confiança (pode ser usado para garantir que o usuário confie na sua proposta);

Verde: juventude, crescimento e fartura (transmita a sensação de bons resultados);

Laranja: entusiasmo, aconchego, proximidade, calor (com essa você vai atrair a atenção do usuário para o seu CTA e impulsionar sua ação);

Chamada de ação

Teoria das cores no Marketing – NeilPatel

 

Equívocos sobre a teoria das cores

Infelizmente existem alguns mitos sobre o impacto da teoria das Cores no Marketing 

Existem artigos que você pode encontrar na internet que afirmam que determinada cor pode trazer um número muito maior de conversões do que outra. Isso não é verdade!

As cores podem impactar as pessoas de forma diferente e, no caso do marketing, é preciso realizar testes  para então saber qual delas obteve uma resposta mais positiva e uma elevação da taxa de conversão.

-OBS : Para vendas E-commerce , uma cor diferente de todo o site para o CTA ( Chamada de ação ) pode aumentar as chances de conversão.

Como enxergamos as cores ?

A cor não existe de forma tangível, é uma sensação produzida visualmente, é a impressão produzida e  conhecida  pela retina do olho, pela luz refletida e difundida pelos objetos.

Preferência de cores por gênero

Teoria das cores no Marketing
Teoria das cores

O que são Cores Primárias 

As cores primárias são aquelas que nenhuma mistura de outras cores podem resultar nelas e quando combinadas criam outras. São as cores amarelo, o azul e o vermelho.

É por meio da mistura dessas três cores que obtemos as outras.

Os cientistas passaram a entender as cores vermelho, amarelo e azul como cores primárias canônicas depois de experimentos assertivos do físico Isaac Newton no século XVIII. Ele utilizou no estudo feixes de luz e prismas.

 

O que são Cores primárias

As cores primárias podem ser definidas por aditivas e subtrativas.

Cores subtrativas:

  • É a cor proveniente de absorção de luz, ou seja, a cor visível é aquela que não foi absorvida pelo objeto. As cores pigmento podem ser dividas em cores opacas e transparentes. Seriam  RYB Vermelho, amarelo e azul ( Opacas )  e CMY ( Transparentes )

 

Cores aditivas 

  • É a cor através da incidência de raio de luz. A luz é emitida pelo objeto. Pode ser natural, como o sol, ou artificial como TVs, monitores, câmeras digitais, etc. A soma das três cores primárias produz o branco.

Cor Pigmento CMYK – Teoria das Cores

Teoria das cores no Marketing

 

RGB:  (red, green and blue)  o sistema é aplicado para a reprodução de cores nos aparelhos de televisão, nas câmeras fotográficas digitais, nos monitores de desktop, notebook e ultrabook e nas iluminações das peças de teatro. Esse sistema oposto físico/matemático ao CMY.

CMYK: é um sistema usado para impressora, artes impressas, gráficas.. É a versão industrial do CMY.

As cores primárias CMYK

Magenta, Cyan e Amarelo. E as misturas dessas três cores , se transforma em cinza através de síntese Substrativa.. Um cinza escuro, quase preto por isso tem a Letra K. O sistema que usamos para impressão ou gráfica, é o sistema CMYK.

Cores Secundárias e Terciárias

São a mistura das cores primárias, sendo elas: o verde, o roxo e o laranja.”

Todas as outras cores que existem, são provenientes da mistura das cores primárias. Quando misturamos  duas cores primárias, conseguimos uma cor secundária, e ao combinarmos uma cor  secundária com uma primária, conseguimos uma cor terciária.

 

Secundárias

Teoria das cores no Marketing

Terciárias

As cores terciárias resultam da mistura de uma cor secundária com uma primária. Elas podem dar uma ampla gama de opções para os desenvolvedores,

Teoria das cores no Marketing

 

Cores complementares

As cores complementares são cores que, como o próprio nome sugere, se complementam. Elas se contrastam entre si, mas geram um resultado vibrante e positivo.

Há diversas possibilidades de combinações entre cores, este esquema de cores complementares é um dos mais utilizados no marketing.

Teoria das cores no marketing - Cores complementares
Teoria das cores no marketing

Cores análogas

Cores análogas são  uma combinação de 3 cores “vizinhas”, ou seja,  estão uma ao lado da outra, sempre com a predominância de uma delas.

Normalmente é composta por uma cor primária e suas adjacentes. Como as cores tem a mesma base, essa é uma composição de pouco contraste.

Cores triádicas

As cores triádicas são três cores que se combinam e estão igualmente espaçadas por um ângulo de 120º uma da outra.

cores triádicas

 

Cores tetraédricas

Esquema que utiliza dois pares de cores complementares, o que permite um grande número de combinações.

Cores em quadrado

É bem semelhante ao esquema tetraédricas, porém, com cores equidistantes formando um quadrado dentro do círculo cromático. Este esquema oferece o maior número de combinações possíveis, o que pode se tornar um problema se não souber harmonizar.

Cores em quadrado

 

Propriedades da Cor

As cores  possuem 3 propriedades que são elas: Matiz, saturação e brilho.  A matiz é o primeiro tributo da cor, ela resulta da nossa percepção da luz refletida, assim  a propriedade é –  vermelho, azul, verde e amarelo.. etc.

Cores – Matiz

É o resultado da nossa percepção da luz refletida. Matiz é nome da cor: vermelho, azul, verde, amarelo, etc.

Matiz Saturação

 

Saturação

Também conhecido como Croma, refere-se a pureza da cor. É definida pela quantidade de cinza que a cor contém, então ajuste-se a saturação de uma cor, adicionando a quantidade de cinza, por isso quanto mais pura for a cor mais saturada ela fica.

