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Logos animados: por que, onde e como usar

Os logos animados são populares no marketing e identidade de marca. Os motions designers transformam logotipos estáticos em algo novo e único.

As tecnologias digitais continuam trazendo inovações para que o campo do design evolua rapidamente. Uma tendência muda outra e os designers precisam acompanhar as técnicas e direções modernas.

Motion design foi considerado uma das principais tendências deste ano. Elementos animados tornaram-se uma parte central do design poderoso, oferecendo soluções inovadoras e inovadoras. A animação é aplicada a vários componentes de interface do usuário de um produto digital, bem como a qualquer outro material gráfico.

Hoje muitas marcas continuam compartilhando a versão animada dos logotipos com o mundo. Mas por que as empresas investem em animação de logotipos? Vamos descobrir o lucro que um logotipo animado pode trazer para uma marca e onde ele pode ser aplicado.

 

O que são logos animados?

Um logotipo é como o coração de uma identidade de marca. Apresenta a personalidade e desempenha um papel significativo na estratégia de branding. Um logotipo poderoso pode estabelecer a conexão com o público-alvo, bem como contar a história de uma marca. Se os designers gráficos fizerem seu trabalho corretamente, um logotipo estabelece uma imagem de marca eficaz que serve como base de uma estratégia de marketing bem-sucedida.

A era do design gráfico estático e focado apenas na impressão já passou. A tecnologia moderna abre grandes oportunidades e os profissionais precisam aproveitá-la. Para trazer um novo fôlego ao logotipo, os especialistas em design decidiram adicionar um pouco de movimento.

O nível de animação pode variar desde movimentos simples até a apresentação completa de um vídeo curto. Uma empresa e designers concordam sobre qual tipo de animação escolher e quanto tempo será de acordo com os objetivos do negócio, bem como o tipo de personalidade que desejam demonstrar aos clientes.

Hoje as ferramentas que ajudam a criar logos animados, e outros gráficos estão em acesso aberto.  No entanto, caso uma marca precise de um vídeo complexo, pode ser bom procurar os especialistas da esfera do motion design.

Realli animação de logotipo

 

Por que uma marca precisa de um logotipo animado?

Assim que a tendência da animação de logotipos tomou seu lugar, muitas grandes e pequenas empresas entraram em contato com designers. Mas por que está ficando popular tão rápido?

Um logotipo animado é uma forma moderna e dinâmica de apresentar uma marca. Ele pode mostrar o caráter da empresa e transferir uma determinada mensagem para atrair clientes. Além disso, é uma boa maneira de se destacar dos concorrentes, pois um logotipo animado garante originalidade. Vamos ver a lista de vantagens que um logotipo animado traz para uma marca.

 

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Uma imagem original

Não é segredo que algumas marcas têm logotipos semelhantes e ainda mais, às vezes podem ser concorrentes. Isso pode acontecer não de propósito, mas apenas porque as marcas são obrigadas a aplicar alguns elementos de reconhecimento em um logotipo que daria uma dica sobre seus serviços.

Para trazer exclusividade a um logotipo, os designers podem adicionar algum movimento. Um logotipo animado permite que a imaginação saia do controle. Gráficos originais combinados com diferentes efeitos visuais criam uma maneira única de perceber o logotipo.

Maior reconhecimento da marca

Muitos especialistas dizem que imagens dinâmicas, assim como conteúdo de vídeo, são melhor compreendidas do que estáticas, o que significa que são fáceis de lembrar. Um poderoso logotipo animado conecta-se com clientes em potencial e chama sua atenção de forma eficaz. Algumas animações podem durar até 10 segundos, o que aumenta as chances de memorização em comparação com uma breve olhada na imagem estática.

Agradável primeira impressão

A primeira impressão tem um grande impacto em como as pessoas veem um produto. Leva apenas alguns segundos para decidirmos se gostamos de algo ou não. Como um logotipo é o primeiro representante de uma marca, ele precisa causar uma boa primeira impressão em clientes em potencial. Um logotipo animado original é uma boa maneira de surpreender as pessoas e aumentar as chances de que elas se lembrem da sua marca. A primeira impressão positiva ajuda a atrair o interesse dos usuários.

Emoções evocadas

As pessoas gostam de ideias novas e inusitadas e um logotipo animado é uma boa maneira de surpreendê-las. Uma animação de logotipo eficaz pode se tornar um gatilho para excitação, alegria e intriga. Se um logotipo pode trazer algumas emoções positivas para o público-alvo, há grandes chances de que ele se lembre de uma marca e a associe a algo agradável.

Logos animados

Animação do logotipo Whizzly

 

Melhor narrativa

Um logotipo animado pode se tornar uma parte além da narrativa visual,  um processo de contar histórias. A animação pode dar uma explicação mais detalhada da natureza de um negócio do que um logotipo estático. Funciona como um pequeno vídeo contando uma história única de um produto ou empresa. O conteúdo de vídeo pode facilmente estabelecer uma conexão emocional com os espectadores. Além disso, o vídeo pode ser compartilhado na web, o que significa que mais pessoas podem ver um logotipo.

Profissionalismo da empresa

Os clientes podem não ser especialistas na área de marketing, mas eles entendem o que é tendência. Muitas empresas famosas, incluindo o Google, já adquiriram versões animadas de seus logotipos e orgulhosamente as compartilham com o mundo inteiro. É por isso que quando uma marca mostra que acompanha as inovações, as pessoas a veem como o verdadeiro profissional.

Logos animados

Logo animado em caixa

 

Onde usar um logotipo animado

O conteúdo de vídeo é direcionado a todo o espaço digital e pode ser aplicado em diferentes casos com diferentes finalidades. Vamos ver o que eles são.

Redes sociais

Atualmente, as redes sociais são uma das principais plataformas de produção de conteúdo. As pessoas passam muito tempo na Internet e se comunicando em redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest. O conteúdo de vídeo atrai mais atenção dos usuários, com isso, mais engajamento e compartilhamento.

Os logos animados podem ser convertidos em GIFs, tornando-se um material eficaz para postagem social, para que possam ser compartilhados nas mídias sociais.

Site da companhia

Os sites são como um portfólio de proposta para uma empresa. É vital garantir que um site funcione de forma eficaz. Um logotipo animado pode melhorar a imagem do site; Os visitantes podem assistir à animação do logotipo e, ao fazê-lo, passarão mais tempo em uma página. Este indicador tem um grande impacto na classificação do site nos resultados de pesquisa.

Apresentações

Figuras públicas muitas vezes precisam fazer apresentações diferentes, seja uma demonstração de produto ou uma reunião de negócios. Ao incluir um logotipo animado nos slides, você pode adicionar o elemento de originalidade e criatividade à apresentação.

 

Como usar um logotipo animado

Como podemos ver, um logotipo animado é frequentemente aplicado como uma eficaz ferramenta promocional. Isso ajuda a aumentar a memorização, o reconhecimento da marca, melhorar a narrativa e criar uma imagem original para uma marca. Para que funcione com eficiência, não se esqueça de considerar alguns dos fatores abaixo.

  • Antes de criar uma animação de logotipo, analise os objetivos de negócios da empresa e pense na personalidade que uma marca mostrará.
  • Faça pesquisas com usuários. A animação do logotipo deve ser orientada às preferências dos usuários.
  • Tente surpreender os usuários. Crie uma animação dessa forma para que o resultado final seja imprevisível no primeiro segundo.
  • Mantenha breve. Tente não fazer um filme complexo a partir de um logotipo. Recomenda-se ficar abaixo de 10 segundos.

 

Animação do logotipo do Toonie Alarm

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