Designs de identidade de marca exemplos de grandes empresas

Criar uma identidade de marca é uma das partes mais importantes da criação de qualquer negócio atual. Afinal, é o que ajuda a criar a imagem da sua marca. Uma das melhores maneiras de criar uma identidade de marca eficaz é aprender com o que há de melhor que já conquistou o mundo com suas marcas. Vamos dar uma olhada em alguns exemplos de  identidade de marca vencedoras e designs de reformulação de marca. E fale sobre o que os torna eficazes.

Se você é um designer ou estrategista de marca trabalhando em uma nova marca comercial, aprenderá muitas coisas úteis com este guia. Primeiro, vamos começar com o básico.

O que é identidade de marca?

A identidade da marca é o que torna uma marca reconhecida. A própria definição da palavra a descreve perfeitamente. Mas não é como a carteira de identidade emitida pelo governo ou o passaporte que temos. A identidade da marca é bem diferente. E o design desempenha um papel fundamental nisso.

Resumindo, a identidade da marca consiste no design geral da marca, nas cores que utiliza, no logotipo, no nome da marca, na fonte, no estilo dos anúncios, na mensagem da marca e basicamente em todos os elementos visuais da empresa. Quando tudo isso é reunido e equilibrado em perfeita harmonia, dá origem a uma identidade de marca de sucesso.

Veja a CocaCola, por exemplo. Sua icônica cor vermelha e o logotipo da tipografia são reconhecidos em todo o mundo. Mesmo as pessoas em países rurais que nem sequer sabem ler inglês reconhecem instantaneamente a marca apenas pelas suas cores e design do logótipo.

Esse é o objetivo principal de uma identidade de marca. Tornar a marca facilmente reconhecível e memorável. É claro que a identidade da marca também faz parte da consistência.

Por que é tão importante?

Uma identidade de marca consiste em criar um sistema de design para os designs de sua marca. Trata-se de criar regras e padrões específicos, como paleta de cores, estilo de design, fontes e logotipos que podem ser usados ​​de forma consistente.

Uma empresa nunca fica muito tempo na mesma agência de publicidade. Imagine cada agência usando cores diferentes para outdoors e pôsteres da campanha de sua marca. Ou usar fontes diferentes para seus anúncios e rótulos. Isso simplesmente arruinará a consistência da marca.

Ter uma identidade de marca adequada ajuda você a ser consistente com todos os aspectos das promoções de sua marca e designs de produtos. Porque cada vez que você contrata uma nova agência de publicidade ou cria uma nova embalagem de produto, você pode consultar a identidade da sua marca para escolher as cores e o design certos.

 É tudo uma questão de consistência e de tornar sua marca reconhecível.

Principais elementos de uma identidade de marca

É difícil descrever um conjunto específico de elementos para uma identidade de marca. Porque cada marca tem suas qualidades únicas. Por exemplo, a criação de elementos de marca para aplicativos móveis e interfaces de usuário faz parte de startups e empresas digitais.

De qualquer forma, esses são alguns dos principais elementos que você deve ter em todo design de identidade de marca.

  • Logotipo: Um design de logotipo claro e memorável é essencial para qualquer marca. É o que torna uma marca reconhecível e distinta.
  • Paleta de cores: ter uma paleta de cores específica ajuda uma marca a criar designs consistentes.
  • Fontes: você não precisa criar suas próprias fontes. Mas pelo menos escolha e use um conjunto específico de fontes em todos os seus designs.
  • Visuais: elementos visuais como imagens, formas e ícones também fazem parte da identidade de uma marca. Você verá por que isso é importante na seção de exemplos.
  • Estilo de design: é importante seguir um estilo de design. Quer seja um design vintage ou um design de material moderno, ele ajudará a criar designs de marca mais relevantes.

Principais exemplos de identidade de marca

Há uma coisa em comum com todos esses incríveis designs de identidade de marca: todos são criados com paixão e após pesquisa minuciosa. Você notará isso instantaneamente. Dar uma olhada.

1. Firefox

O Firefox anunciou um novo design de rebranding em 2019 com foco principal na representação digital da marca. Uma agência de design chamada Ramotion foi responsável pelo processo de rebranding. O Firefox queria criar um design de marca compartilhado que tornasse todos os seus diferentes aplicativos e serviços atraentes para as novas e futuras gerações. Bem como para diferentes culturas, gêneros e todos os públicos.

Esta foi uma grande reformulação que abrangeu todo o design da marca. Tudo, desde o logotipo até os ícones, designs de interface de usuário de aplicativos e muito mais, passou por grandes mudanças.

Identidade de marca exemplos

Uma das mudanças mais notáveis ​​foi a adição de formas geométricas na identidade visual da marca. Eles chamaram essas “partículas atômicas”. Essas partículas atômicas coloridas contribuem para tornar a marca relevante para as gerações mais jovens, ao mesmo tempo que representam os conceitos centrais da marca. Foi testado pela primeira vez na campanha “O Firefox luta por você”.

Design de identidade de marca

Segundo a agência de design, essa nova abordagem ajudou o Firefox a lançar novos produtos. Além de criar um novo sistema visual e diretrizes a serem compartilhadas por toda a marca.

2. MailChimp

Design de identidade de marca

Com o passar dos anos, o design da marca MailChimp evoluiu para um estado mais maduro, com cores sutis e ilustrações desenhadas à mão. Agora a marca usa Cavendish Yellow como cor principal, juntamente com Cooper Light como fonte principal.

As ilustrações desenhadas à mão são provavelmente a característica mais incomum do novo design da marca MailChimp. Segundo a empresa, ele tem um propósito e ajuda a representar suas ferramentas e práticas de forma mais simples.

