narrativa visual da marca

6 exemplos importantes de narrativa visual para sua marca

É fato! As histórias ajudam o cérebro humano a comprimir e armazenar informações. E como a maioria de nós é aprendiz visual, a narrativa visual da marca é uma forma eficiente para ajudar a desenvolver o visual e fazer os usuários lembrar de suas mensagens ou agir de uma maneira específica.

Com mais de 10 anos de experiência na distribuição de imagens, a Depositphotos compartilha conosco exemplos de narrativa visual, de como comunicar a história da sua marca com recursos visuais.

 

Narrativa visual da Marca:

Sobre uma geração movida a visuais

A Geração Z (Zoomers) consiste em pessoas que nasceram nos anos 2000 e cresceram conectados à Internet. Eles também são chamados de ‘nativos digitais certificados’ ou ‘geração orientada para o visual’ porque compreendem o mundo principalmente por meio de ferramentas digitais.

Embora a Geração Z ainda seja muito jovem, eles já têm um grande impacto no marketing digital, formando quase metade de todos os usuários da Internet em todo o mundo. Quando se trata de números de marketing, as pesquisas mostram que a Geração Z representava 40% dos consumidores em 2020. Isso significa que as marcas precisam se adaptar às necessidades e hábitos da maioria de seu público-alvo.

 

Por que a narrativa visual funciona?

Os visuais são muito mais eficazes em termos de comunicação. Em média, os humanos se lembram de apenas 10% das informações de texto . Ao mesmo tempo, podemos lembrar mais de 65% das informações que nos foram mostradas. Na prática, um texto sem as imagens certas é extremamente ineficaz nos casos em que uma pessoa precisa entender profundamente algo novo.

A narrativa visual da marca torna seu conteúdo envolvente, independentemente do projeto. Os consumidores podem construir conexões entre imagens, sentir empatia pelos heróis e se associar a um personagem.

 

Foto VS vídeo na narrativa

Um estudo mostrou que conteúdo visual colorido envolvente tem 90% mais chances de ser consumido por usuários da Internet do que texto em negrito. Ao mesmo tempo, os usuários têm 85% mais probabilidade de comprar um produto depois de assistir a um vídeo sobre ele (que é a forma mais óbvia de contar histórias).

A tecnologia moderna nos oferece uma ampla gama de oportunidades para contar uma história por meio de fotos, ilustrações, animações ou vídeos.

  • Ao escolher entre foto e vídeo como seu instrumento de narrativa, lembre-se de que o vídeo requer mais tempo de comprometimento de seu público.

 

Exemplos de Narrativa visual de histórias para marcas

A narrativa visual da marca visa aprimorar a comunicação da sua marca e construir uma imagem de marca holística. A abordagem pode ser usada em diferentes estágios de comunicação. 

O nível avançado de narrativa é a comunicação da marca. Nesse caso, é preciso posicionar a marca como uma pessoa de caráter próprio, bagagem emocional e, claro, história pessoal. Lembre-se de que seu herói não deve ser perfeito, caso contrário, não será realista.

 

Veja 6 principais exemplos para desenvolver a história visual da sua marca:

narrativa visual

 

1. Concentre no seu objetivo

Primeiro, decida por que você precisa comunicar sua mensagem, quais CTAs podem incluir, quem é o público-alvo, quais métricas você pode usar para medir os resultados. A narrativa visual funciona bem, mas exige muito esforço. Descubra se os benefícios superam o custo.

 

2. Encontre suas ferramentas

A narrativa pode ser implementada em diferentes níveis de comunicação, incluindo um único produto comercial, campanha sazonal, marketing de conteúdo em redes sociais ou narração de marca em geral. Qual seria o seu caso? Depois de responder à pergunta, liste as plataformas e ferramentas que você pode usar considerando seu orçamento. Podem ser fotografias de banco de imagens com legendas personalizadas, animação, vídeos, gifs, filtros de rosto, jogos online, etc.

 

3. Coloque as emoções em primeiro lugar

desenvolver o visual da sua marca

Os especialistas concordam que a melhor história é sempre construída em torno do cliente, e não do produto .

Branding não é sobre vender produtos, mas sim emoções e fazer os clientes se sentirem satisfeitos. A narração de histórias funciona de maneira semelhante. Pense na ação que você precisa dos usuários e crie emoções que você precisa provocar para aumentar a possibilidade dessa ação. 

 

4. Crie um herói

O personagem principal da história da sua marca deve ser o mais humano possível: realista e relevante. Por relevante, queremos dizer um personagem com o qual os usuários podem razoavelmente se identificar.

 

5. Pense em possíveis conflitos e construa uma estrutura de história

Se você não tem um conflito, não tem uma história. Para descobrir quais conflitos podem ser descritos na história de sua marca, faça uma analise de seu personagem. O que desperta seu medo mais profundo? Um conflito espetacular e verossímil surgirá no momento em que você fizer seu herói colidir com seu oponente (que é a personificação de seu medo). Seu herói pode vencer ou morrer. Mas você decide.

 

6. Transforme sua história em uma história visual

Encontre imagens e um estilo visual que revele a essência de cada elemento de sua história. Uma pequena dica: um elemento estrutural é um evento que muda algo na história. Se você estiver trabalhando em um vídeo ou em histórias do Instagram, crie uma seleção estruturada de ‘quadros’ (em cinematográfico, é chamado de storyboard).

narrativa visual

Exemplos de narrativas visuais

Em 2020, a Gap usou seus modelos de rostos de marca no Instagram. Alguns dos modelos têm experiências artísticas ou de caridade , algumas delas apenas descrevem seu estilo de vida e falam sobre suas roupas favoritas da Gap.

Em 2015, o Slack (o hub de colaboração online) criou uma enorme campanha de relações públicas a partir de um único banner. O banner da página inicial do Slack dizia que o aplicativo Stack foi usado até mesmo por aqueles que colocaram robôs em Marte .

Em 2018, a conta Gucci Beauty Instagram lançou um lindo filtro AR que permitia aos usuários criar autorretratos do período renascentista e barroco. A ferramenta estimulou a produção de conteúdo gerado pelo usuário.

 

Resumindo…

As pessoas contam histórias há pelo menos 20.000 anos. A narração de histórias continua a desempenhar um papel importante em nossas vidas; é uma parte importante da natureza humana e uma arma de negócios poderosa.

Focar no cliente como o herói principal de sua história oferece a oportunidade de se destacar em um mercado altamente competitivo. Qual seria a história se sua empresa fosse o herói e você salvasse o cliente do vilão de sua dor / problema?

Veja também:  Manual de design para Marca Profissional:  

 

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