Teoria das Cores - Saturação

 

 Cores – Brilho

É a quantidade de luz , de claridade. Uma cor pode ser mais luminosa que outra, por exemplo o amarelo é mais luminoso que o Azul.  Então cada cor tem uma luminosidade natural, que pode ser alterado adicionando branco mais luminosidade, ou preto , temos menos luminosidade.

Cores Pasteis

São as cores suaves, são cores oriundas da adição de branco. Trabalhando o brilho da cor e diminuindo a saturação podemos obter uma cor mais delicada e serena.

Cores Neutras

São as cores, preto/ branco e cinza, são cores que combinam com todas cores do circulo cromático.

Outros Sistemas de Cores LAB

Consiste em 3 canais,  que integra entre eles o RGB e o CMYK. O primeiro canal  é iluminação ( L) que utiliza iluminação um valor de 0 a 100 , que significa 0 = preto  e o número 100= branco.

O canal AB significa faixa de cores – Canal A  contém uma faixa de cores magenta e verde. Canal B contém de ciano e amarelo.

Este tipo de sistema é mais utilizado para tratamento de imagens, edição de fotografias. Para ajustar brilho e contrastes, sem afetar as cores.

WEB COLORS

É definido em 3 canais RGB – Vermelho, verde, azul… A junção desse 3 canais utilizados na web representado por 6 dígitos formado por três bytes em hexadecimal.

O sistema hexadecimal vai de 0 a 9/  e A – F , sendo que o zero é ausência de cor, e o F máximo.

Grayscale – Alpha

É o sistema PB significa preto e branco, composta por 253 tons de cores cinzas mais preto e o branco, que resulta num total de 255 tons.

Cores Pantones

Outro detalhe que merece a atenção são as cores Pantones, um sistema de cor,, utilizado por várias indústrias principalmente em gráficas. E nos garante uma reprodução exata das cores . Existem diversos modelos de cores pantones. Porém os mais utilizados são:  Pantone Solid Coated,  Pantone Solid Uncoated.

 

Aplicativos de Paletas de Cores

Adobe Kuler

No site da Adobe você vai encontrar diversas opções de paletas prontas. É uma ferramenta completa que te permite criar variações de até cinco cores por vez. Você pode encontrar variadas composições .Análogas, Monocromáticas, Tríades, Complementares, Compostas, Variações Tonais ou Personalizadas.

Paleta de cores Adobe
Teoria das cores

Temperaturas das cores

As cores tem temperaturas, e as marcas também trabalham entre as cores quentes e cores frias para influenciar o público elas precisam ser alinhadas à ideia principal do produto, marca ou campanha de marketing.

Cores quentes:

Vermelho e o amarelo predominam. São chamadas de quentes porque criam uma sensação de calor, proximidade e estão associadas ao sol, ao fogo, etc.

Cores frias:

Azul e o verde predominam. Estão associadas ao gelo, a água, e criam sensações calmas, de frescor e de tranquilidade.

A questão da temperatura também é relativa e depende da combinação feita. Por exemplo: se o amarelo é aplicado com o vermelho sua temperatura diminui, porque o vermelho é mais intenso, mas se for combinado com o azul ele torna-se mais quente.

 

TIPOGRAFIA E CORES NO MARKETING

Assim como as cores, a tipografia é a arte que dá vida ao texto. Os designers gráficos usam até tipos, como a tipografia cinética, para transmitir ação e mensagem. Eles usam cuidadosamente os tipos de fontes para criar anúncios, e outros materiais promocionais. O principal objetivo do uso da tipografia pode ser transmitir uma mensagem da marca ao público-alvo.

Quando se trata de design, escolher os elementos a serem usados é uma escolha delicada. Executado corretamente, os diferentes aspectos de um design podem influenciar fortemente o processo de tomada de decisão dos consumidores. Eles são influenciadores sutis, mas permanecem eficazes. 

 

VejA também: Curso de Design Gráfico – além da ferramentas.

Tipografia e Sensação

Ao contrário da Teoria das cores, que foi estudada por séculos, a teoria das fontes é mais recente, moderna e ainda está em desenvolvimento.

Hoje em dia, existem 6 estilos de tipografias que emitem uma vibração com base em sua aparência e uso.

  • Serif: tradicional, respeitável, estável
  • Sans serif: simples, direto, sensato
  • Script: pessoal, feminino, extravagante
  • Display: amigável, peculiar, não convencional
  • Modern: inteligente, moderno, com visão futurista
  • Decor: divertido, único, casual

Outros elementos que influenciam a tipografia são tamanho, contraste e espaçamento. Eles também afetam a legibilidade do texto – por exemplo:

  • Tamanho de fontes: As menores podem parecer boas no monitor de design, mas são mais difíceis de ler para os clientes.
  • Contraste: Textos contra um fundo movimentado têm menos probabilidade de serem compreendidos por públicos mais velhos devido à diminuição da capacidade de perceber as cores.
  • Espaçamento: espaçamento e kerning adequados podem tornar as palavras mais legíveis, especialmente se você estiver usando fontes “mais elaboradas”.

Teoria de cores e fontes Influenciam no marketing

Portanto, Cores e Fontes  se combinadas corretamente, funcionam de forma poderosa.

Além de ajudar a transmitir emoção ou personalidade, também reforçam os valores da marca.

Eles farão com que seus clientes em potencial prestem mais atenção, que sintam e percebam sua marca à personalidade que você almeja transmitir.

Brand book exemplos
Modelo de manual de Marca

Essas são as Teorias das Cores no Marketing e Tipografias. Espero que tenha gostado!

 

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