rebranding de marca exemplos

8 melhores designs e exemplos de rebranding de marca de empresas

Para permanecerem relevantes, muitas empresas precisam se reinventar quando chegar a hora. Nos últimos anos, vimos até algumas das maiores marcas tomarem a difícil decisão de reformular completamente as suas identidades. Escusado será dizer que é um risco que se corre ao mudar a cara de uma empresa, especialmente quando isso é feito pelos motivos errados. Neste post, vamos dar uma olhada em algumas das melhores e mais bem-sucedidas histórias e exemplos de rebranding de marcas, com foco principal em seus designs Se você está planejando fazer o rebranding da marca, poderá aprender uma ou duas coisas com essas empresas.

1.Siemens 

Muitas grandes corporações ainda seguem designs de identidade de marca com décadas de existência, mesmo em uma época de rápida digitalização dos negócios. É por isso que a reformulação da marca da Siemens foi bastante revigorante de se ver.

A Siemens é uma empresa com mais de 170 anos de história. Uma empresa com tanta história sabe quando é necessária uma reformulação da marca. E foi exatamente isso que fizeram em 2018 com uma reformulação completa da identidade da marca.

Antes do rebranding da marca

Redesign da marca

A Siemens utilizou um design corporativo muito tradicional para a sua identidade de marca. Desde o design do logotipo até os materiais impressos e designs de escritório, foram utilizados designs clássicos que você costuma ver em documentos corporativos dos anos 80. Era hora da marca adotar novos estilos e tendências de design.

Depois do rebranding da marca

Redesign da marca exemplos

Redesign da marca exemplos

O rebranding da marca Siemens envolveu uma revisão de quase todos os aspectos de sua identidade de marca. Incluindo o logotipo, site, publicações impressas, pôsteres e até mesmo os sons da marca.

2.Uber 

Foram necessárias várias tentativas para que o Uber encontrasse sua identidade de marca ideal. Na verdade, ela mudou de nome duas vezes em três anos, incluindo várias reformulações de seu logotipo. Eventualmente, o Uber encontrou o design certo para a marca.

O Uber deixou de ser um aplicativo de táxi para muito mais. É agora um serviço que abrange desde entregas de comida até grandes transportes. Foi necessária uma rebranding da marca para unir todas essas subseções em mais de 660 cidades sob o mesmo teto.

Antes do rebranding da marca

Rebranding da marca exemplos

A Uber teve mais dificuldades com o design do logotipo do que com qualquer outro aspecto do design da marca. Eles experimentaram vários logotipos diferentes, bem como ícones de aplicativos ao longo dos anos. Porém, foi necessária uma rebranding completa da marca para encontrar a identidade de marca certa.

Depois do rebranding da marca

Rebranding da marca exemplos

Rebranding da marca exemplos

O rebranding da marca Uber envolveu o redesenho de todos os aspectos de sua identidade de marca. A empresa até projetou sua própria fonte, com suporte para mais de 13 idiomas diferentes, para que os designs pareçam consistentes em todas as plataformas e países.

3. Dunkin’ Donuts 

A Dunkin’ Donuts é outra grande empresa com uma história que remonta à década de 1950. Surpreendeu a todos quando a empresa anunciou seu rebranding da marca. E foi um pouco estranho.

Dunkin ‘Donuts anunciou sua mudança de marca em 2018, renomeando a empresa apenas para Dunkin’. Isso foi feito principalmente para permanecer relevante e na tentativa de competir com outras marcas como a Starbucks. 

Quem consegue relembrar?

Antes do rebranding da marca

Rebranding da marca exemplos

Dunkin ‘Donuts era uma marca bem conhecida e todos sabiam o que podiam conseguir em sua rede de lojas. Mas a empresa queria ser conhecida por mais do que apenas donuts. E o rebranding da marca foi introduzido para abranger outras categorias do negócio, com destaque especial para o atendimento de café.

Depois do rebranding da marca

Antes e depois rebranding da marca

O rebranding da marca da Dunkin envolveu a atualização de todos os seus logotipos, embalagens, publicidade e até mesmo a remodelação do design da loja. A empresa também fez um novo anúncio divertido para promover a reformulação da marca com um slogan que diz “Just Call Us Dunkin’”.

4. Coty

O rebranding da marca Coty é um ótimo exemplo de como os movimentos culturais afetam marcas e negócios. Mesmo sendo uma marca bem conhecida na indústria da beleza, a Coty tomou uma atitude ousada para desafiar a forma como a beleza é definida no mundo moderno com uma nova marca.

O principal objetivo da reformulação da marca Coty é celebrar e representar a beleza de uma forma mais diversificada. Ou nas suas próprias palavras “para celebrar e libertar a diversidade da beleza”.