3. Subway

Projetar identidades visuais também faz parte da identidade de uma marca, especialmente para grandes corporações multinacionais. É por isso que queríamos fazer um exemplo do Sistema de Identidade Visual do Subway.

Design de identidade de marca

Criada pela agência criativa Turner Duckworth, esta identidade visual cria um conjunto padrão de recursos visuais, arte e imagens para serem usados ​​em muitas das campanhas promocionais, embalagens de produtos e vitrines da Subway.

Identidade de marca

Este sistema de identidade visual é um exemplo perfeito de como criar uma identidade específica para os elementos visuais da sua marca. Lembre-se de que até mesmo as imagens de banco de imagens que você usa nos designs do seu site fazem parte da identidade da sua marca.

4. Uber

A Uber leva muito a sério a identidade da sua marca. Chamar os elementos da sua marca de “um sistema, não ativos”. A identidade da marca Uber consiste em 9 elementos principais. Cada elemento é escolhido para tornar a marca fácil de representar tanto na forma digital quanto física.

Design de identidade de marca exemplos

O principal objetivo da empresa era criar uma marca e uma identidade visual que ajudassem a empresa a criar diversos conteúdos de marca de forma “globalmente consistente”.

Assim, não importa onde você veja o logotipo do Uber ou abra o aplicativo, você poderá reconhecer a marca em um instante.

5. Pinpoint

Pinpoint é uma empresa SaaS especializada em recrutamento. Mesmo que você provavelmente nunca tenha ouvido falar dessa marca, seu estilo único de marca chamou nossa atenção.

A característica mais atraente desta identidade de marca é a sua paleta de cores. Ele usa cores de estilo vintage moderno. Quando misturado com formas geométricas coloridas cria uma identidade que se destaca da multidão.

 

6. Redbox 

Você deve ter ouvido falar da Redbox, a popular locadora de vídeos que já era muito grande antes do surgimento da Netflix. A Redbox renovou recentemente sua identidade de marca para enfrentar o mundo digital, especialmente com uma abordagem pesada à tecnologia VR.

A nova identidade da marca Redbox tem muito em comum com a identidade da marca Netflix . As cores, o formato do logotipo e até mesmo as opções de fonte têm algumas semelhanças.

Como você pode ver, mesmo as maiores marcas não têm medo de roubar algumas ideias de marcas de sucesso quando se trata de criar identidades de marca vencedoras.

7. Evernote

Evernote é uma marca que tem um relacionamento próximo com criativos. A identidade da marca foi projetada pensando no público-alvo. Apresentando uma paleta de cores minimalista e uma bela abordagem para designs de formas e ilustrações.

Design de identidade de marca

Desde o design do logotipo até o uso de formas geométricas e fotos, o Evernote tenta capturar a essência de seus produtos que é a criatividade.

Cada padrão, textura e cor usado na identidade da marca Evernote tem um propósito. Eles até encontraram uma fonte geométrica para combinar com seu design de identidade geométrico.

8. Dropbox

O Dropbox é um ótimo exemplo de designs mínimos de identidade de marca. Ele usa uma paleta de cores rígida, limitando a maioria de seus designs a 2 ou 3 cores.

Um aspecto que você notará nesta identidade de marca é sua abordagem aos designs em diferentes plataformas. Por exemplo, você notará que o Dropbox usa diferentes tons de azul nas marcas de aplicativos para desktop e dispositivos móveis.

É certamente uma abordagem única para designs de identidade de marca digital.

9. Iterable

Iterable é uma plataforma de marketing da qual você provavelmente nunca ouviu falar. Mas queríamos destacar a identidade da sua marca por um motivo principal. Essa é a sua escolha de fontes.

Por mais bonito que pareça o design de sua marca, Iterable usa duas fontes muito comuns. Ubuntu e Source Sans Pro. Duas das fontes disponíveis gratuitamente no Google Fonts.

Designers e agências muitas vezes dão desculpas por não terem um orçamento grande o suficiente para fazer com que os designs de marca pareçam incríveis. A identidade de marca iterable é um ótimo exemplo de como isso é feito com um orçamento mínimo. Claro, você também pode aprender muito mais com o uso de cores e designs de logotipo pela marca.

10. Herotus Coffee

Como você aborda uma identidade de marca de café que contém fortes elementos do mundo físico? Aqui está um ótimo exemplo.

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Herotus Coffee é uma marca de café nova e pequena que usa um design de marca elegante em estilo vintage. O principal objetivo deste design de identidade de marca foi oferecer uma sensação nostálgica aos seus clientes.

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Tudo, desde a embalagem do produto até o design dos artigos de papelaria, foi criado com esse objetivo em mente.

11. Coca Cola

A verdadeira essência da Coca-Cola reside na sua marca poderosa e icônica.

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A identidade da marca de sucesso é caracterizada por características como felicidade, otimismo e inclusão. A marca irradia consistentemente uma energia positiva e edificante, seja através de suas campanhas publicitárias, presença nas redes sociais ou esforços de responsabilidade social corporativa.

slogans de marcas famosas

Além da sua marca registrada, a garrafa curva e o logo vermelho e branco, existem outros componentes que contribuem para a identidade visual da marca.

A Coca-Cola utiliza uma fonte de letra cursiva distinta em seu logo e materiais de marketing. Essa tipografia dá uma sensação de elegância e tradição, reforçando a imagem clássica da marca.

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Conclusão

Observar ótimos exemplos é sempre uma boa maneira de encontrar inspiração e ter novas ideias para seus próprios projetos de design. No entanto, criar uma identidade de marca é uma tarefa responsável que você não deve tentar realizar sozinho.

Você deve sempre fazer pesquisas adequadas, obter feedback, considerar o público-alvo e colaborar com especialistas na área para criar uma identidade visual mais eficaz.

 

 

 

 

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