Antes do rebranding da marca

Rebranding da marca

A Coty se estabeleceu como uma marca de luxo na indústria da beleza. Seu logotipo era um sinal claro dessa afirmação. Mas os tempos mudaram e o público agora procura mais significado nas marcas do que nas declarações. Isso abriu caminho para a reformulação da marca Coty.

Depois do rebranding da marca

A Coty adotou uma abordagem muito colorida em seu processo de reformulação da marca. Especialmente com o símbolo da marca e os rótulos dos produtos, a diversidade foi representada de forma clara e orgulhosa. E ajudou a atrair novos públicos para a marca.

5. MailChimp

MailChimp é um nome bem conhecido, principalmente por profissionais de marketing. Sempre que você viu seu adorável mascote você sabia que era MailChimp. No entanto, a empresa agora é mais do que apenas uma plataforma de email marketing. Agora é uma plataforma de marketing completa para pequenas empresas.

Como resultado, MailChimp introduziu uma identidade reformulada, que apresentou muitas mudanças diferentes com uma abordagem mais séria na forma como a marca é representada. Eles até mudaram as letras de seu logotipo de “MailChimp” para “Mailchimp”.

Antes do rebranding da marca

MailChimp usou uma abordagem divertida e amigável para promover a marca. O macaco mascote foi usado em todos os lugares. Mas, com as melhorias nas características dos produtos e a mudança nos públicos-alvo, a empresa queria que as pessoas os levassem mais a sério.

Depois do rebranding da marca

O Mailchimp renomeado usa uma paleta de cores totalmente nova com uma nova fonte, logotipo, marca nominativa e uma nova abordagem visual usando ilustrações desenhadas à mão. Essa nova identidade de marca deu ao Mailchimp um visual ousado, porém mais criativo.

6. Dropbox

O Dropbox conseguiu estabelecer sua marca muito antes de os armazenamentos em nuvem se tornarem populares. A startup teve bastante sucesso como serviço de armazenamento em nuvem pessoal. Agora, eles querem ser mais do que isso.

O Dropbox introduziu uma nova identidade visual reformulada como parte de sua mudança estratégica em crescimento e público-alvo. Simplificando, a empresa queria passar da “sincronização de arquivos para a sincronização de equipes”.

Antes do rebranding da marca

O Dropbox usou uma paleta de cores rígida em seus designs visuais. A cor azul foi a atração principal. A reformulação introduziu novas cores na paleta, principalmente para representar a diversidade.

Depois do rebranding da marca

Rebranding da marca

O Dropbox tem um logotipo icônico reconhecido por pessoas de todo o mundo. Felizmente, mesmo com uma reformulação da marca, o símbolo do logotipo permaneceu inalterado. Exceto com uma ligeira melhoria no símbolo e na fonte.

No entanto, o resto do redesign apresentou uma abordagem mais colorida com visuais e animações estranhos. Isso era exatamente o que o Dropbox tinha em mente para a reformulação da marca: celebrar os momentos estranhos do processo criativo.

 

7. KIA – exemplos de rebranding

Em 2021, esta montadora coreana decidiu optar pelo que tem sido chamado de “logotipo dramaticamente diferente”. O slogan também foi alterado (agora é “Movimento que inspira”), assim como o nome da empresa (a KIA abandonou a palavra “motores” do nome para mostrar uma transição total que busca referência em mobilidade sustentável). Como disse o CEO da empresa, Ho Sung Song:

“O novo logotipo da Kia representa o compromisso da empresa em se tornar um ícone de mudança e inovação.”

8. Volkswagen – exemplos de rebranding

A Volkswagen anunciou seu novo logotipo com design plano bidimensional em setembro de 2019, durante o Salão Internacional do Automóvel em Frankfurt. Ao mesmo tempo, a VW apresentou seu novo carro ID.3 totalmente elétrico. Tudo fazia parte de uma campanha maior de anúncio de rebranding chamada “Novo Volkswagen”.

Rebranding da marca exemplos

A principal razão para a mudança de marca é, mais uma vez, a revolução da mobilidade eléctrica. A VW tem a ambição de se tornar o não. 1 marca de carros elétricos até 2025, com mais de 20 carros elétricos em oferta e 1 milhão de veículos elétricos vendidos. E graças ao novo ecossistema digital “Volkswagen We”, pretendem que os seus automóveis se tornem dispositivos inteligentes, fornecedores de serviços móveis e até mesmo salas de estar totalmente conectados.

Rebranding da marca exemplos

O novo logotipo da VW manteve apenas os elementos essenciais para ser mais flexível e fácil de usar no espaço digital.

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Conclusão

Algumas novas startups passam por diferentes fases de rebranding como hábito e forma de gerar publicidade. É um erro que você deve sempre evitar.

Da próxima vez, quando você estiver trabalhando na identidade da marca ou até mesmo em uma reformulação da marca, certifique-se de tomar as decisões corretas.

 

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